book_icon

Rede DWDM da provedora Conect Info chega à capital paulista

A provedora mineira investiu na linha de transponders de 800 Gb/s da Padtec para expandir para a capital paulista sua já extensa rede de comunicação de alta capacidade

Rede DWDM da provedora Conect Info chega à capital paulista

Depois de ampliar a cobertura de suas redes DWDM para três estados brasileiros, a Conect Info, provedora de serviços de telecomunicações de Minas Gerais, agora está levando seus serviços também para São Paulo, por meio de duas novas rotas – uma conectando a capital paulista à cidade do Rio de Janeiro e a outra a Belo Horizonte. E está investindo na linha de transponders de 800 Gb/s da Padtec para expandir para a capital paulista sua já extensa rede de comunicação de alta capacidade.

Para iluminar a nova rota, a Conect Info investiu novamente na linha de transponders de 800 Gb/s (até 400 Gb/s por canal óptico) da Padtec

O plano de expansão da provedora, que tem sede em Ipatinga (MG), começou no ano passado, com a conexão de cidades-chaves de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. Neste ano, a rede chega até São Paulo e forma um anel entre as capitais paulista, mineira e fluminense. Ao todo, serão mais de 5 mil quilômetros de redes iluminadas, com capacidade total de 16 Tb/s (terabits por segundo).

Rudmar Guimarães, CEO da Conect Info, explica que a construção de uma rede de alta capacidade e que pode ser expandida de forma rápida – uma das maiores em anel do País – faz parte da estratégia da empresa para os próximos anos. “Com a expansão, a intenção é impulsionar o próximo estágio de crescimento da Conect, que tem como foco a ampliação da presença geográfica e da oferta de serviços”, destaca o executivo. “Nesse sentido, a solução DWDM da Padtec permite preparar nossa rede óptica para um crescimento escalável e flexível da capacidade, de modo a acompanhar o aumento da demanda por tráfego de dados e nossa expansão no mercado”, completa.

Para iluminar a nova rota, a Conect Info investiu novamente na linha de transponders de 800 Gb/s (até 400 Gb/s por canal óptico) da Padtec, que recentemente atingiu a marca de mil unidades vendidas. Desenvolvido e fabricado no Brasil, o produto oferece alta capacidade de transmissão de dados, em curtas, médias e longas distâncias, com menor custo por bit transmitido.

Além disso, a provedora mineira também decidiu investir no uso da solução OTDR (Optical Time-Domain Reflectometer), que permite que os operadores controlem remotamente, e de forma automática, o desempenho de suas redes ópticas por longas distâncias. E, em pontos estratégicos da rede, está apostando no uso da solução OCM-HR (Optical Channel Monitoring – High Resolution) como OSA (Optical Spectrum Analyzer) para monitorar, de forma ativa, a potência e a relação sinal-ruído (SNR, na sigla em inglês) de cada canal.

Serviço
www.conectinfo.net.br

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.