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Jotta moderniza força de vendas do Grupo OCQ e aumenta produtividade

O desafio era substituir o sistema de gerenciamento manual da multinacional por uma solução capaz de armazenar todas as regras do negócio de forma clara

Jotta moderniza força de vendas do Grupo OCQ e aumenta produtividade

O Grupo OCQ, empresa do setor químico com atuação na América Latina, acelera seu processo de transformação e adotou um sistema de vendas digital com a plataforma Oracle B2B Commerce, inicialmente para as marcas Vetta Química, A&S Technologies e OCQ. A implementação foi realizada pela Jotta, empresa do Grupo JBQ.Global, provedora de serviços para a Transformação Digital na América Latina, com soluções voltadas para implementação, integração, sustentação e suporte em múltiplas plataformas de projetos B2B e B2C, e que traz em seu repertório cases de sucesso com grandes nomes de diversos segmentos industriais.

O projeto contou ainda com a colaboração de uma equipe multidisciplinar, composta pelas outras marcas do Grupo JBQ.Global: Adaga, especializada em UX que levou para o projeto o entendimento da persona (entrevista com usuário); e Anggle com foco em QA, que realizou todos os testes necessários para garantir a qualidade da entrega.

Criar uma única plataforma para a entrada de pedidos reduziu o tempo de entrada de pedidos triangulares em até 75%, nos trouxe informações melhores para pedidos de amostra, além de centralizar e facilitar o processo

O desafio das marcas era substituir o sistema de gerenciamento manual da multinacional por uma solução capaz de armazenar todas as regras do negócio de forma clara, organizada e rápida, e com possibilidade de atualização sempre que necessário.

“Foi gratificante ter a confiança de um dos maiores grupos do setor químico da América Latina para viabilizar esse projeto. Temos a certeza de que este é apenas mais um passo na transformação dessa história de parceria e sucesso”, comenta JB Queiroz Filho, CEO do Grupo JBQ.Global.

Soluções customizadas 

A área de vendas do Grupo OCQ apontou a necessidade de centralizar diversos modelos comerciais através de um único canal de vendas (plataforma B2B multisite), tornar a experiência dos representantes mais fluida, permitir uma programação de compra com diferentes datas de entrega em um único pedido e oferecer uma boa experiência em uma versão mobile. Além disso, indicou a necessidade de desenvolver um aplicativo próprio de força de vendas integrado com a plataforma Oracle B2B Commerce.

Para viabilizar a entrega do projeto e atender as expectativas da companhia, o time de Consulting da Jotta atuou para propor e viabilizar soluções aderentes às necessidades do cliente. Para isso, contou com sua equipe de especialistas em Oracle Commerce Cloud (OCC) e Oracle Integration Cloud (OIC).

Após o período de planejamento, foram sugeridas diversas funcionalidades, pensadas exclusivamente para atender às necessidades específicas das três marcas do Grupo OCQ: gerenciamento de pedidos, produtos, preços e categorias de forma integrada com ERP. Também foi realizada a automação de criação de pedido de triangulação onde é possível selecionar empresas diferentes para entrega e faturamento. Além disso, agora todos os representantes conseguem registrar os pedidos direto no sistema, sem a necessidade do suporte do time comercial.

Os resultados parciais da implementação da plataforma foram positivos e geraram maior autonomia e eficiência e possibilitou à área comercial negociar seus produtos e serviços online de forma mais ágil, customizável e segura, atendendo às necessidades da companhia e suas marcas. Além disso, a equipe relatou economia de tempo devido à diminuição do trabalho operacional, aumento na produtividade em função da velocidade no processo de inserção de pedidos (redução do tempo de entrada de pedidos triangulares em até 75%), facilidade para localização dos produtos em sistema e melhora da performance nas vendas.

“Criar uma única plataforma para a entrada de pedidos reduziu o tempo de entrada de pedidos triangulares em até 75%, nos trouxe informações melhores para pedidos de amostra, além de centralizar e facilitar o processo. O feedback dos nossos vendedores é de que se trata de um sistema mais fácil e prático. Este projeto vai ao encontro da nossa estratégia de ser uma das indústrias químicas mais digitais do Brasil”, afirma Claudia Ferraz, CIO do Grupo OCQ.

Serviço
jbq.global

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