Os gastos mundiais com serviços de infraestrutura em Nuvem aumentaram 19%, para US$ 66,4 bilhões no primeiro trimestre de 2023. Embora a Nuvem continue sendo um dos segmentos de crescimento mais rápido do mercado de TI, os investimentos dos clientes continuam diminuindo diante das persistentes incertezas macroeconômicas, com o crescimento caindo abaixo de 20% pela primeira vez. As empresas estão reduzindo os gastos com a Nuvem como parte dos cortes gerais nos orçamentos de TI, com uma clara ênfase na otimização dos custos da Nuvem, obtendo controle sobre o desperdício e melhorando a eficiência das implementações.
Todos os hiperescaladores de Nuvem foram afetados negativamente, com seu crescimento caindo quatro pontos percentuais em relação ao trimestre anterior. Os três principais hiperescaladores – AWS, Microsoft Azure e Google Cloud – cresceram coletivamente 22% (em comparação com 26% no quarto trimestre de 2022) para representar uma participação de 64% nos gastos dos clientes no primeiro trimestre de 2023.
Em resposta à desaceleração do crescimento, eles anunciaram demissões de funcionários e outros cortes de custos internos em suas divisões de Nuvem. Regionalmente, a APAC teve o desempenho mais fraco, pois os gastos dos clientes diminuíram na China continental, impactando muitos dos hyperscalers chineses. A Canalys espera que os gastos globais com serviços de Nuvem continuem lentos até o segundo semestre de 2023.
O foco de clientes de todos os tamanhos na otimização da Nuvem está alimentando o interesse em tecnologias de observabilidade, soluções FinOps e IA. O objetivo é melhorar a visibilidade do uso, impulsionar uma melhor utilização e fortalecer o gerenciamento da Nuvem. Também está incentivando mais empresas a repatriar determinadas cargas de trabalho para obter benefícios de custo e maior controle. Isso traz oportunidades para os parceiros de canal fornecerem serviços profissionais e gerenciados nesses segmentos, já que os clientes buscam criar, proteger e gerenciar ambientes complexos de Nuvem híbrida. “As empresas estão se beneficiando do modelo de Nuvem híbrida, mas mover cargas de trabalho entre plataformas locais e em Nuvem pode ser caro para elas”, disse Alex Smith, vice-presidente da Canalys. “A maior dependência de ambientes de Nuvem complexos pode resultar em desafios quando se trata de gerenciá-los”, observou,
“Os provedores de serviços em Nuvem estão encontrando maneiras de agregar valor a seus clientes, introduzindo componentes de IA”, disse Yi Zhang, analista de Pesquisa da Canalys. “Espera-se que essa tendência cresça onde a IA pode simplificar e aprimorar os fluxos de trabalho nas empresas”, completou. Ao mesmo tempo, a rápida adoção de novos aplicativos de computação intensiva, como IA generativa, deve criar uma demanda global massiva por capacidade de Nuvem pública, o que ajudará os hiperescaladores a compensar parte da fraqueza experimentada nos gastos corporativos nos próximos trimestres.
Ranking dos provedores
A Amazon Web Services (AWS) foi a provedora líder de serviços em Nuvem no primeiro trimestre de 2023, respondendo por 32% dos gastos totais após crescer 16% ano a ano, ficando abaixo da marca de crescimento de 20% pela primeira vez, de acordo com estimativas da Canalys. A AWS anunciou demissões de funcionários em resposta às difíceis condições de mercado. À medida que mais empresas começaram a incorporar tecnologia de IA generativa em sua pilha de tecnologia existente, a AWS não foi deixada para trás. Ela lançou o Amazon Bedrock, um conjunto de ferramentas de IA baseadas em Nuvem para rivalizar com seus concorrentes. Os anúncios da AWS mostram um foco na região APAC, com o lançamento de um segundo centro da AWS na Austrália e planos para abrir um novo centro na Malásia.
Microsoft Azure permaneceu como o segundo maior provedor de serviços de Nuvem no primeiro trimestre de 2023, com uma participação de mercado de 23%, depois de crescer 27% ano a ano. Espera-se que o desempenho dos negócios permaneça estável, pois seu compromisso de carteira de pedidos aumentou para US$ 196 bilhões no primeiro trimestre de 2023. Durante o trimestre, a Microsoft anunciou a disponibilidade geral dos serviços Azure OpenAI, permitindo que mais clientes criem serviços de IA de alto desempenho no Azure.
A combinação de tecnologia de IA e serviços em Nuvem abriu novas oportunidades para o Azure. Ela conquistou mais de 2,5 mil clientes do serviço Azure OpenAI, incluindo Coursera, Mercedes-Benz e Shell, aumentando em dez vezes o tamanho de sua clientela desde o último trimestre. Em relação aos investimentos de capital, houve anúncios sobre o estabelecimento de um novo Data Center na Arábia Saudita, oferecendo às organizações na Arábia Saudita residência de dados local e acesso mais rápido à Nuvem.
O Google Cloud cresceu 30% no último trimestre e representou 9% do mercado. Seu negócio de Nuvem alcançou lucratividade pela primeira vez. A iniciativa do Google Cloud de estender o ciclo de vida de seu equipamento, anunciada no último trimestre, resultou em ganhos de eficiência de custos e planeja otimizar os processos de aquisição externa nos próximos trimestres para melhorar ainda mais a lucratividade. Ela continua trazendo avanços de IA generativa para seus clientes em todo o seu portfólio de produtos. O Google Cloud está comprometido em expandir sua abordagem de serviço entregue e liderado por parceiros em 2023 e os investimentos na construção de seu ecossistema de parceiros estão começando a ter algum sucesso. Até o momento, mais de 100 mil empresas fazem parte do programa Google Cloud Partner Advantage.
A Canalys define os serviços de infraestrutura em Nuvem como aqueles serviços que fornecem infraestrutura como serviço e plataforma como serviço, seja em infraestrutura privada hospedada dedicada ou infraestrutura pública compartilhada. Isso exclui diretamente os gastos com software como serviço, mas inclui a receita gerada pelos serviços de infraestrutura consumidos para hospedá-los e operá-los.
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