A Trend Micro Incorporated, provedora global de cibersegurança, prevê que o Centro de Operações de Segurança (SOC) dentro das organizações absorverá a segurança da Nuvem até 2026. Segundo a empresa, os líderes de segurança estão reconhecendo que a Nuvem e a maneira como as equipes de segurança da Nuvem trabalham hoje estão se tornando cada vez mais essenciais para as operações de negócios e de TI. Como resultado, a segurança na Nuvem e as práticas fundamentais de suas equipes serão absorvidas pelo SOC para aumentar a eficiência nos próximos anos.
“Inovações valiosas sempre cruzam o limiar e são absorvidas em operações padrão – aconteceu com a virtualização e acontecerá novamente com a Nuvem”, afirmou Mike Milner, vice-presidente de Tecnologia de Nuvem da Trend Micro. “As organizações e indivíduos que se inclinam para isso vão liderar o caminho”, comentou.
Os líderes que navegaram com sucesso na segurança da Nuvem estão bem posicionados para navegar por uma mudança semelhante ao cenário moderno do SOC. O software está consumindo tudo, criando uma infraestrutura de sistema que é cada vez mais definida como código e dependente de grandes volumes de dados com a automação como base para agregar valor em velocidades cada vez maiores. Todos esses princípios são fundamentais para a criação e proteção de equipes na Nuvem, mas as ferramentas de SOC e equipes de infraestrutura de TI, como detecção cruzada e resposta (XDR), também aproveitam esses conceitos e podem se beneficiar da absorção de escala, habilidades e experiência de equipes de Nuvem.
A previsão da Trend é que as ferramentas SOC viáveis crescerão para incluir recursos de proteção em Nuvem. Com o aumento da inclusão de detecção e resposta em Nuvem (CDR) nas plataformas XDR, a função SOC terá um escopo maior que também afetará as qualificações de liderança.
De acordo com estimativas, as organizações globais devem gastar US$ 600 bilhões em serviços de Nuvem pública este ano, à medida que a tecnologia se torna cada vez mais parte integrante das operações de TI padrão. Dados recentes sugerem que 87% das empresas já adotaram várias Nuvens e 72% estão executando ambientes de Nuvem híbrida.
As organizações que desejam aproveitar os pontos fortes combinados de suas organizações podem procurar parceiros com experiência em segurança de Nuvem e ferramentas SOC para facilitar a transição.
Recomendações para organizações:
– Dê aos CIOs mais liberdade para experimentar a lidar com a Nuvem e com as equipes de segurança na Nuvem.
– Olhe seriamente para um líder de segurança na Nuvem como o próximo CISO.
– Incentive ou conecte deliberadamente a liderança das duas equipes – por meio de briefings executivos conjuntos ou tendo ambos os relatórios para o CIO.
– Considere programas rotativos para equipes de segurança e engenharia.
Recomendações para aspirantes a CISOs:
– Ganhe experiência na transformação da Nuvem.
– Escolha um parceiro de segurança cibernética com experiência na adoção e integração de tecnologias em segurança em Nuvem e ferramentas SOC.
– Invista em certificações de profissionais de Nuvem de parceiros como AWS, Microsoft Azure, Google Cloud Platform etc.
– Aproveite os aprendizados da Nuvem, como imutabilidade, criação de código e automação para melhorar a postura de segurança e responder rapidamente.
Serviço
www.trendmicro.com
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TECNOLOGIA
O salto do Supply Chain
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Superações na Segurança de Dados
CARREIRA
A arte de navegar em meio à tempestade
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
O mundo cabe dentro de um token
Baixe o nosso aplicativo