book_icon

De olho nos smartphones 5G intermediários, MediaTek lança chipset Dimensity 800

O novo produto inclui modem 5G, utiliza processo de produção de 7 nm e deve equipar os novos celulares ainda no primeiro semestre de 2020
De olho nos smartphones 5G intermediários, MediaTek lança chipset Dimensity 800

A MediaTek apresentou hoje a família de chipsets Dimensity 800 5G, que permitem reduzir o consumo de energia e ampliar o desempenho dos smartphones intermediários com recursos de ponta (categoria conhecida como “new premiun”) com suporte à tecnologia 5G. A família Dimensity 5G oferece sistemas em um chip (SoCs) robustos com modems 5G integrados. Essa nova solução inclui inovações de conectividade, multimídia, IA e imagem em um chip de 7nm com alta eficiência. Os primeiros dispositivos com SoCs Dimensity 800 devem ser lançados no primeiro semestre de 2020.
“Com a família de chipsets da Série 800 5G estamos trazendo a tecnologia 5G para o mercado de massa”, destaca TL Lee, chefe da unidade de negócios sem fio da MediaTek. “Todos devem ter acesso à tecnologia de ponta. Os chipsets Dimensity 800 serão usados nos dispositivos intermediários com suporte ao 5G, levando aos consumidores recursos importantes e alto desempenho aos smartphones intermediários, com preço acessível.”
O Dimensity 800 integra o modem 5G da MediaTek em um design compacto, oferecendo economia significativa de energia da plataforma, quando comparados às opções com dois chips. O novo SoC pode ser usado com sistema 5G e agregação de duas operadoras (2CC CA), garantindo a cobertura de camada de alta velocidade 30% maior, transferência 5G mais uniforme e desempenho de taxa de transferência médio mais alto, quando comparado a outras soluções de operadora única (1CC, sem CA).
O chipset foi desenvolvido para redes sub-6GHz autônomas e não autônomas e inclui suporte multimodo para cada geração de conectividade celular de 2G a 5G, com suporte para Dynamic Spectrum Sharing (DSS). O Dimensity 800 inclui suporte para serviços como o Voice over New Radio (VoNR), conectividade contínua entre redes e processa dados e voz na rede 5G. Além disso, o modem integrado garante eficiência energética superior e apresenta um design mais econômico que o de outras soluções do mercado.
A estratégia da MediaTek de chipsets para dispositivos que fornecem recursos de alta qualidade para segmentos de mercado intermediário pode ser vista nos recursos e na configuração do Dimensity 800. A nova família de chipsets da MediaTek inclui:
• Quatro núcleos de alto desempenho: os chipsets Dimensity 800 são um motor de alto desempenho com quatro núcleos grandes Arm Cortex-A76 que operam em até 2GHz, quatro núcleos Arm Cortex-A55 com alta eficiência energética que operam em até 2GHz. Com mais núcleos de alto desempenho, o processamento de aplicativos de jogos mais exigentes acontece com maior rapidez, com melhorias significativas no desempenho em multithread. A série Dimensity 800 é a primeira a apresentar essa arquitetura avançada de quatro núcleos ao segmento de maior volume.
• GPU de nível superior: os quatro núcleos de GPU IP Dimensity 1000-class, combinados à tecnologia de jogos da MediaTek – a HyperEngine – fornecem experiência de jogo sem comprometer o desempenho.
• APU 3.0 da MediaTek (APU – unidade de processamento de IA): com quatro núcleos que e três tipos de núcleos diferentes em seu design, a Série 800 fornece desempenho de até 2.4TOPs. O design de HW da APU da MediaTek é mais eficiente e mais robusto para o FP16, fornecendo os resultados mais precisos da câmera com IA.
• Imagens incomparáveis: o ISP (processador de sinal de imagem) de nível superior suporta até quatro câmeras simultâneas, permitindo que as fabricantes tenham liberdade no design dos smartphones. A série 800 suporta sensores de câmeras de até 64MP ou opções de várias câmeras de alta resolução, como câmeras duplas de 32+16MP, que contam com o mecanismo eficiente de profundidade de hardware.
• Melhorias na câmera premium com IA: a MediaTek colocou seus aprimoramentos de câmera IA de nível superior na série 800. A família de chipsets inclui foco automático com IA, exposição automática, balanço de branco automático, redução de ruído, intervalo dinâmico alto (AI HDR) e hardware de detecção facial dedicado, além do primeiro recurso do mundo de HDR de vídeo 4K de quadros múltiplos (Video HDR).
• Displays ultrassuaves: a Série 800 pode operar displays Full HD+ ultrassuaves, com taxa de atualização de até 90Hz.
A Série Dimensity 800 foi projetada para redes globais sub-6GHz 5G que estão sendo implementadas com cobertura cada vez maior na Ásia, América do Norte e Europa em 2020. Para mais informações e especificações, visite a página da família Dimensity 5G da MediaTek.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.