Os líderes de tecnologia ainda têm trabalho a fazer quando se trata de equilibrar suas ambiciosas estratégias de inovação com prioridades organizacionais e uma série de desafios de negócios, de acordo com uma nova pesquisa da Protiviti com mais de 1 mil CIOs, CTOs, CISOs e outros executivos sêniores de tecnologia em todo o mundo.
À medida que os líderes de tecnologia navegam nos ciclos hype de tecnologias emergentes, como a Web3 e o Metaverso, eles também enfrentam obstáculos como dívida técnica, escassez de talentos e habilidades e um ambiente econômico global turbulento que está levando empresas de todo o mundo a examinar seus estratégias de inovação mais amplas, juntamente com seus gastos em novas tecnologias.
Enquanto o estudo da Protiviti, intitulado “Pesquisa Executiva Global de Tecnologia: O Cabo de Guerra da Inovação Vs. Dívida Técnica”, constatou que a maioria (79%) das organizações relatou ter definido metas de inovação, apenas 54% responderam que têm uma clara estratégia em vigor, levantando a possibilidade de que muitas empresas ainda não pensaram em como alinhar seus investimentos em inovação com objetivos de negócios mais amplos.
“Quando se trata de desenvolver estratégias de inovação inteligentes, os líderes de tecnologia devem se perguntar se estão inovando para atingir uma meta de negócios específica”, disse Kim Bozzella, líder global de Consultoria de Tecnologia da Protiviti. “É fácil cair na armadilha de inovar pela inovação. Isso é especialmente importante porque as perspectivas econômicas incertas levam as empresas a examinar cada dólar gasto para garantir que ele beneficie os resultados. o progresso da inovação a longo prazo e como esses investimentos mapeiam os objetivos de negócios é fundamental para navegar no atual ambiente de negócios”, observou.
Obstáculos à inovação
A dívida técnica, o custo acumulado de manutenção e suporte de sistemas de TI legados, é um dos principais obstáculos que afeta quase 70% da capacidade de inovação das organizações – e é caro para lidar com isso. Em média, as organizações pesquisadas investem mais de 30% de seu orçamento de TI e dedicam mais de 20% de seus recursos apenas para reduzir a dívida técnica.
A guerra de talentos, um dos maiores riscos enfrentados pelas organizações atualmente, também está afetando as equipes de tecnologia, desafiando os líderes a atrair e reter os melhores talentos. Para complicar as coisas, há a necessidade de garantir que os novos contratados e os atuais funcionários de tecnologia tenham as habilidades necessárias para a próxima geração de tecnologias emergentes. Entre os entrevistados, as maiores lacunas de talentos que as organizações enfrentam estão nas áreas de design thinking (37%), arquitetura de soluções (37%), agilidade empresarial (35%) e conhecimento técnico (31%).
Estratégias para impulsionar a inovação
Embora a Nuvem e a Internet das Coisas (IoT) tenham se tornado apostas importantes para as organizações, o ritmo de sua adoção está mostrando sinais promissores para outras tecnologias emergentes. Entre as principais tecnologias que as organizações planejam implementar nos próximos três anos estão:
– Web3 (41%)
– Robótica (38%)
– Plataformas de baixo código/sem código (38%)
“As empresas precisam ignorar o barulho dos chavões e, em vez disso, se concentrar em entender os recursos que as tecnologias emergentes trazem. A inovação tecnológica rápida veio para ficar e terá um impacto profundo nos negócios nos próximos anos”, disse Christine Livingston, diretora-gerente na prática de Consultoria de Tecnologia da Protiviti. “As empresas também precisam perceber que as tecnologias emergentes não são otimizadas sem capacitar e aprimorar o talento certo, que se educará e experimentará as novas tecnologias para entendê-las bem o suficiente para usá-las a serviço de objetivos de negócios mais amplos”, explicou.
Quando se trata do uso de estratégias de inovação, de acordo com a pesquisa, 94% das organizações estão empregando desenvolvimento ágil e 65% descobriram que ele oferece os resultados desejados, enquanto 90% das organizações estão usando design thinking e 57% descobriram que estratégia oferece os resultados desejados.
Serviço
www.protiviti.com
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo