book_icon

Gartner propõe ações para melhorar a qualidade dos dados corporativos

Um dos erros que os CDAOs cometem é adotar uma abordagem centrada na tecnologia para a melhoria do DQ, com pouco foco na cultura organizacional

Gartner propõe ações para melhorar a qualidade dos dados corporativos

O Gartner identificou algumas ações para ajudar os Chief Data and Analytics Officers (CDAOs) e outros líderes de D&A a melhorar a qualidade dos dados (DQ) para evitar altos custos e agregar valor sustentável à sua organização. “Problemas de qualidade de dados custam muito”, disse Jason Medd, analista-diretor do Gartner. “Mas os problemas não são difíceis de resolver e não precisam levar muito tempo. Se os CDAOs não tiverem programas DQ impactantes e de suporte, sua organização enfrentará uma infinidade de complicações e oportunidades perdidas”, afirmou.

Segundo o executivo, melhorar o DQ não é um esforço único. “Um dos erros que os CDAOs cometem é adotar uma abordagem centrada na tecnologia para a melhoria do DQ, com pouco foco na cultura organizacional, nas pessoas e nos processos para simplificar as ações corretivas”, disse Medd.

Para melhorar o DQ, é importante realizar perfis de dados e monitoramento de dados para entender e validar lacunas e desafios de dados atuais, monitorar e construir planos de melhoria

Os analistas do Gartner estimam que até 2024, 50% das organizações adotarão soluções DQ modernas para melhor apoiar suas iniciativas de negócios digitais.

Os analistas do Gartner compartilharam essas ações para os líderes de CDAOs e D&A realizarem para oferecer melhoria e garantia em seu DQ no Gartner Data & Analytics Summit, evento que ocorre em Londres até esta quarta-feira (24/5)

Os analistas do Gartner condensaram as ações em quatro categorias para permitir que os CDAOs priorizem seus esforços com base nas áreas problemáticas:

Concentre-se nas coisas certas para estabelecer bases sólidas

Primeiro, os CDAOs precisam se concentrar nas coisas certas para estabelecer bases sólidas. “Nem todos os dados são igualmente importantes”, disse Medd. “Os CDAOs devem se concentrar nos dados que mais influenciam os resultados dos negócios, entender os principais indicadores de desempenho (KPIs) e os principais indicadores de risco (KRIs) e criar um caso de negócios. Então, eles precisam compartilhar a linguagem DQ comum com as partes interessadas e estabelecer padrões DQ”, explicou.

Aplicar responsabilidade de qualidade de dados

Depois que as fundações são estabelecidas, os CDAOs precisam obter patrocínio do comitê de governança de D&A e dedicar administradores de dados das unidades de negócios e da equipe central de D&A que mudarão de marcha proativamente com base na prioridade, procurarão novos caminhos para ajudar nas melhorias e, potencialmente, procurarão construir validações de dados em tempo real, quando necessário, para ajudar a preencher as lacunas.

“Os dados são um esporte de equipe, então os CDAOs devem formar grupos de interesse especiais que possam se beneficiar da melhoria do DQ, comunicar os benefícios e compartilhar as melhores práticas com outras unidades de negócios”, disse Medd.

Estabeleça qualidade de dados “adequada ao propósito”

Para melhorar o DQ, é importante realizar perfis de dados e monitoramento de dados para entender e validar lacunas e desafios de dados atuais, monitorar e construir planos de melhoria. Em seguida, os CDAOs precisam fazer a transição para um modelo de governança baseado na confiança para impulsionar a adoção de iniciativas DQ em toda a empresa.

Integre a qualidade de dados à cultura corporativa

Os CDAOs podem melhorar o DQ usando tecnologias para reduzir os esforços manuais e obter resultados mais rápidos. Eles também fazem isso identificando problemas frequentes de DQ e incorporando as soluções ao fluxo de trabalho comercial. Os CDAOs também devem melhorar a alfabetização de dados em toda a empresa, instalando uma cultura DQ e facilitando o compartilhamento de conhecimento e a colaboração entre todas as partes interessadas do programa.

Serviço
www.gartner.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.