A Nutanix, empresa de computação híbrida Multicloud, anunciou o Projeto Beacon, um esforço plurianual para fornecer um portfólio de Plataforma como Serviço (PaaS) centrada em dados disponível nativamente em qualquer lugar – inclusive na Nutanix ou na Nuvem pública. Com a visão de desacoplar o aplicativo e seus dados da infraestrutura subjacente, o Projeto Beacon visa permitir que os desenvolvedores criem aplicativos uma vez e os executem em qualquer lugar.
De acordo com o estudo Enterprise Cloud Index, 75% das equipes de TI esperam alavancar mais de uma infraestrutura de TI – incluindo local, em Nuvem pública ou na Borda – nos próximos um a três anos. Atualmente, mover aplicativos para um ambiente diferente é possível na camada de infraestrutura. No entanto, os serviços de PaaS que muitas organizações usam para ajudar os desenvolvedores a criar e enviar aplicativos mais rapidamente causam bloqueios, pois estão vinculados a Nuvens públicas específicas. Isso leva a altos custos de mudança ao procurar mover aplicativos para um ambiente mais adequado, seja devido a custo, conformidade, latência ou outros fatores. O Projeto Beacon visa mudar isso.
“O Project Beacon é a nossa visão para permitir que os desenvolvedores escrevam aplicativos uma vez e os executem em qualquer lugar, fornecendo serviços de nível PaaS centrados em dados que não estejam mais vinculados a um único provedor de infraestrutura”, disse Rajiv Ramaswami, presidente e CEO da Nutanix. “Esperamos permitir que as empresas adotem totalmente os benefícios da multicloud híbrida, não apenas na camada de infraestrutura, mas também na camada de dados de aplicativos”, observou.
Como parte do Projeto Beacon, a Nutanix visa fornecer os serviços de plataforma dos quais muitas organizações dependem, com uma única API e console, integrados à orquestração de contêineres Kubernetes e gerenciamento consistente em todos os ambientes. Esse conjunto de serviços de plataforma centrados em dados seria caracterizado por uma experiência de gerenciamento consistente e simplificada, mobilidade automatizada, licenciamento portátil, autoatendimento do desenvolvedor, com segurança integrada e governança para equipes de operações em Nuvem. Por meio desses serviços, os desenvolvedores teriam acesso a um conjunto de serviços PaaS centrados em dados, seja na Nuvem pública nativa, no local ou na Borda, enquanto as equipes de operações poderiam manter o controle total da governança, conformidade e proteção de dados .
“Como plataforma Kubernetes corporativa líder do setor, o Red Hat OpenShift ajuda os clientes a criar, implementar e gerenciar qualquer aplicativo, em qualquer lugar”, disse Matt Hicks, presidente e diretor-executivo da Red Hat. “Com o Projeto Beacon, a Nutanix vai desenvolver nossa missão com uma visão de serviços de plataforma centrados em dados entregues de forma consistente, em qualquer lugar, ampliando ainda mais a escolha do cliente nas plataformas de nuvem híbrida aberta da Red Hat com os serviços de dados avançados da Nutanix”, comentou.
Planejamento
A Nutanix está começando com serviços de banco de dados, a base de todos os aplicativos. Como parte desse esforço, a empresa visa estender os benefícios do cliente da solução Nutanix Database Service (NDB) como um serviço gerenciado na Nuvem pública. Isso se baseará na experiência de gerenciamento e automação de banco de dados NDB já disponível na Nutanix Cloud Infrastructure (NCI), como um serviço gerenciado na infraestrutura de Nuvem pública nativa.
A Nutanix então se expandiria para os serviços de plataforma centrados em dados mais populares, como streaming, cache e pesquisa. O objetivo desse esforço é fornecer todos os elementos-chave necessários para criar aplicativos modernos para que os desenvolvedores não precisem depender de soluções que os prendam em uma única infraestrutura.
“As organizações passaram a confiar nos serviços de Nuvem pública para acelerar a velocidade do desenvolvimento e da inovação, mas há compensações, em termos de complexidade, custo, bloqueio e muito mais”, disse Dave Pearson, RVP da IDC para sistemas de infraestrutura , Plataformas e Tecnologias. “Com o Projeto Beacon, a Nutanix visa reduzir o bloqueio e aumentar a simplicidade do desenvolvimento de aplicativos por meio de gerenciamento unificado, mobilidade automatizada e a capacidade de escrever aplicativos uma vez e implantá-los conforme necessário na infraestrutura apropriada”, finalizou.
Serviço
www,nutanix.com
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo