book_icon

Os Dados são aliados em tempo de crescimento (e adversidades)

Na era da informação, os Dados são recursos preciosos para empresas que buscam crescimento e resiliência em tempos de incertezas, orientando a tomada de decisão.

Se antes a intuição e a experiência eram os principais fatores que direcionavam as decisões estratégicas, hoje em dia, as empresas buscam embasar suas escolhas em dados precisos e confiáveis. Essa nova realidade se deve ao fato de que os Dados oferecem insights valiosos, que permitem às empresas conhecer melhor o mercado, identificar tendências, compreender as necessidades do cliente e, assim, tomar decisões mais assertivas.

Essa nova abordagem para a administração de negócios – orientada por Dados – não é restrita apenas a momentos de crescimento, mas também se faz ainda mais importante em tempos de adversidades. Quando as empresas enfrentam desafios, as escolhas estratégicas tornam-se ainda mais cruciais para a sobrevivência do negócio. É nesse cenário que os Dados se apresentam como aliados fundamentais para a tomada de decisões, permitindo uma análise mais precisa do mercado e das tendências do consumidor, e garantindo a eficácia das ações tomadas para mitigar riscos e manter – ou até aumentar – a eficiência operacional.

Elevando a gestão empresarial a um novo patamar de excelência
O uso ativo de Dados tem levado o mapeamento de processos dentro dos negócios a um novo patamar. Por meio de ferramentas de análise e automação, as empresas podem visualizar todo o fluxo de suas operações e identificar pontos críticos que precisam de melhoria. Com isso, é possível criar soluções mais eficientes e com maior agilidade, reduzindo custos, aumentando a produtividade e aprimorando a experiência do cliente.

Ao identificar gargalos e ineficiências em seus processos, as empresas podem otimizar suas operações, reduzindo o impacto de eventuais crises e mantendo a sustentabilidade do negócio. O uso ativo de dados possibilita o acompanhamento em tempo real dos resultados obtidos, permitindo uma rápida identificação de oportunidades de melhoria e a correção imediata de desvios, evitando, assim, possíveis prejuízos à empresa e sustentando um momento de crescimento. Por isso, investir em uma abordagem orientada a dados é fundamental para empresas que buscam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo e desafiador.

Data-driven: encurtando o espaço entre o insight e a ação
Embora correr riscos seja uma condição inerente à administração de negócios, isso não significa que as empresas devem buscar oportunidades cegamente. A construção de uma cultura Data-Driven, isto é, uma cultura que inclua a análise de dados em todas as etapas dos processos de negócio, descreve um processo estratégico de alavancar insights de dados para identificar novas oportunidades, atender melhor os clientes, aumentar as vendas, melhorar as operações e muito mais. Se trata de uma abordagem que permite que as organizações usem Dados baseados em evidências para tomar decisões e planejar cuidadosamente para perseguir os objetivos de negócios.

Uma decisão orientada por dados é baseada em evidências empíricas, permitindo que os líderes tomem ações informadas e, consequentemente, alcancem resultados comerciais positivos. O oposto de um processo baseado em Dados é tomar decisões com base apenas na especulação. É evidente que ouvir seus instintos também faz parte do processo de tomada de decisão, mas transformar uma ideia em ação deve passar, invariavelmente, pela análise dos Dados – evitando, assim, riscos indesejados.

Em conclusão, a análise de Dados se tornou um ativo valioso para empresas em todo o mundo, em todos os setores, e é fundamental para o sucesso dos negócios, tanto em tempos de crescimento, bem como em momentos de incerteza e reestruturação. Os Dados podem fornecer insights valiosos para apoiar as decisões estratégicas e orientar o desenvolvimento dos negócios, desde a identificação de oportunidades de mercado até a otimização de processos e o aprimoramento da experiência do cliente. Em um mundo cada vez mais competitivo e dinâmico, a adoção de uma cultura Data-Driven pode ser o fator determinante entre o sucesso e o fracasso empresarial.

Por Guilherme Tavares, CEO do Grupo Toccato.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.