Os investimentos empresariais em software de compra ainda estão acelerando rapidamente três anos depois que a pandemia de Covid-19 interrompeu significativamente a forma como as empresas adquirem bens e serviços, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado pela Information Services Group (ISG), empresa global em pesquisa e consultoria em tecnologia.
O relatório ISG Provider Lens Global Procurement Software Platforms and Solutions de 2023 revela que grandes e médias empresas aumentaram os investimentos em plataformas de compras entre 20% e 30% em 2022, aproximadamente o mesmo ritmo dos dois anos anteriores. Os gastos com software ultrapassaram o crescimento da terceirização de compras e dos serviços de transformação, em parte porque a maioria das empresas adquire uma plataforma de software como o primeiro passo para a modernização das compras, afirma o ISG. Embora algumas organizações esperem implementar o software por conta própria, a maioria descobrirá que precisa trabalhar com provedores de serviços, diz o relatório.
“A interrupção e as mudanças subsequentes nos negócios e nas cadeias de suprimentos desde o início da pandemia tornaram as compras muito mais complexas e imprevisíveis”, disse Scott Furlong, sócio e líder da ISG Global Business Operations. “Esperamos um crescimento contínuo em plataformas e serviços de compras à medida que as empresas se adaptam às novas condições”, comentou.
As crises da era pandêmica revelaram para muitas organizações o quanto o preço e a disponibilidade de bens essenciais podem afetar sua capacidade de fazer negócios, diz a ISG. As cadeias de suprimentos melhoraram desde os enormes atrasos e escassez no auge da pandemia, mas ainda não se recuperaram totalmente. A inflação, a volatilidade das taxas de juros e de câmbio e as tensões políticas continuam prejudicando as compras de muitas empresas.
Benefícios
As principais plataformas de compras ajudam as empresas a se preparar e responder às mudanças, fornecendo mais uniformidade de dados, experiência do usuário e conexões com funções relacionadas, como finanças e gerenciamento da cadeia de suprimentos, diz o relatório. Eles também permitem práticas de gerenciamento de operações que podem simplificar as aquisições e reduzir os custos operacionais.
As plataformas de compras estão avançando mais rapidamente em ferramentas de automação inteligentes que usam IA e aprendizado de máquina, diz o relatório. Esses recursos não apenas aceleram os processos, mas também melhoram a precisão por meio da verificação de erros e da limpeza de dados. Fornecedores de plataformas e provedores de serviços planejam automatizar quase todas as operações de compras dos clientes nos próximos três anos, diz a ISG.
“A automação inteligente permite que as empresas descarreguem as avaliações básicas e a tomada de decisões”, disse Jan Erik Aase, sócio e líder global da ISG Provider Lens Research. “Isso permite que as organizações de compras se concentrem na inovação para enfrentar o próximo desafio”, observou.
O relatório também explora outras tendências globais de compras, incluindo o uso de ferramentas de desenvolvimento Low-code/No-code e a crescente importância do gerenciamento de mudanças na transformação das compras.
Serviço
www.isg-one.com
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo