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Vendas de PCs e tablets vão cair mais que o esperado, prevê IDC

Espera-se agora que as remessas globais totalizem 403,1 milhões de unidades em 2023, abaixo das 429,5 milhões de unidades previstas em dezembro de 2022

Vendas de PCs e tablets vão cair mais que o esperado, prevê IDC

A demanda em declínio e as condições macroeconômicas desafiadoras fizeram com que a International Data Corporation (IDC ) reduzisse ainda mais sua previsão para os mercados mundiais de PCs e tablets. Espera-se agora que as remessas globais totalizem 403,1 milhões de unidades em 2023, abaixo das 429,5 milhões de unidades previstas em dezembro de 2022 pelo IDC Worldwide Quarterly Personal Computing Device Tracker. Embora os volumes de 2023 fiquem abaixo dos níveis de 2019, a IDC espera que 2024 seja um ano de recuperação, com as remessas de PCs e tablets crescendo 3,6% em comparação com 2023 e superando os níveis pré-pandêmicos, com o volume total atingindo 417,7 milhões de unidades.

Na ponta para o consumidor, a força do dólar americano, bem como o aumento da inflação, tiveram um grande impacto no poder de compra em todo o mundo

A maré vinha crescendo em direção a uma desaceleração do mercado há algum tempo. Com os consumidores não mais vinculados às restrições da Covid e os pedidos comerciais pendentes de PCs praticamente concluídos, o segundo semestre de 2022 enviou um forte sinal de que os dispositivos de endpoint não são mais o ponto focal e que 2023 será um momento de limpeza de estoque e mudança de prioridades.

“A demanda comercial, tanto de empresas quanto de escolas, continuará sendo um ponto brilhante durante a previsão, pois o trabalho híbrido e as implementações 1:1 em escolas aumentaram permanentemente o tamanho do mercado total endereçável”, disse Jitesh Ubrani, gerente de Pesquisa do Mobility and Consumer Device Trackers. “Espera-se que a desativação do Windows 10 gere atualizações de PC em 2024 e 2025, enquanto chromebooks e tablets Android se beneficiam de implementações e atualizações educacionais. Apesar dos ganhos comerciais lentos e constantes da Apple nos últimos trimestres, a falta de ampla adoção da empresa entre os compradores comerciais provavelmente levar as plataformas baseadas na Microsoft e no Google a superar os produtos da Apple nos próximos dois anos”, observou.

Na ponta para o consumidor, a força do dólar americano, bem como o aumento da inflação, tiveram um grande impacto no poder de compra em todo o mundo. Embora a perspectiva de longo prazo permaneça positiva e acima dos níveis pré-pandêmicos, graças ao aumento da densidade doméstica de PCs e tablets, o mercado corre o risco de que os gastos do consumidor voltem para smartphones e outras compras.

“Este ano será sobre resiliência para fornecedores de dispositivos de computação pessoal”, disse Linn Huang, vice-presidente de Pesquisa de Dispositivos e Monitores da IDC. “Estoques excedentes, demanda em declínio e macros em retração continuarão aplicando pressão negativa em ambos os volumes e ASPs, antes de retornar ao modo de crescimento em ambos os departamentos nos dois anos subsequentes”, finalizou.

Serviço
www.idc.com

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