
A Compass UOL, empresa global especializada em Transformação Digital, acaba de anunciar o lançamento de uma área estratégica dentro da companhia: uma Arena de Inovação voltada para pesquisas e estudos de tecnologias emergentes, cujo objetivo é antecipar tendências tanto para si própria quanto para as outras seis empresas que compõem o Grupo Compass UOL.
Atualmente, a Compass UOL é formada por 16 Innovation Studios – todos responsáveis pela criação e execução das mais variadas soluções ofertadas pela empresa para seus clientes. A principal diferença entre os estúdios já existentes e a recém-lançada Innovation Arena é que a nova frente da companhia compreende e facilita a inovação voltada a tecnologias cutting-edge, que têm evoluído avidamente na Compass UOL.
“Com a nova Arena de Inovação vamos fazer uma leitura e entender o possível futuro do mercado de tecnologia com mais assertividade e fomentar uma retroalimentação dentro dos nossos Innovation Studios, além de beneficiar com esse norte tecnológico as outras empresas que pertencem ao Grupo Compass UOL”, explica Thiago Fortunato, líder da área de Emerging Technologies da Compass UOL.
Segundo Fortunato, a Compass UOL trabalha diariamente para ser referência de mercado no segmento de tecnologias emergentes no Brasil e no mundo. “Elas existem há quase dez anos, porém ainda serão bastante aperfeiçoadas até estarem intrinsecamente presentes no dia a dia das organizações, como é o caso do Metaverso, que já ganhou notoriedade, mas ainda pode ser muito mais e melhor explorado”, exemplifica.
Tecnologias generativas
Hoje, a Compass UOL tem como foco o desenvolvimento de tecnologias generativas, como a Inteligência Artificial generativa, que tem recebido uma adesão expressiva de usuários de todo o planeta por conta do lançamento do ChatGPT. A chegada da Arena de Inovação vai ao encontro da ideia de aprofundar os estudos voltados à essa tecnologia a partir da utilização do laboratório de pesquisa da companhia.
“Fazemos estudos e previsões há bastante tempo, contudo, a Compass UOL entendeu que era a hora de voltar seus esforços tanto para estruturas tecnológicas que já existiam quanto para aquelas que ainda vão nascer, com o diferencial de expandir esse processo para todas as empresas que compõem o Grupo”, afirma Alexis Rockenbach, CEO da Compass UOL.
O Innovation Studio de Edge Solutions, por exemplo, inaugurado no segundo semestre de 2022, foi o primeiro projeto criado por meio de estudos da Arena de Inovação para tecnologias emergentes graças às pesquisas realizadas de maneira coordenada.
Geração de Dados para novos negócios
“Ter um mecanismo que gera, de forma estruturada, informações para novos negócios é um grande diferencial para a Compass UOL desenhar aplicações com garantia de qualidade e excelência para seus clientes e parceiros”, ressalta Rockenbach.
Neste momento, a nova arena é formada apenas por profissionais da Compass UOL, mas a estrutura conta com a possibilidade de entrada, participação e colaboração de pessoas das outras empresas do Grupo para compor um time cada vez mais interdisciplinar.
“No Brasil, são poucas as organizações que têm uma área dedicada a esse olhar de pesquisa e inovação como a Compass UOL”, compara Rockenbach. “Ter um espaço específico voltado para apontar as tecnologias que estão chegando à tona e, assim, contribuir com novas oportunidades de negócios é um passo importante rumo a um futuro mais promissor para todos.”

Leia nesta edição:

CAPA | TECNOLOGIA
Open Source turbina a Transformação Digital

TENDÊNCIAS
IoT está madura e traz boas oportunidades de negócios

FÁBRICA DE SOFTWARE
Desenvolvimento de Soluções ganha apoio da IA
Esta você só vai ler na versão digital

NEGÓCIO
Oportunidades e riscos da internacionalização
Baixe o nosso aplicativo