book_icon

No ambiente de trabalho, pesquisa aponta que os brasileiros são os mais engajados da AL

Segundo o estudo, 18% dos trabalhadores no Brasil apresentam uma atitude positiva e dedicada em relação ao trabalho e ao empregador

No ambiente de trabalho, pesquisa aponta que os brasileiros são os mais engajados da AL

Um levantamento realizado pela ADP Research Institute, no fim de 2020, em 25 países em todo o mundo, mostrou que os trabalhadores brasileiros são os que apresentam maior engajamento no local de trabalho, considerando a região da América Latina. Segundo os dados da pesquisa, 18% dos colaboradores do Brasil estão totalmente engajados no ambiente laboral, contra 16% dos mexicanos e 15% dos argentinos.

O estudo mostrou que os trabalhadores que confiam no seu líder têm 12 vezes mais chance de ser engajado  

O estudo, que entrevistou cerca de 27 mil colaboradores, define o engajamento como uma atitude positiva e dedicada em relação ao trabalho e ao empregador. Segundo Mariane Guerra, vice-presidente de Recursos Humanos da ADP na América Latina, nos últimos anos, as empresas têm adotado medidas para tornar a gestão de pessoas mais humanizada e próxima dos colaboradores, e isso, sem dúvida, ajuda a tornar os funcionários mais engajados no trabalho.

“O estudo mostrou que os trabalhadores que confiam no seu líder têm 12 vezes mais chance de ser engajado. Por isso, empresas que criam formas de desburocratizar processos e focar as ações do RH nas pessoas terão funcionários mais comprometidos”, explica.

A pesquisa, realizada pela ADP, ouviu os entrevistados, também, quanto à resiliência, que é definida como a capacidade de resistir a condições desafiadoras no local e durante o trabalho. Neste quesito, entre os países analisados na América Latina, o percentual do Brasil ficou em 16%, atrás apenas dos mexicanos, que alcançaram 17%.

Experiência pessoal com o Covid-19
O levantamento mapeou, ainda, o impacto do novo coronavírus nos trabalhadores, e apontou que o fato de um País ter experimentado um alto ou baixo impacto da pandemia não teve efeito estatisticamente significativo no índice de engajamento ou de resiliência no ambiente de trabalho. Entre os trabalhadores que afirmaram ter algum contato com a Covid-19 (ter sido infectado ou o vírus atingir algum familiar, conhecido e colega), o Brasil é o local onde o percentual foi mais elevado, com 56%. No México este número ficou em 44% e na Argentina, 21%.

Serviço
https://www.adp.com.br.

 

ADP Research Institute

Mariane Guerra

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | GESTÃO

A doce ditadura da Governança de Dados

Leia nessa edição sobre carreira

CARREIRA

Profissões do futuro

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

SETORIAL

Área pública: desafios e lucros

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

LEGISLAÇÃO

LGPD Ano Um: uma construção inacabada

Setembro | 2021 | #50 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento