book_icon

Gartner lista principais tendências tecnológicas da cadeia de suprimentos

O Gartner identificou as oito principais tendências estratégicas de tecnologia da cadeia de suprimentos para 2024 que ajudarão os líderes na busca de seus objetivos

Gartner lista principais tendências tecnológicas da cadeia de suprimentos

Os avanços na tecnologia fornecerão aos líderes de tecnologia da cadeia de suprimentos e diretores da cadeia de suprimentos (CSCOs) oportunidades para apoiar novos modelos de negócios, aumentar e automatizar a tomada de decisões e promover a colaboração do ecossistema, de acordo com o Gartner. Com essas oportunidades emergentes, o Gartner identificou as oito principais tendências estratégicas de tecnologia da cadeia de suprimentos para 2024 que ajudarão os líderes na busca desses objetivos.

“As tendências deste ano são impulsionadas por temas que incentivam os líderes de tecnologia da cadeia de suprimentos a garantir que sua base possa apoiar investimentos passados e futuros, ao mesmo tempo em que buscam novas oportunidades de diferenciação”, disse Christian Titze, analista vice-presidente da Prática de Supply Chain do Gartner. “As variantes de IA continuam a ser tanto um impulsionador de tendências, como na robótica, quanto uma tendência em si, este ano representada pela ‘IA composta’.”

Os robôs humanoides de última geração combinam consciência sensorial com manipulação móvel e locomoção dinâmica para realizar um trabalho produtivo que antes era relegado aos humanos biológicos

As tendências tecnológicas da cadeia de suprimentos deste ano foram impulsionadas por dois grandes temas: a necessidade de os líderes da cadeia de suprimentos alavancarem tecnologias emergentes para controlar e proteger seus negócios e novas oportunidades de diferenciação competitiva por meio da integração complementar de humanos e máquinas

“Essas tendências tecnológicas não são isoladas, mas sim interconectadas e se reforçam mutuamente”, disse Dwight Klappich, analista vice-presidente e membro da prática de Supply Chain do Gartner. “Sua importância será diferente não apenas pela maturidade organizacional, mas também pela indústria, necessidades de negócios e planos estratégicos previamente elaborados. Líderes inovadores da cadeia de suprimentos conectarão estratégias e investimentos entre várias tendências para ajudar a cumprir suas metas de missão crítica este ano.”

As principais tendências em tecnologia da cadeia de suprimentos para 2024 são:

Extorsão cibernética

Os criminosos cibernéticos são altamente bem-sucedidos na execução de ataques de ransomware para extorquir fundos de organizações da cadeia de suprimentos. É altamente provável que eles utilizem o poder da IA para gerar ferramentas de ataque avançadas, tornando seus ataques ainda mais eficazes. Os líderes de tecnologia da cadeia de suprimentos devem colaborar com a liderança de TI para confirmar que os cenários de ataque de ransomware estão incluídos nos processos de gerenciamento de risco corporativo e desenvolver um manual detalhado de resposta a incidentes de ransomware.

Governança de dados da cadeia de suprimentos

O surgimento de ferramentas poderosas para análises avançadas e técnicas de IA está dimensionando massivamente os recursos para visibilidade multifuncional, modelagem de cenários e automação de decisões. À medida que essas tecnologias são cada vez mais adotadas, a importância de manter um alto nível de qualidade de dados e um processo de governança rigoroso está se tornando a missão crítica dos negócios.

Cadeias de suprimentos sustentáveis de ponta a ponta

A legislação relacionada à sustentabilidade está crescendo globalmente e impulsionando uma mudança da conformidade voluntária para a regulamentação. Como resultado, a precisão dos dados de sustentabilidade precisa ser elevada de indicadores para grau de investimento para atender aos requisitos das partes interessadas, ao mesmo tempo em que impulsiona a tomada de decisões internas.

Sistemas de visão habilitados para IA

Os sistemas de visão habilitados para IA são novas soluções de hiperautomação que combinam câmeras 3D industriais, software de visão computacional e tecnologias avançadas de reconhecimento de padrões de IA. Essas soluções podem capturar, interpretar e fazer inferências de forma autônoma com base nas imagens não estruturadas que os sistemas de visão veem em tempo real.

Força de trabalho conectada

As iniciativas de força de trabalho conectada aumentada (ACWF) reduzem o tempo necessário após a integração para que um funcionário se torne totalmente produtivo e melhore sua tomada de decisão. O ACWF é uma estratégia para otimizar o valor derivado de um trabalhador humano, estabelecendo um tecido conjuntivo que otimiza o uso de tecnologia inteligente, análise da força de trabalho e aumento de habilidades. Ele trata essas capacidades como uma estratégia unificada e coesa para acelerar e escalar talentos.

Composite AI

A Composite AI é a aplicação combinada de várias técnicas de IA para melhorar a eficiência e a precisão do aprendizado para ampliar o nível de representações de conhecimento e, em última análise, para resolver uma variedade de problemas de negócios que impulsionam melhorias de desempenho da cadeia de suprimentos. Dependendo do contexto de um caso de uso específico, diferentes técnicas de IA, ou mais frequentemente uma combinação de técnicas, farão mais sentido do que confiar em uma abordagem “tamanho único”.

Robôs de trabalho humanoides de última geração

Os robôs humanoides de última geração combinam consciência sensorial com manipulação móvel e locomoção dinâmica para realizar um trabalho produtivo que antes era relegado aos humanos biológicos. Os robôs humanoides normalmente imitam o corpo humano com uma cabeça com sensores e câmeras para detectar seu ambiente, um corpo que abriga a potência e a mecânica, braços e mãos/pinças para agarrar, manipular e transportar itens e pernas para locomoção dinâmica.

Clientes de máquinas

Clientes de máquinas são atores econômicos não humanos que obtêm autonomamente bens ou serviços em troca de pagamento. Exemplos incluem: dispositivos ou ativos conectados à IoT que fazem pedidos independentemente de um comando humano, algoritmos de reabastecimento inteligentes que mantêm a disponibilidade de consumíveis e assistentes inteligentes que sugerem ofertas aos consumidores.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.