book_icon

MediaTek apresenta tecnologia de conectividade via satélite no MWC 2023

A empresa pretende levar conectividade confiável a todos os lugares com comunicações via satélite bidirecionais em smartphones e outros dispositivos

MediaTek apresenta tecnologia de conectividade via satélite no MWC 2023

No MWC 2023 (27/2 a 2/3 em Barcelona, Espnha), a MediaTek demonstrará sua tecnologia 3GPP Non-Terrestrial Network (NTN), que traz comunicações via satélite bidirecionais para smartphones. Os primeiros smartphones com conectividade via satélite da MediaTek também estão sendo lançados, com mais dispositivos a serem revelados nos próximos meses. Além disso, a MediaTek também compartilhará uma amostra de sua tecnologia 5G New Radio NTN (NR-NTN) de última geração para a próxima onda de dispositivos habilitados para satélite.

As redes de satélite visam preencher lacunas na cobertura móvel, oferecendo uma maneira confiável para os dispositivos se comunicarem em locais remotos. Com smartphones habilitados para satélite, os consumidores podem manter contato quando estão caminhando, dirigindo em áreas isoladas, em um barco ou em outras situações onde tradicionalmente não há conectividade. Isso não apenas proporcionará tranquilidade aos usuários, mas também permitirá que eles solicitem assistência em situações de emergência.

Para tornar mais fácil para as marcas integrar comunicações via satélite bidirecional em smartphones e outros dispositivos, as soluções IoT-NTN da MediaTek são chipsets autônomos que podem ser adicionados a qualquer dispositivo 4G ou 5G

Hoje, a maior oportunidade de mercado para a tecnologia 3GPP NTN são os smartphones, embora haja uma demanda crescente por conectividade via satélite em aplicações de IoT, como agricultura, silvicultura e logística. A indústria automotiva também será um importante mercado para a tecnologia de comunicações via satélite nos próximos anos.

“As comunicações bidirecionais via satélite em smartphones e outros dispositivos nos levarão a uma nova era de conectividade e abrirão novas possibilidades em muitos setores verticais diferentes”, disse JC Hsu, vice-presidente corporativo e gerente-geral da unidade de negócios de Comunicações Sem Fio da MediaTek. “Nossos chipsets MT6825 autônomos, baseados no padrão aberto 3GPP NTN, podem ser integrados a qualquer smartphone principal para oferecer uma experiência de conectividade via satélite perfeita”, completou.

Nos próximos anos, o portfólio de comunicações por satélite da MediaTek terá como alvo a tecnologia IoT-NTN e NR-NTN com base na especificação 3GPP 5G para a Versão 17 (R17). O IoT-NTN é ideal para mensagens, pois foi projetado para conexões de baixa taxa de dados, enquanto o NR-NTN permite taxas de dados mais altas que podem suportar chamadas de vídeo e outros aplicativos. Como as redes de satélite atualmente só podem suportar IoT-NTN em grande escala, a onda inicial de smartphones habilitados para satélite e outros dispositivos alimentados pela MediaTek serão projetados para serviços de mensagens via satélite bidirecionais.

Dispositivos

A MediaTek está se unindo à Bullitt para trazer os primeiros dispositivos disponíveis comercialmente do mundo com tecnologia 3GPP NTN, utilizando o chipset MT6825 para se conectar à plataforma Bullitt Satellite Connect. Isso inclui os smartphones Motorola Defy 2 e CAT S75; e o Motorola Defy Satellite Link, um acessório Bluetooth compacto e leve que permite que dispositivos Android e iOS se conectem à plataforma Bullitt Satellite Connect. O serviço Bullitt Satellite Connect fornecerá aos usuários acesso a mensagens via satélite bidirecional, compartilhamento de localização e SOS de emergência em mais lugares ao redor do mundo.

O próximo chipset NR-NTN da MediaTek permitirá que os dispositivos ofereçam suporte a serviços com taxas de dados mais altas, como navegação e comunicação em tempo real. À medida que as redes de satélite aumentam a capacidade para NR-NTN nos próximos anos, isso abre novos e empolgantes casos de uso para consumidores, empresas e industriais, pois smartphones, dispositivos IoT e veículos podem aproveitar a conectividade confiável em qualquer lugar.

Para tornar mais fácil para as marcas integrar comunicações via satélite bidirecional em smartphones e outros dispositivos, as soluções IoT-NTN da MediaTek são chipsets autônomos que podem ser adicionados a qualquer dispositivo 4G ou 5G. Os chipsets utilizam o padrão aberto 3GPP R17 NTN, ao contrário das soluções concorrentes que são baseadas em soluções proprietárias. Para OEMs, a vantagem do padrão é que, uma vez que um dispositivo tenha sido certificado para 3GPP R17 IoT-NTN, ele pode ser usado em qualquer rede compatível com IoT-NTN. Além disso, as operadoras de rede móvel podem fazer parceria com provedores de serviços para oferecer serviços de roaming ou estabelecer suas próprias redes de satélite que suportem o padrão.

Além dos benefícios de oferecer suporte a 3GPP R17 NTN, o chipset MT6825 IoT-NTN da MediaTek possui vários outros recursos. O MT6825 pode se conectar a constelações de Órbita Equatorial Geossíncrona (GEO), que podem ser facilmente convertidas em rede compatível com 3GPP NTN e estão amplamente disponíveis agora na órbita. Para fornecer uma experiência perfeita, o MT6825 permite que os dispositivos recebam automaticamente mensagens de satélites, ao contrário das soluções concorrentes que exigem que os usuários verifiquem manualmente as mensagens. O chipset tem baixos requisitos de sistema, é muito eficiente em termos de energia para proporcionar maior duração da bateria e vem em um design altamente integrado que ajuda a acelerar o tempo de lançamento no mercado.

Serviço
www.mediatek.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento