A Microsoft divulgou nesta terça-feira (9/5) as descobertas de insights de seu relatório “Work Trend Index de 2023: Will AI Fix Work?”, mostrando o impacto e a aceitação da Inteligência Artificial (IA) nas empresas e no trabalho dos funcionários. A empresa também anunciou que está expandindo o acesso à visualização do Microsoft 365 Copilot e apresentando novos recursos.
Os dados da pesquisa mostram que o ritmo de trabalho acelerou mais rápido do que os humanos conseguem acompanhar e está impactando a inovação. A IA de próxima geração aliviará o peso do trabalho. As organizações que se movem primeiro para adotar a IA quebrarão o ciclo – aumentando a criatividade e a produtividade para todos.
“Esta nova geração de IA eliminará o trabalho penoso e liberará a criatividade”, disse Satya Nadella, presidente e CEO da Microsoft. “Existe uma enorme oportunidade para ferramentas baseadas em IA ajudarem a aliviar a dívida digital, desenvolver aptidão para IA e capacitar funcionários”, comentou.
O relatório compartilha três insights importantes para os líderes de negócios, à medida que procuram entender e adotar a IA de forma responsável para sua organização:
A dívida digital está nos custando inovação: todos carregamos uma dívida digital: o volume de dados, e-mails e bate-papos ultrapassou nossa capacidade de processar tudo. Há uma oportunidade de tornar nossas comunicações existentes mais produtivas. Cada minuto gasto gerenciando essa dívida digital é um minuto não gasto em trabalho criativo. Sessenta e quatro por cento dos funcionários não têm tempo e energia suficientes para fazer seu trabalho e esses funcionários têm 3,5 vezes mais chances de dizer que lutam para ser inovadores ou pensar estrategicamente. Do tempo gasto no Microsoft 365, a pessoa média gasta 57% se comunicando e apenas 43% criando.
Há uma nova aliança AI-funcionário: para os funcionários, a promessa de alívio supera os medos de perda de emprego e os gerentes estão procurando capacitar os funcionários com IA, não substituí-los. Quarenta e nove por cento das pessoas dizem que temem que a IA substitua seus empregos, mas ainda mais – 70% – delegariam o máximo de trabalho possível à IA para diminuir suas cargas de trabalho. Na verdade, os líderes são 2x mais propensos a dizer que a IA seria mais valiosa em seu local de trabalho, aumentando a produtividade em vez de reduzir o número de funcionários.
Todo funcionário precisa de aptidão para IA: todo funcionário, não apenas especialistas em IA, precisará de novas competências essenciais, como engenharia imediata, no dia a dia. Oitenta e dois por cento dos líderes antecipam que os funcionários precisarão de novas habilidades na era da IA e, em março de 2023, os empregos no LinkedIn nos EUA mencionando GPT aumentaram 79% ano a ano. Este novo conjunto de habilidades sob demanda e centrado em IA terá efeitos em cascata em tudo, desde currículos até anúncios de emprego.
“O ritmo e o volume de trabalho aumentaram exponencialmente e estão ultrapassando a capacidade humana de acompanhar”, disse Jared Spataro, CVP da Modern Work and Business Applications. “Em um mundo onde a criatividade é a nova produtividade, a dívida digital é mais do que uma inconveniência, é uma ameaça à inovação. A IA de última geração levantará o peso do trabalho e nos libertará para nos concentrarmos no trabalho que importa”, completou.
Novos recursos
Para capacitar as empresas na era da IA, a Microsoft está apresentando o Microsoft 365 Copilot Early Access Program, com uma onda inicial de 600 clientes corporativos em todo o mundo em um programa de pré-visualização pago apenas para convidados. Além disso, os novos recursos a seguir serão adicionados ao Microsoft 365 Copilot e ao Microsoft Viva:
O Copilot in Whiteboard tornará as reuniões e brainstorms do Microsoft Teams mais criativos e eficazes. Usando linguagem natural, você pode pedir ao Copilot para gerar ideias, organizar ideias em temas, criar designs que dão vida às ideias e resumir o conteúdo do quadro branco.
Ao integrar o DALL-E, o gerador de imagens da OpenAI, no Copilot no PowerPoint, os usuários poderão pedir ao Copilot para criar imagens personalizadas para dar suporte ao seu conteúdo.
O Copilot in Outlook oferecerá dicas e sugestões de treinamento sobre clareza, sentimento e tom para ajudar os usuários a escrever e-mails mais eficazes e se comunicar com mais confiança.
O Copilot no OneNote usará prompts para esboçar planos, gerar ideias, criar listas e organizar informações para ajudar os clientes a encontrar facilmente o que precisam.
O Copilot in Viva Learning usará uma interface de bate-papo em linguagem natural para ajudar os usuários a criar uma jornada de aprendizado personalizada, incluindo a criação de caminhos de qualificação, a descoberta de recursos de aprendizado relevantes e o agendamento de horários para os treinamentos atribuídos.
Para ajudar todos os clientes a se prepararem para a IA, a Microsoft também está apresentando o Índice Semântico para Copilot, um novo recurso que estamos começando a implantar para todos os clientes do Microsoft 365 E3 e E5.
Serviço
www.microsoft.com
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo