book_icon

Telefónica, Ericsson e Qualcomm lançam primeira rede 5G mmWave comercial

O uso do espectro 5G mmWave é a maneira ideal de alcançar altas velocidades e alta capacidade e oferecer a melhor experiência 5G em áreas adensadas

Telefónica, Ericsson e Qualcomm lançam primeira rede 5G mmWave comercial

A Telefónica, a Ericsson e a Qualcomm Technologies anunciaram que o lançamento da primeira rede comercial móvel 5G milimétrica (mmWave) na Espanha durante o evento Mobile World Congress 2023 (MWC 2023), de 27 de fevereiro a 2 de março, em Barcelona. Este marco tecnológico permitirá que os parceiros de dispositivos de usuários compatíveis acessem a rede 5G mmWave da Telefónica/Ericsson durante o evento. Já a Qualcomm Technologies apresentará a ampla gama de dispositivos globais 5G mmWave equipados com plataformas móveis Snapdragon que impulsionam o avanço da indústria.

O uso do espectro 5G mmWave é a maneira ideal de alcançar altas velocidades e alta capacidade e oferecer a melhor experiência 5G em áreas adensadas. Especialmente interessante é o papel do 5G mmWave na área de Acesso Fixo Sem Fio, digitalização e Indústria 4.0, fornecendo cobertura de desempenho extremamente alto e permitindo a exploração de uma gama completamente nova de casos de uso. Com base em sua alta capacidade de rede e aumento extraordinário de desempenho, esta implementação 5G mmWave permitirá uma experiência de usuário 5G extraordinária para os visitantes do MWC 2023, permitindo a conectividade móvel ultrarrápida com latência mais baixa que transformará a maneira como eles percebem conectividade móvel.

A banda milimétrica abre um novo paradigma na implementação da tecnologia 5G que fornecerá às operadoras uma ferramenta poderosa para complementar a estratégia de rede existente para aumentar o desempenho e a capacidade com diferentes necessidades

A Telefónica é a única prestadora de serviços na Espanha que adquiriu um espectro completo de 1 GHz, o que fará da Telefónica a primeira empresa capaz de oferecer no futuro velocidades de download superiores a 5 Gbps e velocidades de upload de 1 Gbps. Esse espectro maciço permitirá o uso de aplicativos com uso intensivo de largura de banda, como câmeras multiview e conteúdo gerado pelo usuário em locais esportivos lotados, como estádios de futebol. Ele aprimorará as experiências imersivas, como VR e AR, e fornecerá às empresas industriais e de manufatura as ferramentas de comunicação críticas de que precisam para se tornarem totalmente sem fio e se tornarem mais competitivas, adotando tecnologias como inteligência artificial e automação em um ambiente totalmente flexível.

A implantação do 5G mmWave cobrirá o Hall 3 do evento Mobile World Congress usando ampla largura de banda do espectro mmWave garantida pela Telefónica no recente leilão de espectro espanhol. A Ericsson está fornecendo cobertura de rádio mmWave AIR 5322 e processador RAN 6651 de alta capacidade para permitir a cobertura milimétrica 5G. Os equipamentos de rede de acesso via rádio são alimentados pelo chipset Ericsson Silicon, permitindo vantagens de eficiência de energia e leveza líderes do setor, bem como desempenho exclusivo e recursos inovadores.

A gama de dispositivos 5G mmWave da Qualcomm Technologies em seu estande (Hall 3, 3E10) demonstrará dispositivos 5G mmWave equipados com plataformas móveis Snapdragon, incluindo smartphones premium comerciais, PCs, CPEs, pontos de acesso e muito mais.

A conectividade de banda milimétrica permitirá vários benefícios, visando áreas com necessidades de tráfego intenso, como pontos de acesso em ambientes internos e externos, aprimorando locais macro de cidades existentes, densificação de locais de ruas urbanas e suburbanas ou usando locais de torres macro para estender a cobertura de fibra semelhante serviço de acesso fixo sem fios como complemento à implantação de fibra em zonas difíceis.

“Esta implementação comercial dos serviços 5G mmWave que estamos lançando como resultado do nosso trabalho com a Ericsson e a Qualcomm Technologies, juntamente com o espectro massivo que a Telefónica obteve no último leilão, é o último marco de uma série de projetos 5G de longo prazo que a Telefónica tem desenvolvido em colaboração com empresas e instituições nos últimos três anos”, disse Gerardo Rovira, diretor de Rádio de Acesso da Telefónica España. “É um longo caminho para mostrar o compromisso que a Telefónica tem no desenvolvimento e liderança de um forte ecossistema 5G que será um fator chave para trazer serviços atraentes para os setores público e privado”, completou.

“Nossa colaboração com a Telefónica e a Qualcomm Technologies para alcançar este salto tecnológico 5G mmWave na Espanha mudará drasticamente a experiência de conectividade móvel para consumidores e empresas, tornando-a mais rápida, mais acessível e mais confiável”, disse Somaya El-Marrakchi, chefe de redes da Ericsson Ibéria. “A banda milimétrica abre um novo paradigma na implementação da tecnologia 5G que fornecerá às operadoras uma ferramenta poderosa para complementar a estratégia de rede existente para aumentar o desempenho e a capacidade com diferentes necessidades”, comentou.

“Estamos orgulhosos de continuar trabalhando com parceiros do setor, como a Telefónica e a Ericsson, para expandir os limites da conectividade e permitir experiências robustas do consumidor”, disse Dino Flore, vice-presidente de Tecnologia da Qualcomm Europe. “Poder mostrar a primeira implementação comercial dos serviços comerciais 5G mmWave na Espanha no MWC 2023 Barcelona é um exemplo de outro marco significativo para 5G mmWave na Europa”, finalizou.

Serviço
www.ericsson.com
www.qualcomm.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.