book_icon

VMware apresenta estratégias para criar resiliência contra ataques cibernéticos

Garantir a visibilidade  da comunicação de rede dentro do data center e não deixar a segurança nas mãos de um time só são alguns dos procedimentos para prevenir ataques

VMware apresenta estratégias para criar resiliência contra ataques cibernéticos

Os ataques cibernéticos estão se tornando cada vez mais complexos, porque buscam diferentes formas de obter êxito, o que se configura como um problema de difícil solução. “A melhor forma de lidar com esta situação é as empresas avaliarem o cenário como um todo e optar por uma solução que atenda aos diversos aspectos de um ataque. Não é recomendável usar várias ferramentas, criadas para resolver o problema por pedaços. Isso acaba gerando ainda mais complexidade e muitas vezes sobreposições ou lacunas na segurança”, analisa Marcio Bracco, diretor de Vendas especializado em Redes e Segurança da VMware para a América do Sul.

As dificuldades de se combater um ataque cibernético e como uma equipe multifuncional de infraestrutura trabalha em conjunto para destruir sua anatomia, com o intuito de analisar o impacto e determinar a causa raiz, foram demonstradas pela VMware, no evento Security Mindset, realizado no último dia 4 de abril, no Hotel Hilton-Morumbi, em São Paulo. A proposta da companhia foi apresentar suas estratégias para combater e criar resiliência contra ciberataques.

É preciso que as empresas estejam abertas também a novas abordagens que simplifiquem processos

Especialistas da VMware presentes ao evento dão dicas para prevenir os incidentes cibernéticos, antes que eles aconteçam e causam prejuízos incalculáveis às empresas. “Garantir a visibilidade da comunicação de rede dentro do data center pode ser um procedimento a ser adotado pelas companhias. Dessa forma, é possível detectar tráfegos anômalos e dar uma resposta aos incidentes de segurança em tempo hábil”, salienta Rodrigo Bertoloto, líder de Engenharia focado em Redes e Segurança na VMware para a América Latina. Outro cuidado que as empresas devem ter é não deixar a segurança apenas na mão de um time. “O ideal é que haja segurança colaborativa para impedir invasões”, frisa.

No que tange às ferramentas, especialistas acreditam que é importante que os times de segurança avaliem soluções mais completas e abrangentes, de forma a reduzirem a quantidade de produtos de segurança. “É preciso que as empresas estejam abertas também a novas abordagens que simplifiquem processos”, aconselha Bracco.

Há dez anos a VMware vem atuando com Segurança de Dados, com a aquisição de empresas da área para criação de portfólio. Na lista de compras da empresa, dona de 80% do market share de virtualização de servidores, estão a Carbon Black, a Lastline e AVI. Está última é idealizadora de uma solução inovadora de Load Balancer e Web Application Firewall. “Investimos pesado nesse segmento, porque o mercado é promissor, em função das altas somas que as empresas aplicam nessa área e por ser o Brasil um dos principais alvos de ataques da América Latina”, assinala Bertoloto.

Uma das soluções da empresa é a Velocloud. Trata-se de uma ferramenta de SDWan. “Enquanto outras empresas agregaram algumas facilidades a produtos de rede a nossa solução nasceu alinhada com os princípios da tecnologia, que são, solução simples de implementar – Zero Touch – baseada em whitebox Intel x86, com recursos de otimização de tráfego, análise do meio de comunicação persistente de forma a contornar qualquer degradação imediatamente, oferecendo uma excelente experiência ao usuário independente da qualidade dos links de comunicação”, conclui Bracco.

Foto divulgação - Rodrigo Bertoloto, líder de Engenharia para Redes e Segurança da VMware, durante sua apresentação no Security Mindset.
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.