A IA generativa progrediu rapidamente além da experimentação e as empresas estão adotando a tecnologia para melhorar o atendimento ao cliente, aproveitar novas oportunidades de mercado e muito mais. A IDC estima que o mercado de serviços de IA crescerá de aproximadamente US$ 36 bilhões em 2023 para aproximadamente US$ 65 bilhões em 2026. Ao mesmo tempo, há preocupações razoáveis sobre como mitigar o viés, gerenciar a segurança dos dados e levar em consideração a precisão e o risco. Especialistas dizem que a IA corporativa em escala requer uma estratégia combinável de vários modelos e uma abordagem baseada em princípios e centrada no ser humano.
Nesse sentido, a IBM Consulting inaugurou recentemente um Centro de Excelência em IA generativa. John Granger, vice-presidente sênior da IBM Consulting, fez o anúncio no blog da companhia. “Este centro está ao lado da prática global de IA e automação existente na IBM Consulting, que inclui 21 mil consultores de dados e IA que conduziram mais de 40 mil contratos com clientes corporativos. O Centro de Excelência (CoE) já tem mais de 1 mil consultores com experiência especializada em IA generativa que estão se envolvendo com um conjunto global de clientes para impulsionar a produtividade nas operações de TI e nos principais processos de negócios, como RH ou marketing, elevar suas experiências de cliente e criar novos negócios modelos. Nosso CoE está pronto para ajudar a acelerar as transformações de negócios de nossos clientes com IA de nível empresarial, incluindo o recém-anunciado IBM watsonx, bem como a tecnologia de nosso ecossistema de parceiros de negócios”, explicou Granger.
Segundo o executivo, o CoE está em um início rápido. Somente em 2023, a IBM Consulting interagiu com mais de 100 clientes e concluiu dezenas de compromissos, infundindo IA generativa juntamente com estratégias clássicas de IA de aprendizado de máquina. Os exemplos incluem a entrega de comentários esportivos falados e gerados por IA para milhões de fãs no The Masters, combinando IA generativa com IBM Watson para verificar a descoberta de novas aplicações de produtos da Mitsui Chemicals e aplicando IA generativa no processo de relacionamento com o cliente na Bouygues Telecom. No trabalho inicial de aplicação de modelos de base, a IBM Consulting viu alguns clientes experimentarem uma aceleração de até 70% no tempo de valorização com modelos de base, em comparação com as abordagens tradicionais de IA.
Uma pesquisa recente do IBM Institute for Business Value (IBV) descobriu que os executivos pesquisados relatam que suas organizações estão usando IA generativa em finanças (34%), RH (41%), cadeia de suprimentos (45%), marketing e vendas (40%), atendimento ao cliente (57%) e serviços e tecnologia de TI (63%). A IA generativa pode ajudar a automatizar tarefas de rotina para que os funcionários possam se concentrar em atividades de maior valor, aumentando a equipe com recursos inovadores, como conteúdo criativo e criação de código, resumo e pesquisa de conteúdo. Os executivos relataram que esperam que quase metade (48%) da equipe em sua organização use IA generativa para aumentar suas tarefas diárias no próximo ano.
Operação
De acordo com Granger, o CoE usará toda a pilha de tecnologia de IA generativa, incluindo modelos de base e mais de 50 aceleradores de aprendizado de máquina clássicos específicos de domínio, com o objetivo de ajudar os clientes a melhorar a produtividade e promover a inovação. “Também usaremos o kit de ferramentas de ‘conselheiro’ de IA proprietário da IBM para melhorar nossas operações internas e entrega ao cliente. Além disso, o CoE desenvolverá novas soluções e ativos com clientes e parceiros, aproveitando o pipeline de inovações generativas de IA da IBM Research”, explicou.
Com o IBM Garage for Generative AI, os consultores da IBM aplicam um método colaborativo comprovado para ajudar os clientes a acelerar a inovação na categoria emergente de modelos de base para IA generativa. Isso inclui a rápida concepção e priorização de casos de uso, uma abordagem aberta e multimodelo para selecionar arquiteturas e treinamento, além de ajuste fino e dimensionamento de modelos para necessidades comerciais exclusivas.
“O novo IBM watsonx, nossa plataforma de próxima geração para IA e dados, foi projetada para permitir que as empresas dimensionem e acelerem o impacto da IA mais avançada com dados confiáveis. Da mesma forma que estabelecemos nosso bem-sucedido negócio de serviços de Nuvem híbrida construído na plataforma Red Hat OpenShift, a IBM Consulting pretende ser o provedor líder de serviços de consultoria para watsonx. A IBM Consulting planeja construir uma prática focada em watsonx para atender clientes com profundo conhecimento em toda a pilha de tecnologia de IA generativa, como modelos de fundação, AIOps, DataOps e mecanismos de governança de IA, enquanto também dimensionamos nossos negócios de consultoria com parceiros”, comentou.
Segundo Granger, a IBM Consulting adota uma abordagem aberta e colaborativa para planejar, construir, implementar e operar soluções de IA generativas que abrangem vários modelos em várias Nuvens do setor. “Uma abordagem de ecossistema aberto ajuda nossos clientes a definir os modelos certos e a arquitetura certa para oferecer os melhores resultados. A IBM Consulting possui habilidades exclusivas em tecnologia IBM, mas também trabalha em estreita colaboração com um ecossistema diversificado de parceiros de IA, incluindo Adobe, Amazon Web Services (AWS), Microsoft, Salesforce, SAP, tecnologias de código aberto e muito mais, para ajudar a garantir que os clientes se beneficiem da solução de tecnologia que melhor atenda às suas necessidades”, finalizou.
Serviço
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