book_icon

GlobalSign destaca a importância de utilizar a internet com segurança

O Dia da Internet é celebrado em 17 de maio e o cenário de ameaças cibernéticas está crescendo em sofisticação e os ataques cibernéticos estão se tornando cada vez mais comuns

GlobalSign destaca a importância de utilizar a internet com segurança

O Dia da Internet é celebrado em 17 de maio. A questão da segurança da informação é importante e deve ser uma preocupação de todos. O cenário de ameaças cibernéticas está crescendo em sofisticação e os ataques cibernéticos estão se tornando cada vez mais comuns, afetando empresas e pessoas físicas, que podem ter seus dados roubados.

Por isso, a GlobalSign, uma Autoridade Certificadora (AC) global e fornecedora de soluções de assinaturas digitais, identidade e segurança para Internet das Coisas, preparou algumas dicas para conscientizar sobre a importância de utilizar a internet com segurança, seja para o uso pessoal ou corporativo.

Sempre verifique os links recebidos e confirme se vieram de uma fonte confiável e conhecida 

Crie senhas fortes
Pesquisas mostram que 81% das violações relacionadas a hackers ocorrem porque os nomes e senhas são fracas, por isso têm mais facilidade de serem roubadas, o que torna essa questão número um na luta contra os crimes virtuais. Por isso, é necessário criar senhas complexas com uma combinação de números, letras e caracteres especiais, bloqueando assim que qualquer intruso possa ter acesso aos dados. No caso de videoconferências, configure ID e senha exclusivos para cada reunião, evitando assim que pessoas não autorizadas façam parte da discussão.

Cuidado com links maliciosos
Sempre verifique os links recebidos e confirme se vieram de uma fonte confiável e conhecida. Caso o link seja longo demais ou seja de um domínio incorreto, pode ser um conteúdo suspeito. Inicialmente, não clique no link. Se o envio foi feito para um e-mail corporativo, relate a atividade suspeita à equipe de segurança de TI da sua empresa. Já se ocorrer no e-mail pessoal, exclua o e-mail e bloqueie o contato. Se tiver clicado no link, os navegadores contam com recursos que barram o acesso, indicando que o site não é confiável. Caso essa informação apareça para você, feche a aba e não prossiga.

Evite fazer downloads
Opte por ferramentas de trabalho baseadas em navegador, pois isso elimina a necessidade de fazer download de software e instalação de aplicativos. No caso corporativo, se o usuário trabalhar com uma versão de software mais antiga, pode colocar a empresa em risco. A segurança baseada em domínio oferece um ambiente controlado e seguro, pois permite que o administrador do sistema aplique diferentes níveis de permissões de usuário para controlar o acesso a recursos e sistemas de rede.

Atualize regularmente seu software de segurança
Versões mais antigas e desatualizadas de aplicativos e softwares de segurança são mais propensas a vulnerabilidades e exploração de privacidade. Por isso, atualizá-los regularmente é crucial para proteção. As atualizações de segurança de software geralmente contêm patches de segurança e correções de bugs que abordam problemas e corrigem vulnerabilidades.

Implemente uma política de segurança
É essencial para as empresas criar políticas de segurança robustas. Por isso, a área responsável deve definir as configurações de segurança específicas de cada plataforma e implementar políticas sobre quem é verificado para se conectar a cada serviço. Como parte da política de segurança, verifique cada sistema e plataforma para verificar se há alguma configuração de privacidade extra que pode ser habilitada. Desative todos os recursos ou configurações que fornecem muitas permissões ao aplicativo e no caso de aplicativos que permitem o compartilhamento de informações com terceiros, também desative essas funções.

Já para os usuários, exclua os cookies antes e depois de cada navegação, pois isso permitirá ter mais controle sobre sua privacidade. Além disso, certifique-se de que toda a sua força de trabalho esteja de acordo com as políticas de segurança da sua organização, participando de treinamentos práticos que possam cobrir qualquer atualização ou alteração no sistema.

Acesse sites que tenham a certificação SSL
O certificado SSL protege as informações dos usuários que acessam os sites que tenham o recurso instalado, sendo uma camada de segurança extra para os sites, pois criptografa as informações e impossibilita que os dados sejam capturados por terceiros, tudo isso para manter em segurança as informações. A maioria das empresas utiliza o certificado SSL e para verificar se realmente o site é seguro, basta observar o endereço. Se começar por HTTPS, conta com o certificado. Já se o navegador identificar o site por HTTP, não conta com o certificado. Além do endereço, o site certificado conta com um símbolo de um cadeado fechado, a cor verde na barra de endereços e o selo de site seguro.

Serviço
/www.globalsign.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.