book_icon

Iniciativa promove capacitação gratuita e residência em TI, com ajuda de custo

Programa TrendsIT oferece capacitação e residência com bolsas para futuros desenvolvedores de software de todo o Brasil

Iniciativa promove capacitação gratuita e residência em TI, com ajuda de custo

O Núcleo Softex Campinas (NSC), associação das empresas de softwares, que atua em todo o Brasil, anuncia o lançamento do TrendsIT, uma iniciativa com apoio do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações) e sob a coordenação da Softex Nacional. O programa tem como objetivo a capacitação e inserção no mercado de trabalho de mão de obra especializada em Tecnologia da Informação, buscando suprir a forte demanda de profissionais qualificados no setor.

Essa inciativa contempla o oferecimento de três mil vagas de capacitação para estudantes de todo o Brasil por meio de uma plataforma de ensino à distância, que poderão concorrer, após a conclusão da etapa de capacitação, a oitenta bolsas de ajuda de custo para a realização de residência e vivência profissional em empresas e ICTs (Institutos de Ciência e Tecnologia) parceiros do projeto.

Além de receber treinamento técnico, os alunos também participarão de cursos voltados para o desenvolvimento de competências comportamentais e para o uso de ferramentas de Inteligência Artificial generativa, dando a eles um perfil bastante valorizado pelas empresas 

O programa visa preparar os alunos para que eles tenham as competências requeridas pelo mercado. Além de receber treinamento técnico, os alunos também participarão de cursos voltados para o desenvolvimento de competências comportamentais e para o uso de ferramentas de Inteligência Artificial generativa, dando a eles um perfil bastante valorizado pelas empresas.

“Os participantes do programa terão na etapa de capacitação o apoio de mentores para esclarecer dúvidas técnicas e fornecer orientações sobre a carreira de TI. Os alunos que participarem da etapa de residência terão a oportunidade de atuar em projetos reais e serão orientados por profissionais experientes das empresas parceiras do Núcleo Softex” explica Edvar Pera Jr., diretor Executivo do Núcleo Softex Campinas.

Capacitação técnica e comportamental
O programa TrendsIT oferece cursos de capacitação e conteúdos gratuitos voltados para quem pretende ingressar ou para quem busca novas oportunidades de emprego em tecnologia da informação nas áreas de desenvolvimento full stack (web) e mobile para plataformas IOS e Android. Todos os alunos selecionados que concluírem seus estudos com êxito receberão um certificado ao final do programa.

Os cursos oferecidos têm o objetivo de preparar desenvolvedores full stack e mobile em cinco etapas: Nivelamento teórico; Nivelamento prático; Aprofundamento em desenvolvimento full-stack ou mobile; Competências comportamentais; Residência em empresa parceira.

Pera Jr. explica que a capacitação vai além de somente conhecimentos técnicos. “O setor tecnológico é um extremamente dinâmico; além de oferecer a possibilidade dos alunos de estarem por dentro das últimas tendências do setor e atualizar seu portfólio de conhecimentos, os cursos trarão oportunidade de aprendizado em habilidades comportamentais, as chamadas soft skills, como trabalho em equipe e liderança, tão fundamentais no mercado volátil de hoje.”

Desta forma, além da trilha de conhecimentos técnicos, são oferecidos cursos como comunicação eficaz, trabalho em equipe, resolução de conflitos, pensamento crítico, liderança, criatividade e Inteligência Emocional.

Residência
Na etapa de vivência profissional (residência), os alunos selecionados pelas empresas parceiras do programa TrendsIT poderão participar de projetos reais, com acompanhamento e orientação de profissionais das próprias empresas. Os residentes selecionados receberão do programa uma bolsa de ajuda de custo para cumprir uma jornada de 30 horas por semana durante seis meses.

As empresas parceiras estão localizadas em várias regiões do País, e contribuem para a formação dos conteúdos de acordo com são demandadas em seus respectivos mercados. Os currículos daqueles que concluírem os cursos de capacitação, independentemente de terem ou não participado da etapa de residência, serão disponibilizados às empresas parceiras que estejam interessadas em contratar profissionais de TI.

Desde 2020, o Núcleo Softex Campinas, também em parceria entre a Softex e o MCTI, vem atuando em programas de capacitação no âmbito do programa Up Skill, que promove formação, desenvolvimento e reciclagem de profissionais em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Paraná. “A ideia agora é ampliar o escopo: além de oferecer a chance a interessados em todo o país, também a oportunidade de iniciar sua carreira no setor em empresas e institutos de referência”, comenta Pera Jr.

Escassez de profissionais
Segundo um levantamento da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a área de TI irá exigir até o próximo ano cerca de 420 mil profissionais. Hoje, o Brasil capacita em torno de 46 mil pessoas por ano para atuação na área; para que esse gap seja reduzido, o ideal seria que 70 mil profissionais fossem formados.

Outro desafio a ser enfrentado é a disputa por mão de obra qualificada existente no Brasil por empresas localizadas no exterior. Especialmente no setor de Tecnologia, talentos podem ser contratados para trabalharem em empresas do exterior sem saírem do Brasil, sendo pagos em salários com moedas muito mais valorizadas que o real.

“Esse cenário somente reforça a importância de promovermos um aquecimento do setor, fomentando o aprendizado e oportunidades de emprego. É fundamental mostrar aos novos talentos que há mercado e oportunidades para eles aqui no Brasil”, conclui Pera Jr.

As inscrições podem ser feitas clicando no link :  lp.workover.com.br/softex-trendsit

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.