book_icon

Delfia colabora com a Rede Itaú para entregar disponibilidade aos clientes

Com aproximadamente 8,3 bilhões de transações em 2022, Rede sustenta os negócios de milhares de estabelecimentos de varejo em todo o Brasil

Delfia colabora com a Rede Itaú para entregar disponibilidade aos clientes

A Rede, empresa de meios de pagamento do Itaú Unibanco, destaca-se no mercado financeiro brasileiro pela maturidade de sua cultura de monitoramento de transações de negócios. Com mais de 1,3 milhão de maquininhas espalhadas pelo País e a maior operação de adquirência para vendas online do Brasil, a Rede processou aproximadamente 8,3 bilhões de transações em 2022. Consciente de seu papel na economia brasileira – a Rede processou uma média de 1.500 transações por segundo durante a Black Friday 2022 –, a empresa trabalha 24×7 para elevar continuamente a qualidade dos serviços entregues ao mercado. Há, no entanto, desafios nesta jornada. Nas compras online, a cada 100 clientes que navegam entre sites, apenas três decidem comprar. Do total de transações iniciadas, 30% em média são negadas por diversos motivos, como saldo insuficiente, suspeita de fraude, entre outros. Para evitar quadros como estes, os profissionais da Rede buscam facilitar a jornada de pagamentos a partir de dados, inteligência e segurança.

Os serviços da Rede atingem índices de aprovação médios de compras acima de 90%. A média do setor fica na faixa de 70%. Outra frente de negócios onde a Rede atua é no suporte ao processamento das transações de Pix do Itaú Unibanco. Somente durante as primeiras horas da Black Friday 2022, houve um aumento de 193% de transações PIX em comparação com o evento de 2021.

A aceleração dos negócios pode ser reforçada por uma estratégia de observabilidade focada nos dados que realmente agregam valor. Fazer essa seleção é uma tarefa difícil, mas extremamente recompensadora

A sustentação das operações tanto de varejo quanto de atacado e o processamento total das transações por parte da Rede é uma jornada complexa. “Para que um único pagamento aconteça, entram em cena atores muito variados, do próprio banco a operadoras de Telecom, passando por bandeiras de cartão de crédito, adquirentes etc.”, explica Mário Riudoms Sangenis, superintendente de Tecnologia da Rede Itaú. “Neste contexto, é fundamental dominar disciplinas de monitoramento que entreguem uma visão preditiva sobre todo esse universo, contribuindo de forma tempestiva para a análise de informações variadas, geradas em diferentes fontes. Reagimos com agilidade, corrigindo a situação ou, então, identificando um evento como uma oportunidade de inovação tanto técnica como de negócios”, comenta.

Parceria

Nessa jornada, a Rede tem contado com os serviços de observabilidade e monitoramento da Delfia. Somente durante a última Black Friday, os profissionais da Delfia entregaram o SLA (Service Level Agreement) de 100% de disponibilidade na monitoração dos sistemas da Rede. Outras operações realizadas ao longo do ano de 2022 – caso da Páscoa, do Dias das Mães e do evento musical Rock in Rio – ficaram na média de 99,99% de disponibilidade. “Há uma forte sinergia entre os times da Rede e da Delfia: é uma equipe só trabalhando de forma integrada, com a mesma tempestividade e a mesma indignação para fazer sempre o melhor pelos clientes da Rede”, avalia Sangenis. “Enxergo os curadores desta empresa como profissionais que compartilham com a gente da mesma missão: sustentar o crescimento da economia brasileira”.

Os curadores da Delfia são reconhecidos no mercado brasileiro como alguns dos maiores conhecedores da disciplina de observabilidade. Enquanto as disciplinas tradicionais de monitoração do ambiente digital focam-se no comportamento de uma aplicação ou na disponibilidade da rede, de um servidor ou de um dispositivo de storage, a observabilidade vai além. “Com ajuda de plataformas como o AWS QuickSight, trabalhamos 24×7 para antecipar o comportamento das transações de negócios e identificar de forma preditiva quaisquer possíveis falhas, inclusive de processos, que poderiam impedir a execução da operação financeira”, explica Rodrigo Bocchi, CEO da Delfia. “O trabalho em conjunto com a Rede durante a BlackFriday atingiu todos os objetivos propostos, comprovando o acerto de um planejamento iniciado ainda em 2021, com tempo para realizarmos os testes e ajustes necessários”, comenta.

Para atender a Rede, a Delfia estruturou o Centro de Monitoração Rede (CMR) em sua sede, usando a Nuvem pública AWS para o transbordo de dados. Os curadores Delfia encarregados de monitorar as aplicações de negócios da Rede utilizam como ferramentas principais a própria Nuvem publica AWS (solução QuickSight) e o AppDynamics, uma solução Cisco para monitoramento de aplicações. Para Luiz Cristovão, diretor da Cisco/AppDynamics, o trabalho que os profissionais da Rede e Delfia vêm realizando juntos é um benchmark para o mercado. “Normalmente, vemos as organizações buscando monitoração de elementos da infraestrutura de TI. No entanto, o real valor está nos dados estratégicos de negócios. O AppDynamics aporta valor neste quesito”, afirma.

Além do CMR, a Delfia criou o Suporte Rede Captura (SRC). Também instalado na sede da empresa, este núcleo tem o papel de monitorar as tecnologias físicas, tais como terminais POS, TEF, integradoras e as principais operadoras de telefonia.

Enquanto os curadores do SRC monitoram 24×7 as tecnologias físicas, integradoras e principais operadoras de telefonia que suportam a Rede em todo o país, os experts do CMR acompanham, também 24×7, o que se passa na camada de negócios da Rede. Isso é feito por meio da plataforma QuickSight, da AWS, que acompanha todo o ciclo de vida de uma transação.

Maturidade da Rede

Para Sangenis, eventos como a Páscoa, o Dia das Mães e outras datas comerciais colocaram à prova a estratégia de observabilidade da Rede em conjunto com a Delfia. “Fomos ganhando ainda mais maturidade ao longo de 2022, com momentos de altíssimos volumes de transações que colocam nossa plataforma à prova e validam sua robustez e performance. Esse aprendizado baseado em dados gerou uma previsibilidade muito grande”, comenta. Nesta jornada, aumenta a cada dia a força da cultura em observabilidade da Rede e a capacidade da empresa preparar-se com precisão para os desafios de processamento de transações de negócios da próxima grande data comercial.

Sangenis reforça a importância de se usar a disciplina de observabilidade para gerar inteligência para os negócios dos clientes da Rede, milhares de estabelecimentos de varejo espalhados por todo o Brasil. “Entregamos a esse universo uma capacidade de análise de dados instantânea e diferenciada. Nossos clientes recebem insights sobre o que está dando certo e o que poderia ser modificado em seus processos de negócios. São informações que indicam, por exemplo, se há uma concentração em transações de débito ou de crédito. A partir desses dados, o gestor da empresa de varejo pode, em segundos, adotar uma nova estratégica como, por exemplo, aumentar o número de parcelas no cartão de crédito”, observa.

Resultados como estes, porém, dependem de se monitorar KPIs realmente estratégicos. A complexidade do universo que suporta as transações de negócios é tal que é fácil se perder numa inundação de dados. “A aceleração dos negócios pode ser reforçada por uma estratégia de observabilidade focada nos dados que realmente agregam valor. Fazer essa seleção é uma tarefa difícil, mas extremamente recompensadora”, finaliza Sangenis.

Serviço
www.delfia.tech

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.