As remessas mundiais de PCs totalizaram 55,2 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2023, uma queda de 30% em relação ao mesmo período de 2022, de acordo com resultados preliminares do Gartner. A falta de motivação de compra levou ao segundo trimestre consecutivo de declínio histórico ano a ano.
“As pressões de preços de PCs se intensificaram durante o trimestre, pois os fornecedores ofereceram descontos consideráveis para limpar o estoque”, disse Mikako Kitagawa, analista-diretor do Gartner. “Para impulsionar a demanda, os fornecedores reduziram temporariamente os preços médios de venda (ASPs) dos PCs que já estavam nos canais, mas os ASPs dos novos PCs enviados aos canais permaneceram elevados devido aos aumentos de custo da cadeia de suprimentos causados pela inflação”, explicou.
“Essencialmente, os fornecedores de PCs adotaram uma estratégia para proteger as margens, em vez de buscar participação no mercado baixando preços”, acrescentou Kitagawa. “Os ASPs aumentarão moderadamente em 2023, à medida que os fornecedores repassarem os aumentos de custo para novos PCs que entram no canal para os usuários finais”, afirmou.
Os principais fornecedores no mercado mundial de PCs permaneceram inalterados no primeiro trimestre de 2023, com a Lenovo mantendo o primeiro lugar em remessas com 23,3% de participação no mercado, totalizando 12,8 milhões de unidades vendidas. Na segunda colocação veio a HP com remessas de 12 milhões de PCs (21,8%), a Dell com 9,5 milhões (17,3%), Apple com 4,8 milhões (8,7%), Asus com 3,9 milhões (7,1 %) e Acer com 3,5 milhões (6,4%).
A Lenovo registrou o maior declínio anual de remessas em sua história corporativa em dois trimestres. Embora os EUA tenham sido um mercado particularmente desafiador para a Lenovo, a empresa teve um crescimento modesto no Japão impulsionado pelas compras de PCs no final do ano fiscal.
Este foi o sétimo trimestre consecutivo de declínio de vendas de dois dígitos para a HP. As remessas da HP na EMEA caíram 37% em comparação com o ano anterior, mas caíram menos acentuadamente no mercado dos EUA.
A Dell viu seu quarto trimestre consecutivo de declínio ano a ano. A Ásia-Pacífico foi o mercado mais atingido, com uma queda de mais de 40% nas remessas. O declínio da Dell foi em grande parte impulsionado pelo fraco mercado de PCs empresariais.
“A demanda de PCs empresariais foi lenta no geral neste trimestre, mas o mercado de pequenas e médias empresas (SMB) foi especialmente fraco devido às incertezas econômicas”, disse Kitagawa. “A TI continua sendo a principal área de gastos das PMEs, pois as organizações reconhecem a importância de alavancar a tecnologia para o crescimento, mas os PCs geralmente são a primeira área a enfrentar cortes orçamentários, pois a vida útil do produto pode ser estendida. Por outro lado, os gastos em outros segmentos de tecnologia, como software e serviços de TI, devem crescer em 2023”, observou.
Serviço
www.gartner.com
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo