Para sair na frente da concorrência é preciso inovar. E no universo dos e-commerces, não importa o tamanho do negócio, o cliente deseja receber o item adquirido com urgência. Não há tempo para esperar. A questão é que o caminho entre o pagamento do produto e o seu recebimento há uma longa jornada: aproximadamente 80% do tempo de dois até 10 funcionários é gasto para organizar os processos de expedição. São 200 horas mensais apenas para faturar e gerar as etiquetas de envio. E se os todos os e-commerces pequenos ou grandes fossem capazes de aumentar sua produtividade e reduzir os custos desnecessários envolvidos na expedição?
A solução está na utilização de estratégias diferenciadas apoiadas pela tecnologia. O Módulo Inteligente de Expedição, denominado MIE, é um módulo que faz parte do SoftUp ERP — sistema de gestão para e-commerces, marketplaces e lojas físicas.
Com a utilização do MIE, é possível automatizar o faturamento de pedidos, simplificando processos que levam a uma jornada mais eficiente. Essencial para e-commerces de diferentes segmentos como calçados, bebidas e vestuário, os pedidos realizados tanto no próprio e-commerce da marca como em marketplaces são disponibilizados automaticamente no ERP.
Com todas as informações necessárias, o MIE inicia automaticamente o processo de sincronismo de pedidos, faturamento, emitindo a NFe e depois buscando via API as etiquetas de envio/transporte. Ao organizar os envios automaticamente, acontece a geração do relatório de separação de produtos (picking e packing), geração de guias de separação ordenadas por produtos e até a impressão automática das Danfes e etiquetas, agilizando o processo de separação. Ainda contamos com o módulo de checkout para validação de todos produtos que estão sendo embalados e enviados.
“O módulo é capaz de controlar múltiplos CNPJs e dispensa o gerenciamento de um operador. O MIE mitiga erros e trabalha 24 horas por dia, todos os dias do mês”, explica Robinson Idalgo, diretor comercial da SoftUp.
Mercado de e-commerce
O ano de 2022 foi próspero para as pequenas e médias empresas que acreditaram no e-commerce. Foram vendidos 46,5 milhões de produtos, número 4,5% maior ao registrado em 2021. O faturamento foi de R$ 2,3 bilhões, 17% superior ao ano anterior. E há muito espaço para crescer.
O MIE reduz o gargalo das micros e pequenas empresas que têm dificuldades de lidar com os pedidos recebidos. Como benefícios da adoção, é possível citar o crescimento da produtividade e da agilidade nos processos de expedição, como também a redução de custos da área.
Atualmente são mais de 60 plataformas integradas, entre lojas virtuais, marketplaces, hubs e sistemas de logística. E a previsão é aumentar o número até o final de 2023.
“Nossa ferramenta acaba com o receio de fazer parte de mais marketplaces e não dar conta da demanda. Todos os pedidos recebidos são processados e faturados automaticamente, liberando os colaboradores para realizarem trabalhos que aumentem o portfólio de produtos e levem a empresa ao crescimento”, finaliza o diretor da SoftUp.
Serviço
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