book_icon

Semantix lança Data Marketplace e amplia dados para tomada de decisões

A solução possibilita aos usuários conveniência para acessar e trabalhar com grandes bases de dados externos para criar inteligências

Semantix lança Data Marketplace e amplia dados para tomada de decisões

A Semantix, empresa brasileira de plataforma de dados em modelo Saas na América Latina, realizou o lançamento do Semantix Data Marketplace, um produto que permite aos clientes aproveitar dados organizados e selecionados de terceiros. Com a iniciativa, empresas de diferentes setores podem tomar decisões cada vez mais assertivas e desenvolver algoritmos precisos de Inteligência Artificial.

Analistas de dados entendem que capturar, tratar e principalmente manter atualizadas as fontes de dados de um projeto exige muito esforço. Se essas bases são públicas ou internas, o desafio é o mesmo, o que demanda diversas horas dos técnicos para criar conectores, entender os dados, cruzar as diferentes tabelas e acompanhar as mudanças que podem acontecer ao longo do tempo. Qualquer falha nesse processo faz com que os algoritmos e análises sejam prejudicadas.

No futuro, a empresa pensa em oferecer também bases derivadas de estudos e produtos próprios, bem como soluções em dados sintéticos e algoritmos de Inteligência Artificial

O Semantix Data Marketplace oferece uma coleção de fontes de dados públicos que são habilmente organizados e selecionados dentro da Semantix Data Platform (SDP), seguindo rigorosamente as leis e regulamentações de proteção de dados. Com apenas alguns cliques na plataforma, clientes de diferentes setores, como saúde, varejo e finanças, podem se conectar a esses conjuntos de dados, enriquecer seus dados internos e obter insights valiosos.

“A Semantix já oferece suporte a seus clientes em toda a jornada de dados com uma solução abrangente de ponta a ponta. Agora, com o Semantix Data Marketplace, nossos clientes podem combinar fontes internas de dados e de terceiros, capacitando os usuários a tomar decisões ainda mais assertivas e impulsionando, assim, o crescimento”, afirma Leonardo Santos, CEO da Semantix. “Nossos clientes podem acessar uma vasta gama de dados, processo que anteriormente apresentava dificuldade de obtenção e análise, permitindo agora a criação de poderosos algoritmos de IA com maior precisão”, completa.

Além dos clientes atuais, que já estão utilizando as fontes públicas de dados disponíveis no Semantix Data Marketplace, a empresa está se envolvendo ativamente com clientes em potencial, para explorar novas oportunidades de geração de receita por meio de venda regulamentada de dados na plataforma. Aproveitando a adjacência de negócios em questão, o Semantix Data Marketplace tem potencial para aumentar significativamente o mercado total endereçável da empresa, com um potencial de crescimento estimado de US$ 5,7 bilhões até 2030, de acordo com um relatório de pesquisa de mercado produzido pela Grand View Research.

As bases públicas são apenas o começo. Existe um grande potencial para gerar inteligências a partir dessas fontes, derivando novas bases e disponibilizá-las aos desenvolvedores de forma simples, mas o mercado de dados está apenas começando no Brasil, como explica Thiago Pavin, líder de Produtos e Verticais: “Muitas empresas, de muitos segmentos, que produzem dados aos montes estão buscando meios seguros para ganhar dinheiro com essa ‘matéria-prima’, ao invés de apenas gastar estocando-os. Nossa visão na Semantix é democratizar esse mercado e permitir que empresas e usuários cooperem para gerar valor mutuamente”. No futuro, a empresa pensa em oferecer também bases derivadas de estudos e produtos próprios, bem como soluções em dados sintéticos e algoritmos de Inteligência Artificial.

Serviço
www.semantix.ai

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.