book_icon

Abrindo caminho rumo um Data Center ecológico e moderno

Os Data Centers são essenciais para a economia atual, orientada pela tecnologia. No entanto, como os administradores de TI sabem muito bem, esse serviço valioso tem seu preço. A demanda de capacidade cada vez maior e o consumo de energia dos Data Centers consomem grande parte do orçamento. Recentemente, tivemos os aumentos de preços de energia mais significativos em cinco décadas. Por isso, não é de surpreender que também haja uma mudança rumo a Data Centers sustentáveis (também chamados de ecológicos) e eficientes no consumo de energia para reduzir o impacto ambiental e os custos operacionais.

Muitos especialistas estimam que o armazenamento e a transmissão de Dados nos Data Centers consomem 1% da eletricidade mundial. No futuro, a criação de dados deve aumentar a uma taxa anual composta de 23%, o que resultará em aproximadamente 175 zetabytes (ZB) de Dados criados em 2025, segundo a IDC. Além disso, o consumo de energia continuará sendo um tema importante, já que os custos aumentarão cada vez mais. Colocando esses Dados no contexto da nossa região, temos um panorama preocupante, já que a energia elétrica é muito cara, especialmente nos países onde é gerada principalmente a partir de fontes não renováveis, fazendo com que os Data Centers sejam menos rentáveis.

Nesse contexto, para economizar recursos e custos, as empresas devem tomar medidas, como aumentar a eficiência para reduzir o consumo geral de energia. Embora algumas empresas já tenham iniciado essa transição, muitas outras não sabem sequer por onde começar e estão buscando entender as decisões que devem tomar para ter o maior impacto. Essas empresas têm a oportunidade de mudar para Data Centers mais sustentáveis e eficientes no consumo de energia, sem deixar de lado a necessidade de ter um desempenho cada vez melhor. Os parceiros de tecnologia podem acompanhar as organizações em três estratégias -chave: otimização, modernização e consolidação.

 Otimizar a infraestrutura
A má utilização dos ativos de TI, incluindo servidores inativos ou subutilizados, é o maior desperdício de energia nos Data Centers. Para começar, é bom fazer uma auditoria completa do ambiente de TI a fim de identificar os equipamentos mais ineficientes e que consomem mais energia. Substituir esses equipamentos e implementar soluções modernas e mais eficientes no consumo de energia pode impulsionar o aumento da eficiência, a otimização da temperatura e da refrigeração e consolidar os requisitos de espaço.

Outra forma de otimizar um Data Center é aproveitar melhor a infraestrutura atual. Especificamente, a utilização da capacidade, energia e temperatura são áreas que podem ser aprimoradas com hardware de alto desempenho, gerenciamento de energia dos dispositivos, configuração eficiente do hardware e administração inteligente do consumo de energia do Data Center.

 Modernizar para a eficiência no consumo de energia
A otimização da eficiência energética do data center exige planejamento e uma implementação mais cuidadosa e sustentável de outros componentes, que também levem em conta a potência, a temperatura e a refrigeração. Por exemplo, em todo o nosso portfólio de soluções, estamos sempre trabalhando para fazer que a tecnologia seja mais eficiente e menos intensiva, reduzindo o desperdício de energia nos Data Centers dos nossos clientes. Nossos produtos foram desenvolvidos para ser mais robustos e, ao mesmo tempo, simplificar a redução do armazenamento de Dados, minimizando a pegada física e de carbono no Data Center. Nossos engenheiros também são pioneiros em novas soluções para abordar o calor gerado por essas poderosas máquinas. Ao reduzir o calor, podemos evitar o consumo de energia e água para refrigerar o Data Center.

As tecnologias de automatização e os dados de telemetria são chave, pois eliminam a necessidade de intervenção humana no gerenciamento de energia. A implementação dessas tecnologias pode ajudar a reduzir o consumo de energia em momentos de pouca atividade, além de identificar problemas de desempenho energético mais rapidamente. Outras tecnologias novas, como a inteligência artificial, os aplicativos baseados em software e os modos ecológicos, também podem respaldar o gerenciamento das necessidades térmicas e energéticas da infraestrutura e dos clientes.

Saber quando aposentar equipamentos antigos é um aspecto importante dessa análise, a fim de garantir que os sistemas existentes sejam reciclados de maneira segura e responsável. É importante trabalhar com um parceiro que proteja seus dados confidenciais e busque oportunidades de reutilização e renovação para impulsionar uma economia mais circular, além de ser capaz de recuperar materiais úteis e recicláveis no fim da vida útil desses equipamentos.

 Consolidar o hardware para fazer mais com menos
A consolidação do hardware é uma das melhores maneiras de reduzir as emissões de carbono e a pegada física dos Data Centers. Segundo uma pesquisa recente da Forrester, encomendada pela Dell Technologies, as empresas exageram em média 37% no provisionamento do ambiente de armazenamento, o que sugere que uma boa quantidade de clientes poderia ter benefícios com a consolidação. Ao reduzir os Dados, aumentar a densidade da unidade e diminuir o excesso de hardware, as empresas podem se modernizar de uma forma que economize custos e, ao mesmo tempo, apoie o meio ambiente.

É possível ter Data Centers mais sustentáveis
As empresas têm pegadas ambientais e maturidades variadas, por isso o caminho rumo a um Data Center mais sustentável será diferente para cada uma. Ainda que o Data Center de cada cliente seja único, todos podem aproveitar os benefícios da economia de custos e energia com a implementação de uma estratégia integral, com enfoque iterativo, combinando os parceiros, as tecnologias e os processos adequados.

Por Alvaro Camarena, vice-presidente de Canais da Dell Technologies para América Latina.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.