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Inteligência Artificial e Realidade Virtual influenciam o gerenciamento de Dados

Investimentos em plataformas de gerenciamento de Dados, servidores e em todos os equipamentos ativos da rede devem se tornar ainda mais constantes dentro das empresas

Inteligência Artificial e Realidade Virtual influenciam o gerenciamento de Dados

A popularização de ferramentas tecnológicas como a Inteligência Artificial e a Realidade Virtual, tem colocado em evidência, mais do que nunca, um dos mercados mais promissores na atualidade, o de Data Center. Impulsionada pelo recorrente aumento do uso das mais variadas tecnologias que envolvem a Internet das Coisas (IoT), tanto o armazenamento, como o gerenciamento de Dados tem se tornado uma espécie de petróleo, ou o ouro, do mundo digital.

De acordo com o Supervisor de Vendas Corporativas da Fibracem, indústria brasileira especializada no setor de comunicação óptica, Adriano Rodrigues Fraga, a expectativa ainda é que com a ‘popularização’ cada vez mais rápida de ferramentas, as empresas intensifiquem os investimentos em redes corporativas.

As empresas vão precisar investir em plataformas de gerenciamento de Dados, mas também em servidores e de todos os equipamentos ativos da rede 

Para ele, deve-se haver um crescimento assíduo na busca por capacidades cada vez mais altas dos dispositivos storage para armazenamento de informações, mas também na demanda por servidores com maior capacidade de processamento.

“As empresas vão precisar investir em plataformas de gerenciamento de Dados, mas também em servidores e de todos os equipamentos ativos da rede, para garantir um melhor controle no sistema de contingência de Dados”, esclarece Adriano.

Outras razões que explicam o aumento no volume de armazenamento, transferência e gerenciamento de Dados, consequentemente do mercado de Data Center no Brasil, são o crescimento do comércio eletrônico, a digitalização de negócios, a regulamentação e conformidade da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e os investimentos em infraestrutura como o 5G.

Desde o surgimento da pandemia de Covid-19, as pessoas mudaram o estilo de vida, o que, de certa forma, agilizou a transição para o mundo digital e acelerou de forma significativa o consumo de instrumentos cada vez mais inseridos e conectados à tecnologia.

O cenário é promissor, mas requere atenção
Segundo o especialista, a estimativa é que nos próximos três anos, um terço das empresas e 25% das pessoas estejam totalmente ativas em ambientes virtuais, o que aumentará ainda mais o volume de gerenciamento de dados.

Para Fraga, esse é um forte indício do quão o consumo de dados aumentará e que, por conta disso, seja necessário realizar, por parte das empresas, investimentos constantes não só em equipamentos de conectividade, mas também em ampliações da infraestrutura de data centers para suportar toda essa demanda expressiva do volume de Dados que serão trabalhados

“O aumento do uso da Inteligência Artificial por diversas empresas, dos mais variados setores da economia tem feito com que elas se tornem uma forte aliada não só para a promoção de marcas e produtos, mas também para tomadas de decisões importantes dentro das companhias. Por isso é fundamental que as corporações promovam o uso cada vez mais ético dessa tecnologia, garantindo transparência no algoritmo, responsabilidade e audibilidade”, Finaliza Adriano.

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