book_icon

Estudo da NTT mostra como as empresas estão investindo na Borda

Empresas em todo o mundo estão descobrindo a vantagem da Computação de Borda, beneficiando-se de tecnologias digitais que aceleram a tomada de decisões orientada por dados

Estudo da NTT mostra como as empresas estão investindo na Borda

A NTT Ltd., empresa global em infraestrutura e serviços de TI, apresentou nesta quinta-feira (1/6) as descobertas de seu relatório Edge Advantage, que constatou que, embora dois terços das empresas que investem em Borda estejam resolvendo desafios de negócios mundiais e mais de 8 em cada 10 organizações esperam que sua dependência de serviços de Edge de terceiros cresça nos próximos dois anos, quase 40% daqueles que planejam implementações de Borda estão preocupados com o fato de que os recursos de infraestrutura atuais não serão capazes de suportar a promessa de vantagem.

Empresas em todo o mundo estão descobrindo a vantagem da Borda, beneficiando-se de tecnologias digitais que aceleram a tomada de decisões orientada por dados, protegem ativos físicos e virtuais e controlam operações resilientes de forma sustentável. Mas enquanto mais de 80% dos tomadores de decisões de tecnologia dizem que suas expectativas de investimento de Borda foram atendidas ou superadas, muitos temem que o ritmo acelerado da evolução da tecnologia possa custar caro a longo prazo.

Os desafios que uma organização pode encontrar são os principais impulsionadores do motivo pelo qual 94% das empresas fazem parceria para obter expertise de Borda e 90% desejam um único parceiro que possa fazer tudo

Os adotantes atuais veem o gerenciamento fragmentado de dispositivos de computação, conectividade e IoT como um obstáculo para a realização do potencial da Borda. Dessa forma, as organizações que combinam 5G privado e tecnologias de Borda relatam os maiores benefícios em relação às empresas que adotaram uma abordagem segregada herdada ou nenhuma.

O relatório também revelou que, embora a maioria das organizações acredita que sua infraestrutura de rede pode lidar com seus atuais requisitos de Borda, quase 40% das empresas que planejam implementações de Borda reconhecem a necessidade de atualizar sua rede para suportar o pico esperado de dispositivos e aplicativos conectados. Na verdade, quase dois terços das empresas que já implementaram o Edge coordenaram uma atualização de rede de longa distância.

Diante disso, muitas organizações estão planejando recorrer a parceiros para ajudá-los em sua jornada de Borda. Tanto é assim que 88% acreditam que a dependência de sua organização em serviços de Borda de terceiros crescerá nos próximos 24 meses, com 90% expressando preferência por consumir serviços de um único parceiro que ofereça um ponto central de responsabilidade e tenha mais serviços gerenciados, opções sendo classificadas como o fator nº 1 para facilitar o consumo de Borda.

“A crescente necessidade de processamento mais rápido e uma arquitetura digital distribuída está criando maior pressão sobre as redes e capacidades de infraestrutura, impulsionando a adoção acelerada de 5G privado e de Borda”, disse Shahid Ahmed, vice-presidente executivo de Novos Empreendimentos e Inovação da NTT. “A Borda exigirá soluções de ponta a ponta com gerenciamento holístico e responsabilidade intransigente. Somente através da utilização dessas soluções as empresas podem obter acesso instantâneo aos dados, onde são gerados ou coletados, com latência quase zero, e aproveitá-los para gerar resultados de negócios poderosos”, observou.

Uma visão da indústria

A motivação por trás da adoção de Borda pode variar de setor para setor. Entre as empresas de manufatura, a eficiência operacional é o principal impulsionador de investimento, com a segurança de dados em segundo lugar. As empresas de manufatura estão se esforçando para serem organizações just-in-time que atendem e até antecipam as necessidades do mercado, transformando dados em vantagem competitiva. Aqui está a análise dos principais motivos para implementar soluções de Borda:

– Aumentar a segurança, a experiência e a eficiência dos funcionários (79%).

– Simplificação/digitalização de processos de negócios (76%).

– Melhorar a experiência do cliente/antecipar as necessidades do cliente (74%).

– Aumentar o uso de insights de dados para tomada de decisão (72%).

Quando se trata de melhorar a eficiência e a resiliência da cadeia de suprimentos, 100% das organizações de saúde, transporte e manufatura tiveram suas expectativas de Borda atendidas ou superadas. O mesmo pode ser dito para aumentar a segurança, experiência e eficiência dos funcionários no setor de energia.

Os aplicativos otimizados para Borda aproveitam a baixa latência, a previsibilidade e a alta largura de banda para que a coleta de dados em tempo real seja executada de acordo com as necessidades específicas do setor. Com os benefícios da vantagem claros, não surpreende que mais de nove em cada dez (93%) entrevistados a considerem uma vantagem competitiva em seu setor.

Ambientes complexos

De acordo com as organizações que já implementaram o Edge, os principais motivos para investir são automatizar e integrar a IA aos processos de negócios e obter acesso em tempo real aos dados. Mas atingir esses objetivos é um desafio formidável porque eles exigem:

– Orquestração rigorosa de hardware, plataformas, sistemas e dispositivos.

– Desempenho operacional consistente sem comprometer a segurança.

– Superando a infraestrutura legada e a dívida técnica.

As organizações precisam de ajuda para navegar na complexidade da adoção de tecnologias de Borda e de próxima geração no que é, tradicionalmente, um ambiente complexo e avesso a mudanças. Os protocolos e sistemas legados precisam ser cuidadosamente gerenciados para garantir que a produção não seja afetada enquanto as migrações estão em andamento.

Os desafios que uma organização pode encontrar são os principais impulsionadores do motivo pelo qual 94% das empresas fazem parceria para obter expertise de Borda e 90% desejam um único parceiro que possa fazer tudo. Mas aqueles que aproveitam com sucesso os benefícios do Edge podem procurar expandir seus negócios, melhorar a agilidade, aprimorar as práticas de negócios sustentáveis ​​e melhorar o controle de qualidade.

No fim do ano passado, a NTT anunciou o lançamento de sua oferta Edge as a Service para ajudar a proteger, otimizar e simplificar as jornadas de Transformação Digital das organizações. Aproveitando os recursos de infraestrutura de rede e presença global da NTT, a plataforma de Computação de Borda gerenciada oferece às empresas a capacidade de implementar com rapidez e segurança, gerenciar e monitorar aplicativos mais próximos da Borda.

Serviço
service.global.ntt

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.