book_icon

Dia Mundial da Terra: resiliência cibernética na jornada de transição energética e cibersegurança

Neste Dia da Terra, 22 de abril de 2023, pessoas de todo o mundo se reunirão para “Investir em nosso planeta” para acelerar a transição para uma economia verde equitativa e próspera para todos

Dia Mundial da Terra: resiliência cibernética na jornada de transição energética e cibersegurança

Neste Dia da Terra, 22 de abril de 2023, pessoas de todo o mundo se reunirão para “Investir em nosso planeta” para acelerar a transição para uma economia verde equitativa e próspera para todos. Do plantio de árvores à limpeza de praias e ao lobby de autoridades eleitas, há muitas maneiras de contribuir para uma Terra mais verde e limpa. Na verdade, mais de 70 países estabeleceram uma meta de zero líquido, o que significa reduzir as emissões de gases de efeito estufa para o mais próximo possível de zero. Em 2021, os investimentos em soluções de energia renovável atingiram US$ 755 bilhões, um aumento de 27% em relação a 2020.

Grandes e pequenas empresas em todo o mundo estão fazendo sua parte para sustentar a Terra com esforços limpos e ecológicos. Compreendendo a importância e o foco do Dia da Terra, a Check Point Software tem um empenho contínuo para se juntar à esta causa com sistemas de iluminação e refrigeração automatizados e energeticamente eficientes, incluindo chillers 30% mais eficientes para controlar o consumo, paredes de vidro que neutralizam o calor e melhoram a eficiência do uso de energia na sede da empresa e alavancando 4.000 metros quadrados de paredes verdes, com sistemas UPS atualizados para transportar uma taxa de eficiência de 99%.

À medida que o mundo faz a transição de combustíveis fósseis para energia verde, é fundamental que as redes movidas a energia renovável sejam projetadas com tecnologias de segurança cibernética voltadas para a prevenção desde o início 

A Check Point Software mantém em seus estacionamentos subterrâneos as estações de carregamento de bicicletas, scooters e veículos eletrônicos, usando um sistema inteligente de circulação de ar para garantir a eficiência e o monitoramento do consumo de água e aproveitando a água cinza HVAC (Heating, Ventilating and Air Conditioning) para irrigar as paredes verdes e telhados verdes para reduzir o desperdício.

De acordo com a empresa, apesar de todos esses esforços, uma peça importante para garantir o futuro sustentável é frequentemente negligenciada: a segurança cibernética. À medida que o mundo faz a transição de combustíveis fósseis para energia verde, é fundamental que as redes movidas a energia renovável sejam projetadas com tecnologias de segurança cibernética voltadas para a prevenção desde o início, a fim de proteger os negócios de energia e garantir sua viabilidade no futuro.

A Check Point Software juntou-se recentemente a líderes cibernéticos, empresariais e políticos no Fórum Econômico Mundial para publicar um Guia para uma Transição de Energia de Baixas Emissões Resilientes Cibernéticas. O guia detalha seis princípios para ajudar os líderes governamentais e de energia a criar resiliência cibernética em sua jornada de transição energética:

Preparar a nova estrutura do sistema de energia para atender às ameaças emergentes
 Análises recentes da Check Point Research (CPR) apontaram descobertas sobre os ataques cibernéticos em serviços públicos globais que aumentaram 17% este ano em relação a 2022. Como isoladas, a infraestrutura de energia herdada transita para sistemas de rede digital suportados por tecnologias emergentes inovadoras , é essencial que recebam uma atualização de segurança cibernética. Muitos dos riscos podem ser mitigados com a criação de sistemas com soluções de segurança cibernética baseadas em prevenção para evitar que ataques interrompam as operações.

Investir capital para benefícios de longo prazo
 Alcançar um mundo sustentável requer investimentos iniciais em ativos de energia limpa e novas tecnologias que podem ser recuperados ao longo dos anos, à medida que liberam benefícios financeiros e sociais de longo prazo. Na mesma linha, a construção de sistemas de energia limpa “seguros por design” vem com custos iniciais de capital, mas reduzirá o risco geral para instalações, infraestrutura crítica e cadeias de suprimentos dos efeitos devastadores de uma violação ou ataque cibernético. Incorporar uma segurança cibernética forte desde o início também pode reduzir os prêmios de seguro.

Navegue pelo cenário regulatório
 A segurança cibernética é um risco global que atravessa fronteiras e setores. Líderes governamentais da União Europeia ao Japão, dos Estados Unidos e outros mais estão percebendo e agindo com relação a isso. Dada a importância da conformidade regulatória, é vital entender o ambiente regulatório e político global e local e como essas entidades veem a segurança cibernética. Compromissos internacionais e políticas domésticas podem ajudar a orientar as futuras necessidades de segurança cibernética no setor de energia.

Estabeleça uma governança resiliente cibernética para a transição de energia
 A transição de energia renovável está mudando os modelos de negócios comuns do setor de produção e distribuição de energia centralizada. Os novos sistemas serão executados em geração distribuída e produtores-consumidores que recebem e enviam energia para a rede. Os novos sistemas exigem modelos de governança baseados na confiança – especialmente quando se trata de relatórios e informações de incidentes. As organizações devem projetar uma estrutura de governança que aborde a segurança cibernética e crie resiliência cibernética.

Construir a base para um ambiente de negócios inovador
As empresas de energia devem perceber que a segurança cibernética é um facilitador comercial essencial para garantir e acelerar o desempenho dos negócios, e não um custo a ser minimizado. Na verdade, as empresas devem encontrar maneiras de demonstrar a força de sua segurança cibernética e resiliência cibernética como um ponto de venda exclusivo para investidores, parceiros e clientes. Isso permitirá que os líderes criem e sustentem um ambiente de negócios inovador confiável para a sustentabilidade dos negócios.

Desenvolva um forte capital humano
Com cerca de 3,4 milhões de cargos de segurança cibernética não preenchidos em todo o mundo, de acordo com o (ISC)², fechar a lacuna de habilidades em segurança cibernética é essencial para garantir o futuro sustentável. Isso pode ser feito primeiro retendo a força de trabalho cibernética atual e diminuindo seu estresse e evitando o esgotamento. Em seguida, é imperativo que requalifiquemos e treinemos trabalhadores para funções de segurança cibernética por meio de programas como o Check Point MIND e que eduquemos os jovens de hoje e os preparemos para carreiras cibernéticas por meio de programas como SecureAcademy.

Juntos, esses seis princípios complementam as dimensões de prontidão para a transição energética do Fórum Econômico Mundial. De acordo com o guia, “na medida em que as organizações integram a segurança cibernética em suas dimensões de prontidão para a transição energética e atuam nos seis princípios, tudo isto determinará se elas avançarão ou impedirão o progresso em um futuro de baixas emissões”.

Legenda foto: Sede da Check Point Software em Tel Aviv, Israel

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.