book_icon

APIs de rede aberta inaugura nova era de serviços digitais

Lançado com o apoio de 21 operadoras de rede móvel, o movimento representa uma mudança na forma como a indústria de telecomunicações projeta e fornece serviços

APIs de rede aberta inaugura nova era de serviços digitais

A GSMA, organização global que reúne o ecossistema móvel, anuncia nesta segunda-feira (27/2) uma nova iniciativa em todo o setor chamada GSMA Open Gateway, uma estrutura de Interfaces Programáveis ​​de Aplicativos (APIs) de rede universal, projetada para fornecer acesso a redes de operadoras para desenvolvedores. Lançado com o apoio de 21 operadoras de rede móvel, o movimento representa uma mudança de paradigma na forma como a indústria de telecomunicações projeta e fornece serviços em um mundo de economia API.

O GSMA Open Gateway já começou a harmonizar a indústria em torno de APIs abertas, com muitas demonstrações disponíveis para ver no MWC 2023 em Barcelona (27/2 a 2/3). Isso inclui uma experiência imersiva de show da Axiata, usando APIs para localização de dispositivos, cobrança de operadora e autenticação; uma ‘jam session’ ao vivo do 5G Future Forum com músicos de todo o mundo, com suporte da API Edge Site Selection; e uma vitrine de jogos imersivos e vídeos de alta definição da Orange, Telefónica, Vodafone e Ericsson/Vonage com base na API Quality on Demand (QoD).

O GSMA Open Gateway ajudará desenvolvedores e provedores de Nuvem a aprimorar e implementar serviços mais rapidamente por meio de pontos únicos de acesso às redes das operadoras

As APIs do GSMA Open Gateway são definidas, desenvolvidas e publicadas no CAMARA, o projeto de código aberto para desenvolvedores acessarem recursos de rede aprimorados, conduzidos pela Linux Foundation em colaboração com a GSMA. Trabalhando no CAMARA, as APIs entre empresas de telecomunicações e desenvolvedores podem ser entregues rapidamente, usando ferramentas amigáveis ​​ao desenvolvedor e código de software.

“O GSMA Open Gateway permitirá pontos únicos de acesso a redes de ultra banda larga e fornecerá um catalisador para tecnologias imersivas e Web3 – dando-lhes a capacidade de atender seu potencial e alcance massa crítica. As empresas de telecomunicações percorreram um longo caminho no desenvolvimento de uma plataforma global para conectar todos e tudo. E agora, federando APIs de rede aberta e aplicando o conceito de roaming de interoperabilidade, operadoras móveis e serviços em nuvem serão verdadeiramente integrados permitem um novo mundo de oportunidades. A colaboração entre operadoras de telecomunicações e provedores de nuvem é crucial neste novo ecossistema digital”, disse José María Álvarez-Pallete López, presidente do conselho da GSMA e presidente e CEO da Telefónica..

“Ao aplicar o conceito de interconexão para operadoras à economia de API, os desenvolvedores podem utilizar a tecnologia uma vez, para serviços como identidade, segurança cibernética ou cobrança, mas com o potencial de integração com todas as operadoras do mundo. Essa é uma mudança profunda na maneira como projetar e entregar serviços”, disse Mats Granryd, diretor-geral  da GSMA. “Em 1987, representantes de 13 países trabalharam juntos para harmonizar os serviços móveis de voz e habilitar o roaming, e acredito que 35 anos depois, o GSMA Open Gateway tem o potencial de oferecer um impacto semelhante para os serviços digitais”, comentou.

O GSMA Open Gateway ajudará desenvolvedores e provedores de Nuvem a aprimorar e implementar serviços mais rapidamente por meio de pontos únicos de acesso às redes das operadoras. Isso é obtido por meio de APIs de serviço comuns, que simplesmente expõem os recursos de rede das operadoras móveis em uma estrutura consistente, interoperável e federada.

A iniciativa GSMA Open Gateway é lançada com oito APIs de rede universal, incluindo troca de SIM, QoD, status do dispositivo (status conectado ou em roaming), verificação de número, seleção e roteamento de site de borda, verificação de número (SMS 2FA), cobrança de operadora – check-out e dispositivo Localização (verificar localização). A iniciativa planeja lançar mais APIs ao longo de 2023.

Exemplos de serviços apoiados pela introdução do GSMA Open Gateway incluem Seleção e Roteamento de Site de Borda para dar suporte a veículos autônomos e Verificar Localização para gerenciamento de frota e relatórios de incidentes; SIM Swap para combater crimes financeiros e QoD para drones, robótica, eXtended Reality (XR) e jogos online imersivos.

Serviço
www.gsma.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.