Uma pesquisa anual global da Lenovo com Chief Information Officers (CIOs) revela que, apesar dos ventos econômicos contrários e dos desafios orçamentários de TI, os CIOs do mundo estão otimistas sobre o poder da tecnologia para agregar valor às suas organizações. Apesar disso, os riscos são reais, pois 83% estão preocupados com a insuficiência de orçamentos para investir adequadamente em inovação e Transformação Digital, e quase metade (48%) diz estar “extremamente” ou “muito” preocupado. O trabalho de campo para este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa quantitativa em março de 2023, entre um total de 682 CIOs globais, incluindo no Brasil.
A segunda edição do Lenovo Global CIO Study constatou que 48% os CIOs também são mais propensos a priorizar a inovação em novas tecnologias em vez de otimizar sua pilha de tecnologia atual. As apostas são altas, com 60% dos CIOs relatando que um congelamento no investimento em inovação afetaria seus negócios de uma vez ou dentro de semanas em automação comercial, transformação de modelo de negócios, análise de dados e meio ambiente, iniciativas sociais e de governança. Além disso, 33% dos CIOs não sentem que sua organização é suficientemente resiliente.
“O trabalho do CIO nunca foi tão exigido, e as descobertas indicam que eles estão assumindo riscos cada vez maiores em resposta. Quanto mais complexo for o cenário tecnológico, mais desafiador será para o CIO implementar a Transformação Digital em toda a organização e priorizar iniciativas e investimentos que trarão resultados de negócios”, disse Ken Wong, presidente do Lenovo Solutions and Services Group.
Enquanto um em cada cinco CIOs espera que seus orçamentos de TI aumentem mais de 10% nos próximos 12 meses, a maioria (59%) espera que seus orçamentos aumentem apenas de 1% a 10%. Para mitigar os riscos potenciais, os CIOs estão focados em garantir que sua pilha de tecnologia e equipes se tornem mais ágeis e resilientes (81%). Essa descoberta é consistente com a insatisfação dos CIOs com grande parte de sua base de TI instalada, com a maioria dizendo que substituiriam metade ou mais de sua pilha de tecnologia se tivessem a chance.
Não é nenhuma surpresa que os CIOs estejam se voltando para ofertas “as a Service” (aaS) para suas pilhas de tecnologia. A implementação de soluções aaS simplifica e otimiza tudo, permitindo que os líderes de TI se concentrem na inovação e sejam mais ágeis para responder às necessidades de mudança de suas organizações. Um modelo de consumo pré-pago – da aquisição à implementação e gerenciamento de infraestrutura, hardware e licenciamento – permite que os CIOs e as equipes de TI se concentrem na inovação ou em imperativos mais estratégicos, um benefício que a maioria dos CIOs conhece.
A grande maioria (92%) dos CIOs está considerando adicionar novas soluções aaS às suas pilhas de tecnologia nos próximos dois anos. Isso é apoiado por 71% dos CIOs que disseram que entre 11% e 50% de sua TI é atualmente entregue em uma base aaS. Software aaS, infraestrutura aaS e dispositivo aaS são citados por mais da metade dos CIOs como sendo muito ou um pouco mais usados do que no ano anterior.
Oportunidades em IA
Duas grandes prioridades se destacaram do estudo. O primeiro é o surgimento da Inteligência Artificial (IA) e do Machine Learning (ML) como principais prioridades de TI que alimentam as ambições de inovação. Em segundo lugar estão as oportunidades relacionadas às pessoas, já que atrair e reter talentos é fundamental para o sucesso de uma empresa.
IA/ML tornou-se rapidamente uma prioridade urgente para os CIOs, pois eles se esforçam para se manter atualizados com o ritmo acelerado do progresso tecnológico. Nada menos que 43% sentem “pressão urgente” para abordar IA/ML como prioridade, apenas um pouco atrás da segurança cibernética (51%). Até três em cada cinco líderes de TI também sofreram pressão para otimizar ainda mais as operações de suas empresas.
As responsabilidades relacionadas a talentos, incluindo recrutamento e retenção (59%), gerenciamento de uma força de trabalho remota (59%), gerenciamento de equipes globais (58%) e diversidade, equidade e inclusão (55%) continuam sendo desafios significativos para os CIOs à medida que expandem seus para digitalizar as operações em todos os departamentos.
“Dado o foco em tecnologia de ponta, como IA, e desafios perenes na gestão de talentos, há uma clara lacuna que os parceiros de soluções de TI, como a Lenovo, podem ajudar a preencher. A capacidade de projetar e fornecer uma variedade de soluções de hardware da Borda à Nuvem, e alimentada por IA, não apenas simplifica as operações do dia a dia, mas também capacita as organizações a inovar com agilidade e maximiza sua pilha de tecnologia para cumprir suas ambições de negócios”, finalizou Wong.
Serviço
www.lenovo.com
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo