book_icon

A Oracle Academy comemora 25 anos levando o ensino de tecnologia para salas de aula

O programa começou com 150 instituições em 14 mercados na região da Ásia-Pacífico e desde então se expandiu para todo o mundo, inclusive no Brasil

A Oracle Academy comemora 25 anos levando o ensino de tecnologia para salas de aula

A Oracle Academy foi criada há 25 anos para apoiar a visão de Larry Ellison, um dos fundadores da Oracle, de atender a uma escassez contínua de profissionais de TI qualificados, que já preocupavam as empresas em 1997. O programa começou com 150 instituições em 14 mercados na região da Ásia-Pacífico. Desde então, expandiu-se em todo o mundo.

No blog da companhia, William McCabe, vice-presidente da Oracle Academy, foi entrevistado e contou a história dessa iniciativa, como funciona, a sua evolução e os objetivos atuais.

Como surgiu a Oracle Academy?

A Oracle Academy foi lançada em 1997, trazendo inicialmente tecnologia – principalmente hardware e software – e treinamento para estudantes na região da Ásia-Pacífico. Isso foi antes do meu tempo, mas um dos principais objetivos era usar a tecnologia da Oracle para reduzir a divisão digital.

Aqui estamos 25 anos depois, tendo aumentado o esforço para ter um alcance global. Agora, trabalhamos com quase 17 mil instituições educacionais em 130 países e todos os 50 estados dos EUA para colocar a tecnologia de ponta, o currículo e as habilidades da Oracle nas mãos de educadores que treinam a próxima geração de alunos com conhecimentos e habilidades prontos para a carreira.

Continuaremos a garantir que os educadores da Oracle Academy forneçam habilidades relevantes para suas necessidades econômicas locais e nacionais. E esperamos pelo menos mais 25 anos de inovação educacional

Como funciona a Oracle Academy?

Nós nos envolvemos com educadores, não diretamente com os alunos. Os educadores membros podem acessar o desenvolvimento profissional gratuito, currículo e recursos de ensino e aprendizagem para levar para a sala de aula. Também oferecemos plataformas, software e suporte. O objetivo é ajudar os educadores a colocar a tecnologia nas mãos dos alunos, a partir dos 14 anos, em ambientes acadêmicos. Queremos ajudar os educadores a preparar os jovens com conhecimentos e habilidades em tecnologia para grandes carreiras em vários setores. Nossos recursos gratuitos incluem currículo, laboratórios práticos, workshops e acesso ao Oracle Cloud Infrastructure (OCI), Oracle APEX, NetSuite, Primavera, Oracle Database e Java.

Como os educadores podem ingressar na Oracle Academy e acessar todos esses recursos gratuitos de ensino e aprendizagem?

Há um processo fácil de duas etapas. Primeiro, a instituição precisa se associar – deve ser uma instituição educacional reconhecida ou uma organização sem fins lucrativos. Verificamos se a instituição é o que diz ser e seu administrador assina um contrato de associação com a Oracle Academy. Depois que sua instituição se tornar membro, qualquer administrador ou educador dentro dessa instituição poderá ingressar sob esse guarda-chuva e ter acesso gratuito aos nossos recursos. Consulte nossa página Instituições e Educadores para obter detalhes completos.

Quais são alguns dos recursos mais populares?

O currículo ainda é o número um. Os professores procuram nosso currículo para usar em seus cursos, porque ele foi escrito por educadores para educadores – não ensinamos apenas recursos e funções. Não estamos ensinando a praticantes, estamos ensinando aos alunos. Oferecemos os blocos de construção e andaimes para o aprendizado, mas também entendemos as técnicas subjacentes e as razões para estudá-las. Muitas das habilidades que ensinamos são transferíveis, portanto, mesmo que você esteja aprendendo em um banco de dados Oracle ou na linguagem Java, por exemplo, essas habilidades podem ser transferidas para outros bancos de dados ou linguagens de programação.

