book_icon

Mercado global de semicondutores ensaia recuperação em 2024, diz estudo

Relatório da Semi prevê que as vendas de Circuitos Integrados se fortaleçam no primeiro trimestre de 2024, com crescimento de 18% em relação ao ano anterior

Mercado global de semicondutores ensaia recuperação em 2024, diz estudo

A recuperação global da indústria de fabricação de semicondutores está se consolidando com o aumento das vendas de eletrônicos e Circuitos Integrados (CI) no último trimestre de 2023 e mais crescimento projetado para 2024, anunciou a Semi, entidade que reúne empresas do setor, em seu relatório Semiconductor Manufacturing Monitor (SMM), elaborado em parceria com a TechInsights.

No quarto trimestre de 2023, as vendas de produtos eletrônicos aumentaram 1% em relação ao ano anterior (ano a ano), marcando o primeiro aumento anual desde o segundo semestre de 2022, e o crescimento deverá continuar no primeiro trimestre de 2024, com um aumento de 3% em relação ao ano anterior.

O relatório destaca as principais tendências com base em indicadores do setor, incluindo equipamentos de capital, capacidade fabril e vendas de semicondutores e eletrônicos, e inclui uma previsão do mercado de equipamentos de capita

Ao mesmo tempo, as vendas de CI voltaram a crescer com um salto de 10% em termos homólogos no quarto trimestre de 2023, à medida que a procura melhorava e os estoques começavam a normalizar. Prevê-se que as vendas de CI se fortaleçam no primeiro trimestre de 2024, com crescimento de 18% em relação ao ano anterior.

Espera-se que as despesas de capital e as taxas de utilização de fábricas registrem uma recuperação moderada a partir do primeiro trimestre de 2024, após quedas significativas no segundo semestre de 2023.

No primeiro trimestre de 2024, o Capex de memória deverá aumentar 9% em relação ao trimestre anterior (QoQ) e 10% em relação ao ano anterior, enquanto o Capex de não memória está no caminho certo para subir 16% durante o trimestre, mas permanecerá em níveis mais baixos do que os registrados no primeiro trimestre de 2023 As taxas de utilização das fábricas tiveram uma melhoria modesta de 66% no quarto trimestre de 2023 para 70% no primeiro trimestre de 2024. Enquanto isso, a capacidade das fábricas cresceu 1,3% no quarto trimestre de 2023 e projeta-se que corresponda a esses ganhos no primeiro trimestre de 2024.

O faturamento dos equipamentos em 2023 superou as projeções, embora se espere que o crescimento seja moderado no primeiro semestre de 2024, principalmente devido à sazonalidade.

“Os mercados de eletrônicos e CI estão se recuperando de uma queda em 2023, com crescimento esperado para este ano”, disse Clark Tseng, diretor sênior de Inteligência de Mercado da SemiI. “Embora a utilização da fábrica permaneça baixa no momento, espera-se uma melhoria à medida que 2024 se desenrola”, observou.

“A demanda por semicondutores está caminhando bem na recuperação”, disse Boris Metodiev, diretor de Análise de Mercado da TechInsights. “Embora o mercado geral de CI esteja crescendo este ano, a desaceleração dos mercados automotivo e industrial está dificultando a expansão analógica. A IA será um enorme catalisador para semicondutores de ponta à medida que a tecnologia prolifera da Nuvem até a Borda. Ao mesmo tempo, a geopolítica está gerando excesso de capacidade na borda de fuga”, comentou.

O relatório Semiconductor Manufacturing Monitor (SMM) fornece dados completos sobre a indústria mundial de fabricação de semicondutores. O relatório destaca as principais tendências com base em indicadores do setor, incluindo equipamentos de capital, capacidade fabril e vendas de semicondutores e eletrônicos, e inclui uma previsão do mercado de equipamentos de capital. O relatório SMM também contém dois anos de dados trimestrais e uma perspectiva de um trimestre para a cadeia de fornecimento de fabricação de semicondutores, incluindo empresas líderes de IDM, fabless, fundição e OSAT.

Serviço
www.semi.org

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.