book_icon

Gartner revela as principais tecnologias emergentes em finanças

O estudo Hype Cycle for Emerging Technologies in Finance 2023 prevê as tendências tecnológicas mais relevantes para finanças na próxima década

Gartner revela as principais tecnologias emergentes em finanças

A função financeira está mudando rapidamente – com o suporte de novas tecnologias, particularmente Inteligência Artificial (IA) e aprendizado de máquina – em um ambiente onde pessoas e máquinas colaboram para transformar recursos financeiros e de negócios, impulsionar a eficiência do processo e automatizar pipelines de dados, de acordo com o estudo Hype Cycle for Emerging Technologies in Finance 2023, do Gartner. Este Hype Cycle apresenta aos líderes financeiros os temas de tecnologia que sustentam o conceito de finanças autônomas, que conduzirão o ciclo de evolução da tecnologia em finanças na próxima década.

“Uma futura organização financeira autônoma exigirá que pessoas e máquinas trabalhem juntas em um ciclo de aprendizado”, disse Mark D. McDonald, diretor sênior de Pesquisa na Prática Financeira do Gartner. “As pessoas exercerão julgamento, executarão controles, validarão a produção e garantirão a integridade financeira, enquanto as máquinas se concentrarão no trabalho analítico e nos processos repetitivos com os quais, comparativamente, os humanos lutam”, observou.

O hype atual em torno da tomada de decisão automatizada e inteligência aumentada, alimentada por técnicas de IA na tomada de decisão, revelou a fragilidade dos processos de negócios legados neste novo ambiente

“Existem três grandes temas para as tecnologias neste ciclo de hype”, disse McDonald. “Em primeiro lugar, existem tecnologias, como inteligência de decisão, que impulsionam organizações eficazes e eficientes. Em segundo lugar, há um grupo de tecnologias transformacionais, como aplicativos compostos, que podem impulsionar novos recursos de negócios digitais. Em terceiro lugar, existem tecnologias, como qualidade aumentada de dados, que automatizam a coleta, armazenamento e recuperação de dados e aumentam a precisão”, explicou.

Dado que apenas tecnologias em evolução e voltadas para o futuro estão incluídas no Hype Cycle for Emerging Technologies in Finance 2023, os especialistas do Gartner recomendam que os líderes financeiros sejam seletivos: escolha as tendências que melhor se alinham às suas necessidades organizacionais, desenvolva projetos de curto e longo prazo roteiros de longo prazo para alinhar as finanças às tendências em desenvolvimento e permitir que suas organizações evoluam gradualmente.

“Comece com pequenos passos e iterações de menor risco não apenas para evitar grandes erros, mas também para dar tempo à organização financeira para essa evolução gradual”, disse McDonald. “Com o tempo, os ciclos iterativos de melhoria abrangerão uma gama mais ampla de processos e responsabilidades”, comentou.

No Hype Cycle deste ano para tecnologias emergentes em finanças, três inovações tecnológicas se destacam por estarem no caminho da adoção convencional dentro de cinco anos e terem potencial de transformação para a organização financeira.

Aplicativos combináveis

​​Diferentemente dos aplicativos de tecnologia monolíticos e inflexíveis comumente associados à tecnologia corporativa, os aplicativos combináveis ​​surgiram em resposta a uma maior demanda por adaptabilidade de negócios em tempos mais voláteis.

Esses aplicativos são modulares por natureza e criados para oferecer suporte a mudanças de aplicativos rápidas, seguras e eficientes diante de interrupções frequentes e novas oportunidades. A agilidade aprimorada da tecnologia de negócios impulsiona a resiliência e a adaptabilidade em toda a empresa.

Aplicativos que podem ser compostos são construídos como combinações flexíveis de módulos bem empacotados de recursos de aplicativos de negócios. Os “compositores” tendem a ser uma equipe de fusão de negócios e TI, enquanto os criadores dos módulos podem ser fornecedores de aplicativos ou equipes centrais de engenharia de software de TI.

Inteligência de Decisão

A Inteligência de Decisão (DI) está no gatilho de inovação do Hype Cycle. DI é uma disciplina prática usada para melhorar a tomada de decisões, compreendendo e projetando explicitamente como as decisões são tomadas e como os resultados são avaliados, gerenciados e aprimorados por meio de feedback. O hype atual em torno da tomada de decisão automatizada e inteligência aumentada, alimentada por técnicas de IA na tomada de decisão, revelou a fragilidade dos processos de negócios legados neste novo ambiente.

Um ambiente de negócios cada vez mais complexo, com um ritmo de negócios cada vez mais incerto, e cada vez mais decisões tomadas por máquinas, têm criado uma sensação de desconforto do ponto de vista humano e também regulatório. É necessário representar de forma transparente como as decisões estão sendo tomadas.

Do ponto de vista comercial puro, faz sentido reduzir as decisões ad hoc não estruturadas que são isoladas e desarticuladas e harmonizar adequadamente os resultados das decisões coletivas em toda a organização. Agora estão surgindo ferramentas de software que permitirão que as organizações implementem projetos e estratégias de DI de forma prática.

Aplicativos Inteligentes

Os lançamentos de ERPs de Aplicativos Inteligentes das últimas décadas focaram na coleta de dados transacionais. Agora, as organizações financeiras estão sobrecarregadas com a quantidade de informações coletadas e não sabem como analisá-las ou usá-las.

Uma nova geração de fornecedores de software está introduzindo aplicativos inteligentes, que estão entrando no Pico das Expectativas Infladas. Esses aplicativos são aprimorados com IA e dados conectados, de transações e fontes externas, para gerar um sistema que fornece recursos, experiências e processos contextualizados e pode aprender, melhorar e se adaptar continuamente.

A promessa dessas plataformas é que o setor financeiro possa dedicar mais tempo ao suporte comercial e usar recursos internos limitados de IA para criar soluções orientadas a IA específicas para negócios.

Serviço
www.gartner.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.