book_icon

Hitachi Energy e Petrofac firmam acordo eólico offshore

Anúncio é equivalente ao maior acordo estrutural da história da Hitachi Energy, permitindo a expansão da capacidade a longo prazo para acelerar a transição energética. Tecnologias complementares e expertise sustentam a expansão da capacidade eólica offshore da TenneT nos setores alemão e holandês do Mar do Norte

Hitachi Energy e Petrofac firmam acordo eólico offshore

Plataforma offshore 2GW. Crédito: TenneT

A Hitachi Energy, empresa mundial em tecnologia que está promovendo um futuro energético sustentável para todos, e a Petrofac, empresa internacional no fornecimento de serviços para a indústria energética, foram selecionadas pela TenneT, a operadora de sistemas de transmissão holandesa- alemã, para fornecer várias estações conversoras HVDC offshore e onshore e infra-estrutura associada para acelerar a integração de energias renováveis em massa nas redes de energia europeias.

O objetivo principal é implementar, de forma recorde, seis sistemas de integração de energia renovável, dos quais cinco irão conectar parques eólicos offshore à rede holandesa e o sexto à rede alemã

O acordo plurianual foi concedido à Hitachi Energy e a Petrofac como parte do ambicioso programa eólico offshore “2GW da TenneT”¹, baseado na tecnologia de corrente contínua de alta tensão (HVDC), pioneira da Hitachi Energy.

O objetivo principal é implementar, de forma recorde, seis sistemas de integração de energia renovável, dos quais cinco irão conectar parques eólicos offshore à rede holandesa e o sexto à rede alemã. Cada um destes sistemas de conexão tem uma capacidade de 2 gigawatts (GW) e um nível de tensão de 525 quilovolts (kV) – uma inovação mundial para energia eólica offshore.

O acordo firmado é o maior já feito na história da Hitachi Energy e confirma a inovação da tecnologia de ponta, que pode ser implantada efetivamente, além de mostrar como novos modelos de negócios permitem a escala necessária para a transição de energia verde. A parceria entre as empresas permitirá que a Hitachi Energy e a Petrofac estruturem o planejamento da operação com antecedência e aumentem sua força de trabalho e capacidade de fabricação em tempo hábil, bem como treinem seus funcionários com as habilidades necessárias no setor, ao mesmo tempo em que capturam sinergias entre os sucessivos projetos para atender às datas em serviço.

A Hitachi Energy fornecerá suas estações conversoras HVDC Light, que convertem energia CA para CC offshore e CC para CA onshore. A Petrofac se encarregará da engenharia, aquisição, construção e instalação (EPCI) das plataformas offshore e dos elementos das estações conversoras onshore.

O primeiro contrato do acordo, para o projeto Ijmuiden Ver Alpha, foi concedido de imediato. O segundo, Nederwiek 1, deverá ser concedido no final do ano. A estrutura também inclui os projetos Doordewind 1, Doordewind 2, Nederwiek 3 e LanWin5, com previsão de concessão para o período de 2024-2026.

“Este modelo de negócios inovador estabelecerá o rumo para a integração de uma enorme quantidade de energia eólica offshore e dará visibilidade ao futuro. Na verdade, já estamos contratando para expandir nossa capacidade de entrega global e cumprir efetivamente estas e outras encomendas”, disse Niklas Persson, diretor Geral de Grid Integration da Hitachi Energy. “Estamos orgulhosos de fazer parte desta jornada e, juntamente com nosso parceiro Petrofac, estamos estabelecendo a referência para implantar a tecnologia HVDC offshore em escala e com rapidez”.

“Este anúncio representa um próximo passo emocionante na colaboração da Petrofac e da Hitachi Energy. Já asseguramos o recurso chave e o pátio necessário para acelerar os dois primeiros projetos no programa inovador da TenneT”, disse Sami Iskander, Chefe Executivo do Grupo Petrofac. “Combinando a experiência EPCI líder da Petrofac e a tecnologia comprovada da Hitachi Energy, esperamos apoiar a TenneT para conectar parques eólicos maiores e mais eficazes para fornecer energia limpa a preços acessíveis para milhões de lares europeus”.

“A TenneT tem o conhecimento técnico, a escala e a posição geográfica para conectar a energia eólica do Mar do Norte”. Este é um dos projetos de infraestrutura mais importantes do século; a transformação verde do sistema energético é fundamental para a descarbonização da indústria”, disse Tim Meyerjürgens, COO da TenneT. “Juntamente com nossos parceiros de mercado, estamos muito orgulhosos de ter alcançado outro marco importante. Juntos, asseguramos a aceleração decisiva do desenvolvimento da rede offshore e estabelecemos o rumo para o futuro panorama energético europeu”.

“Essa abordagem de longo prazo anda de mãos dadas com uma mudança fundamental nos valores rumo a uma forte parceria, o que permitirá maior flexibilidade, progresso tecnológico e segurança no planejamento para ambas as partes”, disse Marco Kuijpers, diretor de Grandes Projetos Offshore da TenneT. “Isto beneficia todas as partes e garante emprego, crescimento e o fortalecimento das cadeias de abastecimento. Já podemos ver que nossos parceiros investem em recursos e instalações extras”.

A Hitachi Energy e a Petrofac começaram a trabalhar juntas em junho de 2022 para fornecer integração conjunta da rede e soluções de infraestrutura associadas para apoiar o Programa 2GW da TenneT.2². No mesmo ano, a Alemanha, Holanda, Dinamarca e Bélgica concordaram em instalar pelo menos 65 gigawatts de energia eólica offshore combinados até 2030, anunciados com a Declaração Intergovernamental de Esbjerg³. Com 40 gigawatts, quase dois terços desta capacidade são da TenneT, sendo que os setores alemães e holandeses do Mar do Norte contam com 20 gigawatts cada.

1 Programa 2GW da TennetT

2 Hitachi Energy e Petrofac vão colaborar no crescimento do mercado eólico offshore

3 A Declaração Intergovernamental de Esbjerg

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.