book_icon

Nvidia Drive Hyperion combina Orin com arquitetura de sensores para veículos autônomos

Líderes de mercado, como Continental, Hella, Luminar, Sony e Valeo, já integram sensores na plataforma Drive Hyperion 8

Nvidia Drive Hyperion combina Orin com arquitetura de sensores para veículos autônomos

O Nvidia Drive Hyperion 8 é uma arquitetura de computadores e conjunto de sensores para sistemas de condução totalmente autônoma. Essa tecnologia foi projetada para os mais altos níveis de segurança funcional e cibernética e é compatível com sensores dos fornecedores líderes do mercado, como Continental, Hella, Luminar, Sony e Valeo. O Drive Hyperion também é escalável com a plataforma Drive Orin, desenvolvida para ser atualizável com o Nvidia Drive Atlan e as APIs da DriveWorks, com compatibilidade intergeracional. O Drive Hyperion já está disponível para modelos de veículos 2024, como anunciado pelo fundador e CEO da Nvidia, Jensen Huang, no GTC.

A plataforma de produção foi projetada para ser modular, permitindo que os clientes usem o que buscam facilmente, desde a computação de núcleo e middleware até recursos de NCAP, condução de nível 3, estacionamento de nível 4 e recursos de cockpit com Inteligência Artificial (IA).

Os dois SOCs Nvidia Drive Orin oferecem redundância e proteção contra falhas, bem como extensa computação para a condução autônoma de nível 4 e recursos inteligentes de cockpit  

Durante sua apresentação no GTC, Huang mostrou um veículo Drive Hyperion 8 dirigindo de forma autônoma da sede da Nvidia, em Santa Clara, Califórnia, para o Rivermark Plaza, em San Jose.

Desenvolvida para oferecer segurança
Com uma plataforma de computação de IA funcionalmente segura no núcleo, o Drive Hyperion fornece uma base confiável para o desenvolvimento de automóveis autônomos. Os dois SOCs Nvidia Drive Orin oferecem redundância e proteção contra falhas, bem como extensa computação para a condução autônoma de nível 4 e recursos inteligentes de cockpit.

O kit de desenvolvedor do DriveRIVE Hyperion 8 também inclui GPUs com arquitetura Nvidia Ampere. Essa computação de alto desempenho oferece espaço para os desenvolvedores testarem e validarem novos recursos de software. A camada de abstração do sensor Nvidia DriveWorks simplifica a configuração de sensores com plug-ins fáceis de usar, enquanto o Software de AV Drive contém as redes neurais profundas para percepção, mapeamento, planejamento e controle.

Detectando novas possibilidades
Por incluir uma configuração de sensor completa, além de computação centralizada e software de IA, o Drive Hyperion oferece tudo o que é preciso para validar o hardware de um automóvel inteligente na estrada. Seu pacote de sensores engloba 12 câmeras, nove radares, 12 sensores de ultrassom e um sensor LIDAR dianteiro. Com a adoção dos melhores fornecedores de sensores do mercado, juntamente com ferramentas de abstração de sensores, os fabricantes de automóveis autônomos podem personalizar a plataforma para adequá-la às próprias soluções de condução autônoma.

Esse ecossistema aberto e flexível permite que os desenvolvedores testem e validem suas tecnologias no mesmo hardware que estará no veículo. O sensor Luminar Iris de longo alcance executará recursos de um sensor LIDAR dianteiro, usando uma arquitetura personalizada para atender aos requisitos mais rigorosos de desempenho, segurança e classe automotiva.

“A Nvidia liderou a revolução moderna na computação, e a indústria considera que eles estão fazendo o mesmo com a condução autônoma”, afirma Austin Russell, Fundador e CEO da Luminar. “O ponto comum entre nossas duas empresas é que nossas tecnologias estão se tornando a solução de referência para as grandes montadoras oferecem segurança e autonomia da próxima geração. Aproveitando nossos respectivos pontos fortes, as montadoras terão acesso à mais avançada plataforma de desenvolvimento de veículos autônomos”.

A linha de radares inclui radares de curto alcance Hella e de longo alcance Continental, assim como radares de imagem para sensoriamento redundante. As câmeras Sony e Valeo fornecem o que há de mais avançado em sensores visuais, além de sensores ultrassônicos da Valeo para medir a distância do objeto.

“Nvidia Drive Hyperion é uma plataforma completa para o desenvolvimento de veículos autônomos, razão pela qual a Sony integrou seus sensores para dar aos nossos clientes a transição mais eficaz do protótipo para veículos de produção”, conta Marius Evensen, chefe de marketing automotivo da Sony.

O Drive Hyperion é aberto e acelera o tempo de comercialização da indústria de AV, permitindo que os fabricantes aproveitem o próprio trabalho de desenvolvimento da Nvidia. Ainda inclui todas as ferramentas que os engenheiros da Nvidia usam para gravar, capturar e processar todos os dados desses sensores em tempo real.

Todo esse conjunto de ferramentas é sincronizado e calibrado com precisão para a coleta de dados 4D, dando aos desenvolvedores mais tempo valioso para a implantação de automóveis autônomos seguros e robustos. O Drive Hyperion é a plataforma ideal para qualquer pessoa que desenvolva veículos autônomos.

Serviço
www.nvidia.com/pt-br
nvidianews.nvidia.com

 

Jensen Huang

Nvidia Drive Hyperion

Orin

Veículos autônomos

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento