book_icon

ESG: quatro boas práticas que podem ser adotadas por empresas de TI

Uma pesquisa mostra que os investidores estão de olho nas empresas preocupadas com a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa do negócio.

A pauta ESG, que se refere à sustentabilidade ambiental (environmental), social (social) e de governança corporativa (corporate governance) de uma organização, não é mais uma tendência e sim uma realidade. Prova disso são os Dados da pesquisa EY Global Corporate Reporting and Institutional Investor Survey. O estudo mostra que 78% dos 320 investidores ouvidos ao redor do mundo acreditam que as empresas devem fazer investimentos que abordem questões de ESG relevantes para seus negócios, mesmo que isso reduza os lucros a curto prazo.

Nesse cenário, as empresas de TI, em particular, enfrentam desafios únicos. Isso porque o seu crescimento acelerado e urgente, quando é bem orquestrado, pode gerar diversos impactos negativos, tanto no ambiente interno quanto em tudo o que está ao redor. São prejuízos, porém, que podem ser mitigados ou evitados com algumas boas práticas, entre as quais eu destaco quatro:

 Gerir os resíduos eletrônicos adequadamente
Um dos principais desafios enfrentados pelas empresas de TI em relação a ESG é a gestão de resíduos eletrônicos. Com o rápido avanço da tecnologia, os dispositivos tendem a se tornar obsoletos em um curto espaço de tempo, com potencial para aumentar o descarte de lixo eletrônico no planeta. Cabe às empresas de TI considerarem a etapa de reciclagem no ciclo de vida de um item, já no momento do seu desenvolvimento. Além disso, é fundamental que essas organizações se mantenham engajadas em ações voltadas ao consumo consciente, inclusive por meio da reutilização de dispositivos que ainda tenham condições de uso.

Garantir a privacidade dos Dados de terceiros
Outro desafio significativo para as empresas de TI em relação a ESG é a privacidade dos Dados. À medida que a tecnologia avança, torna-se cada vez mais fácil coletar Dados do público-alvo, sejam informações pessoais, do seu perfil ou de seus hábitos e suas preferências. Trata-se de um universo de informações que facilmente pode levar à violação de privacidade, com risco de ferir as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Nesse quesito, a recomendação é que as empresas, além de manterem controle sobre os dados de terceiros que estão em seu poder, sejam transparentes com o público-alvo sobre a coleta, o armazenamento e o uso dessas informações.

Ter um consumo consciente de energia
Os Data Centers que suportam as operações das empresas de TI consomem grandes quantidades de energia, que é gerada a partir de combustíveis fósseis, o que contribui para as emissões de gases de efeito estufa. Uma alternativa, nesse caso, é o uso de painéis solares, por exemplo.

Agregar diversidade e inclusão ao dia a dia do negócio
Paralelamente aos cuidados com questões relacionadas ao meio ambiente, a empresa pode, ainda, amadurecer o seu clima organizacional por meio de contratações, promoções e desenvolvimento da equipe considerando os temas diversidade e inclusão. Vale destacar que os ambientes plurais no sentido mais amplo da palavra são os solos mais férteis para a criatividade e a inovação, itens vitais para a prosperidade de qualquer empresa, principalmente as de TI.

Aqui, citei apenas quatro boas práticas. Mas a lista de possibilidades de ações de ESG é bastante extensa e importante para a imagem da empresa, para o planeta e para a sociedade. Por isso, as iniciativas devem estar no radar da alta administração do negócio. Não apenas por meio de ações isoladas, mas incorporada ao DNA da companhia.

Por Jane Greco, diretora na MPE Soluções.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.