Somente em janeiro de 2023, o Macrossetor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) registrou cerca de 4,3 mil novos postos de trabalho. Os Dados foram levantados pela Brasscom, Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, e revelam um avanço no País com relação a demanda de novos talentos.
Destaca-se que o Macrossetor também engloba o TI In House, empregos em empresas com objetos sociais distintos da Tecnologia da Informação. O setor de TI In House apresentou o maior crescimento entre os setores analisados, responsável por um crescimento de 0,7% em relação ao fechamento de 2022, gerando 3.392 empregos.
Vale ressaltar que, no geral, o setor de tecnologia no Brasil tem crescido nos últimos anos. Em 2021, o Macrossetor de TIC criou 199,7 mil empregos e em 2022 foram gerados mais de 117 mil, com um crescimento de 6,1% no número de vagas. Somente no setor de TIC, foram gerados 73 mil novos postos de trabalho no ano passado.
O cenário tecnológico no Brasil acaba sendo positivo, com novas perspectivas para o futuro incluindo a chegada da rede 5G, que permitirá a interconexão de equipamentos e dispositivos com o desenvolvimento da chamada Internet das Coisas (IoT), a digitalização crescente, a disseminação de Inteligências Artificiais e inovações consideráveis. São caminhos que requerem mão de obra especializada e que confirmam um real desenvolvimento tecnológico.
Serviço
www.brasscom.org.br
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo