book_icon

HPE acelera implementação de RAN com automação e gerenciamento simplificado

O HPE RAN Automation fornece uma solução pré-integrada, verdadeiramente aberta e totalmente independente de fornecedor

HPE acelera implementação de RAN com automação e gerenciamento simplificado

A Hewlett Packard Enterprise (HPE) anunciou o HPE RAN Automation, uma solução de  orquestração de serviços que fornece gerenciamento e automação de vários fornecedores para qualquer rede de acesso de rádio (RAN) e ajuda os Provedores de Serviços de Comunicações (CSP) aumentar a eficiência operacional e acelerar a implementação.

Essa solução nativa da Nuvem pré-integrada, entregue como um serviço, aproveita os sistemas de suporte de operações da HPE e as tecnologias de Inteligência Artificial e Machine Learning (IA/ML) para oferecer gerenciamento sem contato da infraestrutura RAN de vários fornecedores. A solução orquestra o ciclo de vida completo das Unidades Distribuídas virtuais (vDUs) e das Unidades Centralizadas virtuais (vCUs), permitindo que as operadoras configurem dinamicamente os parâmetros de frequência de rádio e otimizem o uso de recursos e espectro de acesso de rádio.

Enquanto muitas operadoras ainda estão refinando sua própria transformação de rede e roteiros, as arquiteturas de rede aberta inegavelmente desempenharão um papel fundamental na condução da evolução da RAN

“Embora a direção para o RAN desagregado aberto seja clara, muitas operadoras terão que gerenciar uma mistura de soluções existentes de 2G, 3G, 4G, 5G, RAN virtualizado e RAN aberto nos próximos anos”, disse Tom Craig, vice-presidente e gerente-geral do Grupo de Tecnologia de Comunicações da HPE. “Os vencedores serão aqueles que adotarem a automação e se comprometerem com um futuro desagregado, aberto e com vários fornecedores. Com base em nossa experiência adquirida em uma das maiores implementações de desagregação de RAN do setor, o HPE RAN Automation fornece uma solução pré-integrada, verdadeiramente aberta e totalmente independente de fornecedor que aborda redes tradicionais e RAN aberta pura existentes. Com esta inovação mais recente, estamos introduzindo uma experiência operacional sem toque para gerenciar a complexidade cada vez maior, acelerar a implantação e otimizar as redes de acesso de rádio de vários fornecedores”, completou.

Serviço em Nuvem

O interesse em Open RAN está crescendo rapidamente, com a maioria das operadoras testando ou planejando fazer investimentos significativos em tecnologia de acesso de rádio desagregado nos próximos anos. As operadoras esperam que o setor traga escala e inovação por meio de hardware baseado em x86 otimizado para carga de trabalho, ajustado especificamente para executar software de acesso de rádio virtualizado. Além disso, as ferramentas de gerenciamento e automação orientadas por IA serão essenciais para simplificar as operações e a engenharia de RAN para a RAN desagregada de vários fornecedores e várias gerações.

O HPE RAN Automation é fornecido como um serviço em uma Nuvem pública ou privada como um conjunto pré-integrado de recursos e operado centralmente pela HPE, oferecendo o seguinte:

Gerenciamento de ciclo de vida totalmente automatizado com garantia de IA/ML – detecta anomalias, prevê falhas, correlaciona informações nas camadas de hardware e software, realiza análises avançadas e envia sinais acionáveis ​​aos componentes apropriados para agir de acordo com os casos de uso específicos.

Uma única interface de usuário da Web segura – permite que os operadores interajam com as diferentes funções da plataforma com autenticação de login único.

Um conjunto consistente de recursos de gerenciamento em ambientes de hospedagem heterogêneos, compatível com as especificações ETSI – oferece suporte às operadoras, fornecendo a capacidade de integrar e implantar funções de rede RAN vDU e vCU de terceiros.

O HPE RAN Automation segue os princípios da arquitetura Service Management and Orchestration (SMO) da O-RAN Alliance, que oferece a capacidade de provisionar, monitorar e operar todas as camadas da RAN desagregada, da infraestrutura ao software RAN. Além disso, as práticas de integração contínua e entrega contínua (CI/CD) garantem que o HPE RAN Automation seja constantemente atualizado de acordo com os padrões O-RAN mais recentes e se integre perfeitamente às atualizações de software mais recentes dos parceiros RAN.

Desafios

A primeira etapa que os operadores geralmente enfrentam é a implementação de hardware otimizado para RAN em milhares de locais distribuídos. O HPE RAN Automation aborda esse desafio e oferece suporte às operadoras com uma abordagem passo a passo à medida que avançam para o Open RAN, utilizando o HPE Resource Aggregator for Open Distributed Infrastructure Management, uma estrutura de código aberto baseada em DMTF Redfish para gerenciar diversas infraestruturas de Borda.

Assim que a infraestrutura e as funções de rede estiverem em vigor, o HPE RAN Automation oferece suporte a recursos avançados de IA e interfaces padronizadas para oferecer a funcionalidade RAN Intelligent Controller (RIC) não em tempo real compatível com O-RAN e hospedar um conjunto de aplicativos de rede de rádio (rApps ) da HPE e parceiros. As implementações iniciais do HPE RAN Automation incluirão um módulo de configuração e otimização de radiofrequência (RF). Esse recurso é integrado aos módulos de garantia e orquestração de IA/ML para automatizar o provisionamento e as operações de parâmetros de RF de acordo com serviços e políticas específicos definidos pelas operadoras.

“Espera-se que o 5G gere uma engenharia de rede mais complexa e uma infinidade de tipos de rede de fornecedores, impulsionados por soluções de várias tecnologias e vários fornecedores”, diz Ahmad Latif Ali, vice-presidente associado da IDC. “Enquanto muitas operadoras ainda estão refinando sua própria transformação de rede e roteiros, as arquiteturas de rede aberta inegavelmente desempenharão um papel fundamental na condução da evolução da RAN. A criação e o desenvolvimento de novos ecossistemas de RAN serão críticos para as operadoras com gerenciamento e orquestração por meio da automação de ponta a ponta, tornando-se uma prioridade estratégica fundamental para os CSPs que desejam operar efetivamente seus ambientes heterogêneos, consistindo em 5G e gerações anteriores de redes móveis implantadas em várias nuvens e na infraestrutura física tradiciona”, comentou.

O HPE RAN Automation é uma parte essencial do HPE Open RAN Solution Stack e foi validado e otimizado para o servidor HPE ProLiant DL110 Gen10 Plus – Telco , o primeiro servidor otimizado para carga de trabalho Open RAN do setor, permitindo uma implantação mais rápida de Open RAN.

www.hpe.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.