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O que os CFOs precisam saber na era da IA financeira, segundo o Gartner

Os três pilares principais da liderança humana que os CFOs e os líderes financeiros devem desenvolver incluem adaptabilidade, empatia e autenticidade

O que os CFOs precisam saber na era da IA financeira, segundo o Gartner

O rápido avanço das ferramentas de Inteligência Artificial (IA) na função financeira nos últimos tempos tornou mais importante do que nunca que os CFOs e líderes financeiros demonstrem três pilares fundamentais da liderança humana: adaptabilidade, empatia e autenticidade, de acordo com o Gartner. “À medida que a IA se torna cada vez mais capaz e pode realizar mais trabalho na função financeira, inevitavelmente surge a questão de saber se a IA substitui os funcionários humanos”, disse Dennis Gannon, analista vice-presidente da prática de Finanças do Gartner. “A imagem que está realmente surgindo à medida que as organizações colocam a tecnologia digital avançada em ação é muito mais complexa do que um binário sobre se um emprego permanece ou não”, observou.

Falando durante a palestra de abertura da Gartner CFO & Finance Executive Conference (31/5 a 1/6), Gannon descreveu “o surgimento de um ciclo de aprendizado humano-máquina” no qual humanos e máquinas estão fazendo o que fazem de melhor e interagindo um com o outro. “A tecnologia está fornecendo armadilhas e alertas precoces, fornecendo recomendações simples e refinando dados, enquanto os humanos estão interpretando dados, identificando problemas e metas e tomando decisões mais complexas”, disse Gannon. “Quando funciona bem, o humano e a máquina se complementam e se tornam melhores”, afirmou.

A liderança empática é especialmente importante para CFOs, cujos subordinados diretos estão se sentindo esgotados em uma taxa mais alta do que qualquer outra função

O maior obstáculo para que as coisas funcionem bem, no entanto, são os funcionários que abandonam o processo devido ao cansaço com mudanças quase constantes e o medo de serem substituídos pela tecnologia, alimentando uma falta generalizada de fé na liderança.

“O escopo crescente do que a tecnologia agora pode fazer por nós mudou fundamentalmente o que os funcionários precisam de seus líderes”, disse Gannon. “Os líderes financeiros precisam acessar as habilidades de liderança humana para orientar não apenas suas próprias equipes, mas também a empresa em geral neste ambiente”, recomendou.

Os líderes humanos impulsionam as intenções dos funcionários de permanecer com seu empregador atual em 12 pontos percentuais em relação ao líder médio e impulsionam melhorias no bem-estar e no engajamento dos funcionários em 30 e 37 pontos percentuais, respectivamente.

Os três pilares principais da liderança humana que os CFOs e os líderes financeiros devem desenvolver incluem adaptabilidade, empatia e autenticidade.

Adaptabilidade
Em termos gerais, os funcionários agora exigem uma experiência de trabalho mais personalizada e flexível. Desde a pandemia de Covid 19 e a grande mudança para modelos híbridos e de trabalho remoto, a maioria dos funcionários financeiros tem muito mais controle sobre quando e onde trabalham.

“A adaptabilidade não é apenas quando e onde você trabalha, é com quem você trabalha, é até que ponto você pode controlar o volume de trabalho e no que você trabalha”, disse Gannon. “Dos três pilares, esta é a área em que a liderança financeira teve melhor desempenho e onde sua mão está realmente sendo forçada pelo mercado de trabalho”, disse.

Empatia
O Gartner define liderança empática como ir além da articulação de uma gentileza, dedicando tempo para cultivar uma compreensão deliberada das motivações e experiências de outra pessoa, deixando para trás seus próprios preconceitos.

“A liderança empática é especialmente importante para CFOs, cujos subordinados diretos estão se sentindo esgotados em uma taxa mais alta do que qualquer outra função. Isso se tornará ainda mais importante à medida que uma proporção crescente da força de trabalho for composta por funcionários da Geração Z, que estabelecem um padrão ainda mais alto para o tipo de liderança emocionalmente inteligente que esperam no local de trabalho”, disse Gannon.

Autenticidade
Isso significa mais do que apenas compartilhar detalhes pessoais sobre si mesmo. Requer líderes dispostos a ser pessoalmente vulneráveis ​​diante de seus chefes, equipes e colegas.

“Mais de 50% dos funcionários da área financeira nos dizem que sentem medo de assumir um risco calculado porque acham que isso vai voltar contra eles”, disse Gannon. “Ser pessoalmente vulnerável como líder significa ser autêntico sobre o que você está sentindo para mostrar aos funcionários que eles também podem se expor sem sentir que serão punidos pelo sistema por isso”, comentou.

Incutir disciplina financeira

As prioridades do CFO tendem a se concentrar em coisas como “mais escrutínio, melhores dados, mais responsabilidade” e, embora essas coisas tenham a intenção de conduzir a uma melhor disciplina financeira, elas também podem ser alienantes para os negócios mais amplos porque as finanças podem ser vistas como sufocar a inovação e criar encargos para outros departamentos.

“Quando bem feito, a missão de conduzir a disciplina financeira é a mesma de ser um líder humano”, disse Gannon. “Colocar as pessoas no centro do trabalho torna você não apenas um gerente de pessoas mais eficaz, mas também um CFO mais eficaz. Ele melhora sua capacidade de fazer concessões econômicas difíceis e proteger os resultados financeiros de toda a empresa”, finalizou.

Serviço
www.gartner.com

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