O segmento empresarial do mercado mundial de rede local sem fio (WLAN) atingiu sua maior receita trimestral no quarto trimestre de 2022 (4T22), aumentando 47,9% ano a ano para US$ 3,35 bilhões. O mercado cresceu 31,4% ano a ano durante todo o ano de 2022, com receitas atingindo US$ 10 bilhões, de acordo com resultados do estudo Worldwide Quarterly Wireless LAN Tracker da IDC.
Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E, os mais novos padrões da indústria WLAN, continuam a impulsionar o crescimento no segmento empresarial do mercado. Os Pontos de Acesso (APs) Dependentes de Wi-Fi 6 cresceram 36,8% sequencialmente do 3T22 ao 4T22, e no quarto trimestre do ano representaram 82,8% da receita de APs dependentes. Enquanto isso, o Wi-Fi 6E, que expande o uso do Wi-Fi para a banda de espectro de 6 GHz, teve uma adoção rápida e contínua, com receitas quase dobrando do 3T22 ao 4T22, atingindo US$ 209 milhões, com o Wi-Fi 6E representando 7,2% das vendas de AP dependentes no 4T22.
O segmento de consumo do mercado WLAN aumentou 4% ano a ano no 4T22 e cresceu 0,2% no ano inteiro. A adoção do Wi-Fi 6 também continua crescendo no segmento de consumo do mercado WLAN: no 4T22, o Wi-Fi 6 representou 49,3% das receitas do segmento de mercado.
“O segmento empresarial do mercado WLAN continuou seu rápido crescimento no último trimestre de 2022, impulsionado pela redução contínua da escassez de componentes e interrupções na cadeia de suprimentos, combinado com empresas investindo nos mais novos padrões de Wi-Fi”, disse Brandon Butler , gerente de Pesquisa Enterprise Networks da IDC. “O forte desempenho da indústria WLAN corporativa mostra a importância da tecnologia sem fio na rede e nas metas de Transformação Digital das organizações em todo o mundo”,completou.
O mercado de WLAN empresarial teve resultados geralmente fortes em todo o mundo. Nos Estados Unidos, o mercado cresceu 56,4% ano a ano no 4T22 e cresceu 31,4% no ano. No Canadá o mercado cresceu 43,1% no trimestre e 17,5% no ano; na América Latina o mercado cresceu 104,4% no 4T22 e avançou 45,6% no ano. Na Europa Ocidental, o mercado cresceu 77,1% no trimestre e cresceu 52,8% no ano. Na Europa Central e Oriental, o mercado cresceu 8,2% no 4T22, mas caiu 4,9% no ano. No Oriente Médio e África, o mercado cresceu 73,8% no trimestre e cresceu 42,0% no ano. Na região da Ásia/Pacífico (excluindo Japão e China), o mercado cresceu 44,9% no trimestre e cresceu 34,2% no ano. Na República Popular da China, o mercado cresceu 5,4% no trimestre e subiu 16. 0% para o ano inteiro. O mercado do Japão caiu 6,1% no 4T22, mas subiu 1,9% no ano.
Destaques do trimestre
– As receitas de WLAN corporativa da Cisco aumentaram 68,8% ano a ano no 4T22 para US$ 1,5 bilhão e as receitas aumentaram 33,8% no ano inteiro. A participação de mercado da empresa ficou em 41,2% ao final de 2022.
– As receitas da HPE-Aruba aumentaram 49,6% ano a ano no 4T22 e aumentaram 50,9% no ano inteiro, dando à empresa uma participação de mercado de 14,6% até o final de 2022.
– As receitas de WLAN corporativa da Huawei aumentaram 52,4% ano a ano no 4T22 e 33,6% no ano inteiro, dando à empresa uma participação de mercado de 7,6% em 2022.
– As receitas de WLAN corporativa da Ubiquiti aumentaram 23,8% ano a ano no 4T22 e aumentaram 11,4% no ano inteiro, dando à empresa 6,8% de participação de mercado em 2022.
– As receitas da H3C aumentaram 5,9% no 4T22 e 14,4% no ano, dando à empresa uma participação de mercado de 4,2% até o final de 2022.
Serviço
www.idc.com
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo