book_icon

IA generativa domina as 10 principais tecnologias emergentes em 2023, diz Forrester

Ela continua sendo uma das principais tecnologias emergentes para investir devido à sua amplitude de impacto e capacidade de acelerar muitas outras tecnologias emergentes importantes

IA generativa domina as 10 principais tecnologias emergentes em 2023, diz Forrester

De acordo com o relatório The 10 Top Emerging Technologies In 2023 da Forrester, a IA generativa começará a gerar um retorno significativo sobre o investimento para a maioria das empresas nos próximos dois a quatro anos. Para se beneficiar totalmente dos aplicativos de IA generativa, as empresas precisarão lidar com seus riscos, incluindo confiabilidade, regulamentação em evolução e possíveis complicações de propriedade intelectual. Apesar desses riscos, a IA generativa continua sendo uma das principais tecnologias emergentes para investir devido à sua amplitude de impacto e capacidade de acelerar muitas outras tecnologias emergentes importantes, incluindo assistentes autônomos no local de trabalho (AWAs) e IA conversacional.

A IA de conversação, possibilitada pela IA generativa, é a segunda tecnologia emergente que proporcionará o ROI mais rápido. As funções de comércio eletrônico, vendas B2B e atendimento ao cliente terão os maiores impactos da IA ​​conversacional. Os AWAs também trarão benefícios de curto prazo para a maioria das empresas, já que estão preparados para assumir tarefas humanas cada vez mais complexas, mas repetitivas.

Embora muitas tecnologias emergentes sejam muito promissoras, é imperativo que os líderes de tecnologia avaliem se essas tecnologias podem agregar valor e se seus negócios podem lidar com os riscos associados

De acordo com a Forrester, tecnologias emergentes adicionais que oferecerão benefícios significativos para as empresas em dois a quatro anos incluem:

Identidade Digital Descentralizada (DDID): o DDID acabará por substituir os documentos físicos de prova de identidade, com serviços financeiros, governo e educação que provavelmente serão os mais beneficiados. Blockchains e provas de conhecimento zero desempenharão um papel substancial nessa lenta transformação.

Inteligência de Borda: transformar conjuntos de dados massivos produzidos por visão computacional e sensores em ação em tempo real requer software mais inteligente rodando na borda das redes de negócios e consumidores. As experiências digitais do cliente serão as que mais se beneficiarão da inteligência de Borda.

IA explicável (XAI): para ser útil, o novo software de IA precisa ser confiável, o que significa que deve ser explicável. Embora os recursos de XAI ainda sejam imaturos, essa tecnologia verá sua maior utilização em casos de uso altamente regulamentados e de alto risco nos setores financeiro e de saúde.

TuringBots: houve uma aceleração dramática no número e na capacidade dos TuringBots, robôs de software com inteligência artificial que ajudam os desenvolvedores a criar aplicativos. Em dois a quatro anos, uma parte substancial dos aplicativos corporativos poderá ser gerada por essa tecnologia.

Algumas tecnologias emergentes que levarão pelo menos cinco anos para entregar valor tangível para as empresas incluem:

Realidade Estendida (XR): apenas 20% dos adultos online dos EUA se sentem confortáveis ​​usando Realidade Virtual ou Realidade Aumentada para consumir informações, o que significa que o XR levará mais anos de inovação de hardware e adoção pelo consumidor. No curto prazo, as empresas se beneficiarão nas áreas de treinamento e integração de funcionários.

Web3: apesar de sua promessa de uma Web nova e mais democrática, a Web3 continua sendo um ecossistema autorreferencial de engenharia financeira repleto de riscos e escândalos. Os principais desafios técnicos em torno do Web3 ainda existem para as empresas, incluindo dimensionamento e segurança, identidade e gerenciamento de chaves e privacidade.

Borda de Confiança Zero (ZTE): a ZTE incorpora os princípios de segurança Zero Trust em redes definidas por software que são implantadas em escritórios e espaços físicos, mas controladas centralmente por meio da nuvem. A segurança e o desempenho aprimorados prometidos por essas ferramentas levarão mais tempo à medida que as ofertas dos fornecedores de segurança e rede se fundirem e amadurecerem.

“Embora muitas tecnologias emergentes sejam muito promissoras, é imperativo que os líderes de tecnologia avaliem se essas tecnologias podem agregar valor e se seus negócios podem lidar com os riscos associados”, disse Brian Hopkins, vice-presidente de Portfólio de Tecnologias Emergentes da Forrester. “Isso significa evitar a desinformação, mitigar decisões ruins motivadas pelo medo de perder e restringir o foco dos objetos brilhantes às poucas tecnologias que têm potencial real. As empresas também devem garantir que seu prazo para implementar essas tecnologias seja compatível com sua tolerância geral ao risco/recompensa”, finalizou.

Serviço
www.forrester.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.