A Semantix, empresa brasileira de plataforma de dados em modelo Saas na América Latina, realizou o lançamento do Semantix Data Marketplace, um produto que permite aos clientes aproveitar dados organizados e selecionados de terceiros. Com a iniciativa, empresas de diferentes setores podem tomar decisões cada vez mais assertivas e desenvolver algoritmos precisos de Inteligência Artificial.
Analistas de dados entendem que capturar, tratar e principalmente manter atualizadas as fontes de dados de um projeto exige muito esforço. Se essas bases são públicas ou internas, o desafio é o mesmo, o que demanda diversas horas dos técnicos para criar conectores, entender os dados, cruzar as diferentes tabelas e acompanhar as mudanças que podem acontecer ao longo do tempo. Qualquer falha nesse processo faz com que os algoritmos e análises sejam prejudicadas.
O Semantix Data Marketplace oferece uma coleção de fontes de dados públicos que são habilmente organizados e selecionados dentro da Semantix Data Platform (SDP), seguindo rigorosamente as leis e regulamentações de proteção de dados. Com apenas alguns cliques na plataforma, clientes de diferentes setores, como saúde, varejo e finanças, podem se conectar a esses conjuntos de dados, enriquecer seus dados internos e obter insights valiosos.
“A Semantix já oferece suporte a seus clientes em toda a jornada de dados com uma solução abrangente de ponta a ponta. Agora, com o Semantix Data Marketplace, nossos clientes podem combinar fontes internas de dados e de terceiros, capacitando os usuários a tomar decisões ainda mais assertivas e impulsionando, assim, o crescimento”, afirma Leonardo Santos, CEO da Semantix. “Nossos clientes podem acessar uma vasta gama de dados, processo que anteriormente apresentava dificuldade de obtenção e análise, permitindo agora a criação de poderosos algoritmos de IA com maior precisão”, completa.
Além dos clientes atuais, que já estão utilizando as fontes públicas de dados disponíveis no Semantix Data Marketplace, a empresa está se envolvendo ativamente com clientes em potencial, para explorar novas oportunidades de geração de receita por meio de venda regulamentada de dados na plataforma. Aproveitando a adjacência de negócios em questão, o Semantix Data Marketplace tem potencial para aumentar significativamente o mercado total endereçável da empresa, com um potencial de crescimento estimado de US$ 5,7 bilhões até 2030, de acordo com um relatório de pesquisa de mercado produzido pela Grand View Research.
As bases públicas são apenas o começo. Existe um grande potencial para gerar inteligências a partir dessas fontes, derivando novas bases e disponibilizá-las aos desenvolvedores de forma simples, mas o mercado de dados está apenas começando no Brasil, como explica Thiago Pavin, líder de Produtos e Verticais: “Muitas empresas, de muitos segmentos, que produzem dados aos montes estão buscando meios seguros para ganhar dinheiro com essa ‘matéria-prima’, ao invés de apenas gastar estocando-os. Nossa visão na Semantix é democratizar esse mercado e permitir que empresas e usuários cooperem para gerar valor mutuamente”. No futuro, a empresa pensa em oferecer também bases derivadas de estudos e produtos próprios, bem como soluções em dados sintéticos e algoritmos de Inteligência Artificial.
Serviço
www.semantix.ai
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Computação Quântica está à porta
TENDÊNCIA
Explosão de automações com Robôs instruídos por IA
MERCADO
Indústria 4.0 esbarra na falta de maturidade digital
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
Novos recursos de IA impulsionam o mercado jurídico
Baixe o nosso aplicativo