O desenvolvimento profissional contínuo para professores também ainda é muito alto. Muitos professores que estão sendo expostos a novas tecnologias precisam do treinamento e suporte que o Oracle Academy oferece. E, obviamente, o Oracle Cloud Infrastructure (OCI) é um grande benefício. A inscrição no Oracle Academy Cloud Program é totalmente gratuita e oferece aos membros e alunos acesso a todos os blocos de construção da nuvem, desde formas de computação no Linux até instâncias do Oracle Autonomous Database e do Oracle APEX .

Considerando seu trabalho ao longo de 25 anos, qual foi o impacto da Oracle Academy sobre os educadores? Alunos? A indústria de tecnologia? Países ao redor do mundo?

Para as pessoas que educam os alunos, fornecemos uma base muito forte na tecnologia que eles levam para a sala de aula. Como educador, sei que você precisa ter muita certeza do seu conteúdo antes de levá-lo a um grupo de alunos, porque eles são um público difícil se você não souber do que está falando.

E a educação para os alunos é a chave que abre as portas para carreiras sólidas e gratificantes em todos os setores. Com seus conhecimentos e habilidades, esses alunos são o futuro canal de líderes e inovadores de tecnologia, seja na Oracle ou em outro lugar.

Estamos envolvidos com muitos ministérios da educação em todo o mundo e departamentos estaduais de educação e tecnologia em todo o mundo. Eles reconhecem como o Oracle Academy pode apoiar suas políticas digitais e educacionais, ajudando os alunos a fechar a lacuna de conhecimento e habilidades e impulsionar o crescimento econômico.

Quais tendências de tecnologia você viu em termos de quais cursos ganharam força ao longo dos anos?

No início, o interesse pelo banco de dados era muito alto e, embora continuasse a ser popular, observamos um aumento no Java, pois todos estavam se tornando desenvolvedores e programadores. E agora estamos vendo o banco de dados sendo fornecido em várias escolas e departamentos universitários, pois trabalhar e analisar dados é uma função fundamental em muitas carreiras futuras. O corpo docente está aproveitando o currículo da Oracle Academy, o Oracle Autonomous Database e o Oracle APEX como parte da OCI.

O Oracle APEX é muito popular entre nossos membros e alunos, pois permite que os usuários façam um desenvolvimento rápido de baixo código, e sempre promovemos o Java como uma excelente linguagem de ensino, pois oferece conhecimento profundo e habilidades de programação muito fortes e transferíveis.

Como o trabalho da Oracle Academy com educadores ajuda a preparar os graduados para resolver os maiores problemas e desafios do mundo?

Muitos alunos são inspirados por nosso currículo e plataformas para sair e resolver problemas. Eles estão aprendendo as habilidades e as tecnologias que as organizações precisam e usam e desejam desenvolver soluções inovadoras. Damos a eles um vislumbre do alcance que as habilidades do Oracle podem trazer. Eles podem levar essas habilidades para qualquer setor ou comunidade em qualquer país, especialmente se estiverem trabalhando virtualmente.

Você tem exemplos para destacar esse impacto?

Com certeza! Uma das maiores emoções para mim é quando os alunos que participaram dos cursos da Oracle Academy acabam ingressando na Oracle mais tarde, porque sei o que a Oracle realiza em todo o mundo. Mas é claro que o impacto do Oracle Academy vai muito além de nossa base de funcionários. Apresentamos muitas histórias de sucesso de membros de todo o mundo em nosso site e em nosso blog. Nessas histórias, os professores falam sobre o impacto que o acesso aos nossos recursos gratuitos teve em seus cursos, e os alunos discutem como o aprendizado de algumas dessas habilidades essenciais teve uma grande influência nas trajetórias de seus estudos e carreiras. Também conquistamos inúmeros prêmios, que você pode conferir com mais detalhes em nosso site .

Como será o futuro do programa?

Estamos sempre ampliando nossa cesta de ativos, trazendo novos currículos e novas tecnologias como NetSuite e Primavera. Estaremos sempre na vanguarda, dando acesso a tantas tecnologias emergentes quanto possível para colocá-las nas mãos de educadores e seus alunos o mais cedo possível. Continuaremos a garantir que os educadores da Oracle Academy forneçam habilidades relevantes para suas necessidades econômicas locais e nacionais. E esperamos pelo menos mais 25 anos de inovação educacional.

Serviço
academy.oracle.com

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.