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Remessas globais de smartphones caíram 13% no trimestre, diz Canalys

O declínio da demanda começou a diminuir, embora o contraste entre o primeiro trimestre de 2022 e o primeiro trimestre de 2023 ainda seja forte

Remessas globais de smartphones caíram 13% no trimestre, diz Canalys

A pesquisa mais recente da Canalys mostra que as remessas globais de smartphones caíram 13%, para 269,8 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2023. O declínio da demanda começou a diminuir, embora o contraste entre o primeiro trimestre de 2022 e o primeiro trimestre de 2023 ainda seja forte.

A Samsung recuperou sua posição de liderança e vendeu 60,3 milhões de unidades, impulsionada por um portfólio de produtos atualizado. A Apple ficou em segundo lugar com 58 milhões de vendas. Foi o único dos cinco principais fornecedores a crescer ano a ano, o que lhe deu uma forte participação de mercado de 21%. A Xiaomi defendeu sua posição número três com 30,5 milhões de remessas, enquanto OPPO e vivo completaram os cinco primeiros, enviando 26,6 milhões e 20,9 milhões de unidades, respectivamente, garantindo 10% e 8% de participação de mercado.

Os fornecedores estão abordando o mercado com cautela, com metas de lucratividade, operações enxutas e limpeza de estoque como principais prioridades

“O desempenho da Samsung mostra os primeiros sinais de recuperação após um final difícil em 2022”, disse Runar Bjørhovde, analista da Canalys. “A recuperação está particularmente ligada aos lançamentos de produtos, que impulsionaram um aumento no volume de sell-in. Ainda assim, a Samsung terá que navegar por um cenário difícil daqui para frente, principalmente porque o estoque de dispositivos básicos continua alto. A queda nos lucros de seus negócios de memória de semicondutores também desencadeará um gasto de marketing mais conservador em geral. Enquanto isso, a Apple teve um desempenho robusto no primeiro trimestre, principalmente na região da Ásia-Pacífico. Aqui, os investimentos sustentados da Apple em canais off-line permitiram que ela atraísse uma crescente classe média, que valoriza muito a experiência de compra na loja”, observou.

“O segmento de preço médio começou a se recuperar após grandes quedas no ano passado”, disse Lucas Zhong, analista de Pesquisa da Canalys. “Os fornecedores estão aproveitando as oportunidades de trade-down com fortes ofertas de custo-benefício para consumidores com poder de compra limitado. Isso é suportado pela redução dos preços dos componentes e pelos fornecedores que aceleram as atualizações de especificações para portfólios de produtos intermediários. No entanto, a demanda de faixa intermediária em 2023 permanecerá limitada devido aos desafios macroeconômicos e aos diferenciais ausentes nessa faixa de preço. Além disso, com os estoques de suprimentos começando a diminuir, os preços dos componentes podem começar a aumentar rapidamente, tornando as especificações de preços mais baixos menos sustentáveis ​​no longo prazo”, explicou.

“O mercado continua desafiador e a Canalys mantém sua previsão de quedas marginais para 2023”, acrescentou Zhong. “As remessas se estabilizarão em torno dos níveis de 2022 à medida que avançamos para meados de 2023. As taxas de declínio começarão a melhorar em breve, embora isso esteja mais relacionado ao forte contraste entre 2022 e 2023 encolhendo. A Canalys espera que o mercado de smartphones ganhe impulso na segunda metade do ano, à medida que os estoques do canal atinjam níveis mais saudáveis. Os fornecedores estão abordando o mercado com cautela, com metas de lucratividade, operações enxutas e limpeza de estoque como principais prioridades. No entanto, para fornecedores com ambições de longo prazo e capital para investir, as condições desafiadoras do mercado fornecem um excelente ambiente para conquistar participação de mercado, mostrar compromisso e intenções para novos mercados e estabelecer parcerias estreitas com o canal”, finalizou.

Serviço
www.canalys.com.

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