book_icon

Previsões da IDC para 2024 e além colocam a IA no centro de tudo

As previsões deste ano centram-se em grande parte na emergência da Inteligência Artificial (IA) como um importante ponto de inflexão na indústria tecnológica

Previsões da IDC para 2024 e além colocam a IA no centro de tudo

A International Data Corporation (IDC) publicou suas previsões mundiais do setor de tecnologia da informação (TI) para 2024 e além. O relatório FutureScape da IDC fornece as 10 principais previsões da IDC sobre o futuro da indústria de TI e como a “AI Everywhere” afetará as decisões tecnológicas à medida que as organizações buscam ampliar seus esforços de negócios digitais.

As previsões deste ano centram-se em grande parte na emergência da Inteligência Artificial (IA) como um importante ponto de inflexão na indústria tecnológica. Embora a IA não seja uma tecnologia nova – as empresas têm investido pesadamente em IA preditiva e interpretativa há anos – o anúncio da série GPT-3.5 da OpenAI no final de 2022 chamou a atenção do mundo e desencadeou uma onda de investimento em IA generativa. Como resultado, a IDC espera que os gastos mundiais em soluções de IA cresçam para mais de US$ 500 bilhões em 2027. Por sua vez, a maioria das organizações experimentará uma mudança notável no peso dos investimentos em tecnologia na implementação de IA e na adoção de produtos/serviços melhorados por IA.

As organizações devem contemplar, testar e colocar em produção soluções de IA totalmente convergentes que lhes permitam abordar novos casos de uso e personas de clientes a preços significativamente mais baixos

“Todo provedor de TI incorporará a IA no núcleo de seus negócios, investindo recursos, inteligência e tempo”, disse Rick Villars, vice-presidente do grupo de Pesquisa Mundial da IDC. “Para os CIOs e para os membros C-Suite com experiência digital, este pivô promete uma cornucópia de produtos/serviços novos, inovadores e aprimorados por IA, mas também ameaça inundar as equipes de TI com muitas opções ‘agora com IA’ que aumentam os riscos associados a custos descontrolados aumentos e perda de controle de dados”, completou.

A pesquisa FutureScape 2024 da IDC concentra-se nos impulsionadores externos que alterarão o ecossistema de negócios global nos próximos 12 a 24 meses e nos problemas que as equipes de tecnologia e TI enfrentarão ao definir, construir e governar as tecnologias necessárias para prosperar em um ambiente digital primeiro. mundo.

Uma análise mais detalhada das dez principais previsões mundiais da indústria de TI da IDC revela o seguinte:

1. Mudança central de TI: a IDC espera que a mudança nos gastos de TI em direção à IA seja rápida e drástica, impactando quase todos os setores e aplicações. Até 2025, as organizações Global 2000 (G2000) alocarão mais de 40% dos seus principais gastos em TI para iniciativas relacionadas à IA, levando a um aumento de dois dígitos na taxa de inovações de produtos e processos.

2. Pivô da IA ​​no setor de TI: o setor de TI sentirá o impacto do divisor de águas da IA ​​mais do que qualquer outro setor, à medida que todas as empresas correm para introduzir produtos/serviços aprimorados por IA e para ajudar seus clientes com implementações de IA. Para a maioria, a IA substituirá a Nuvem como principal motivador da inovação.

3. Turbulência na infraestrutura: a taxa de gastos com IA para muitas empresas será limitada até 2025 devido a grandes mudanças na carga de trabalho e nos recursos em Data Centers corporativos e em Nuvem. A incerteza sobre o fornecimento de silício será acompanhada por deficiências em redes, instalações, confiança nos modelos e competências em IA.

4. Grande captura de dados: em um mundo de IA em todos os lugares, os dados são um ativo crucial, alimentando modelos e aplicações de IA. Os fornecedores de tecnologia e prestadores de serviços reconhecem isto e acelerarão os investimentos em activos de dados adicionais que acreditam que irão melhorar a sua posição competitiva.

5. Incompatibilidade de competências de TI: a formação inadequada em IA, Nuvem, dados, segurança e campos tecnológicos emergentes terá um impacto direto e negativo nas tentativas das empresas de obter sucesso nos esforços que dependem de tais tecnologias. Até 2026, as iniciativas de qualificação subfinanciadas impedirão que 65% das empresas obtenham o valor total desses investimentos tecnológicos.

6. Transformação da Indústria de Serviços: a GenAI desencadeará uma mudança nos serviços prestados por humanos para estratégia, mudança e formação. Até 2025, 40% dos compromissos de serviços incluirão entrega habilitada para GenAI, impactando tudo, desde negociações de contratos até operações de TI e avaliação de riscos.

7. Controle Unificado: uma das tarefas mais desafiadoras para as equipes de TI nos próximos anos será navegar pela maturação das plataformas de controle à medida que elas evoluem da abordagem de alguns sistemas básicos para se tornarem uma plataforma padrão que orquestra operações em infraestrutura, dados, IA serviços e aplicativos/processos de negócios.

8. IA convergente: o fascínio atual pela GenAI não deve atrasar ou inviabilizar investimentos existentes ou outros investimentos em IA. As organizações devem contemplar, testar e colocar em produção soluções de IA totalmente convergentes que lhes permitam abordar novos casos de uso e personas de clientes a preços significativamente mais baixos.

9. Experiência Local: a adoção acelerada da Gen AI permitirá que as organizações aprimorem seus casos de uso de Edge Computing com experiências contextuais que alinhem melhor os resultados de negócios com as expectativas dos clientes.

10. Internet via satélite: a conectividade à Internet por satélite fornecerá banda larga em todo o mundo, ajudando a colmatar o fosso digital e permitindo uma série de novas capacidades e modelos de negócio. Até 2028, 80% das empresas integrarão a conectividade por satélite LEO, criando uma estrutura de serviços digitais unificada que assegura um acesso omnipresente e resiliente e garante a fluidez dos dados.

Serviço
www.idc.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.