book_icon

Outsourcing favorece na redução do déficit de contratação de profissionais de TI

Entre os profissionais mais contratados estão: desenvolvedores front-end e back-end, analistas de BI, analistas de infraestrutura, arquitetos de software, design UI/UX, revisor de sites e aplicativos, e suporte técnico

Outsourcing favorece na redução do déficit de contratação de profissionais de TI

Nos últimos anos, especialmente, com a pandemia da Covid-19, houve um crescimento na contratação de profissionais de TI, não só no Brasil, mas no mundo inteiro. É um setor com alto índice de empregabilidade o que gerou também uma elevação nas remunerações, algumas vezes, até desproporcional em relação à qualificação. Por esses motivos, muitas empresas encontram dificuldades para contratar os especialistas de TI e a opção pelo outsourcing nessa área tem se tornado cada vez mais comum. O outsourcing de TI é um trabalho terceirizado, que utiliza provedores de serviços externos para entregar com eficiência processos, aplicativos e soluções para resultados de negócios.

Em 2020 e 2021 a grande procura por profissionais brasileiros no mercado nacional e, especialmente, pelo mercado internacional (que incluía até mesmo propostas em dólares e euros) fez com que houvesse uma grande valorização dos salários em pouquíssimo tempo

A líder de Gestão de Pessoas da BHS – especialista em estratégias e serviços de TI -, Deise Souza, revela que empresas que não são especialistas em TI têm uma dificuldade maior na contratação de profissionais da área e conseguem fechar a posição em cerca de 90 dias. “Por sermos especialistas em TI, temos um banco de currículos com 70 mil candidatos e um conhecimento de qual melhor profissional. Atualmente, levamos, em média, 25 dias para fechar uma vaga”, acrescenta.

O outsourcing responde atualmente por quase a metade das ocupações dos profissionais da BHS. O líder de Outsourcing da BHS, Mozart Alves Júnior, revela que a empresa também tem facilidade na contratação e consegue reduzir o turnover com uma série de políticas e ações para os colaboradores. “Incentivamos um Plano de Desenvolvimento Individual que é do profissional baseado no foco na carreira que ele quer seguir e temos incentivos para capacitação, treinamentos, curso. Também fornecemos retornos sob performance regularmente, com avaliações e escutando as sugestões dos responsáveis técnicos”, informa ele.

Remuneração
Quanto às remunerações, Deise Souza informa que em 2020 e 2021 a grande procura por profissionais brasileiros no mercado nacional e, especialmente, pelo mercado internacional (que incluía até mesmo propostas em dólares e euros) fez com que houvesse uma grande valorização dos salários em pouquíssimo tempo. “Em 2022 o mercado começou a se estabilizar e após a série de demissões das empresas de tecnologia o aumento nos salários e a procura por profissionais desacelerou. As remunerações ainda são altas e a empregabilidade é superior em comparação com maior parte das áreas, porém, dificilmente vemos propostas exorbitantes como ocorreu durante os primeiros anos da pandemia da Covid.” Acrescenta Deise Souza.

Terceirizar profissionais de TI possui várias vantagens, entre elas reduzir custos, ter profissionais especializados em determinados processos e experientes em planejar, desenvolver estratégias e resolver os mais variados problemas, que podem envolver uma infraestrutura de TI, trazendo soluções mais estratégicas para as organizações. O outsourcing de TI proporciona economia, tranquilidade e agilidade. Todo profissional de outsourcing de TI da BHS, mesmo alocado no cliente tem o suporte técnico para realizar as suas atividades que é do próprio time que desempenha diferentes funções em diversos clientes. Além disso, a equipe é estimulada para falar para a comunidade de TI através de fóruns.

O outsourcing de TI é a garantia para ter entregas mais ágeis e eficientes, inclusive, quando se trata de demandas complexas. Entre os profissionais mais contratados estão: desenvolvedores front-end e back-end, analistas de BI, analistas de infraestrutura, arquitetos de software, design UI/UX, revisor de sites e aplicativos, e suporte técnico.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.