book_icon

Accenture investe na Forma Vision para levar holografia 3D ao Metaverso

A tecnologia permite que imagens holográficas 3D de pessoas, objetos e ambientes sejam transmitidas para o Metaverso a partir de qualquer local

Accenture investe na Forma Vision para levar holografia 3D ao Metaverso

A Accenture anunciou um investimento estratégico, por meio da Accenture Ventures, na Forma Vision, empresa provedora de tecnologia de vídeo volumétrico de transmissão ao vivo. Essa tecnologia permite que imagens holográficas 3D de pessoas, objetos e ambientes sejam transmitidas para o Metaverso a partir de qualquer local.

Até agora, oportunidades no Metaverso estiveram restritas ao uso corporativo, com interações de avatar para avatar. Por ser de baixo custo, a tecnologia do vídeo volumétrico para transmissão ao vivo da Forma Vision permite que empresas de qualquer tamanho possam transportar pessoas, lugares e objetos diretamente para suas experiências no Metaverso. A Accenture e outras companhias já usaram a tecnologia para encontros de executivos, treinamentos e reuniões.

Para equipes corporativas, por exemplo, a plataforma de reunião holográfica da Forma Vision permite encontros remotos e outras experiências em formato virtual 3D bem envolvente

“A Accenture enxerga o Metaverso como um conjunto de tecnologias em evolução e expansão que deixará a fronteira entre o digital e o físico cada vez mais difusa. Isso irá transformar a interação entre empresas e consumidores”, diz David Treat, diretor-geral e líder global do grupo de negócios Metaverse Continuum da Accenture. “A tecnologia de vídeo volumétrico da Forma Vision permitirá interações mais imersivas e atraentes e ajudará a unir ainda mais os mundos físico e virtual, de forma que pessoas, lugares e objetos sejam representados como são no metaverso”, completa ele.

Em março de 2022, a Accenture lançou o grupo de negócios Accenture Metaverse Continuum, que une profissionais com experiência no Metaverso e habilidades em áreas como customer experience, comércio digital, realidade estendida, Blockchain, gêmeos digitais, Inteligência Artificial e visão computacional, para ajudar os clientes a projetar, executar e acelerar as jornadas no Metaverso. De acordo com dados da Accenture divulgados no início de janeiro de 2023, o interesse crescente de consumidores e empresas pelo Metaverso como uma economia criadora e ferramenta de aprimoramento das tarefas do dia a dia deve gerar oportunidades comerciais de US$ 1 trilhão até o final de 2025.

Para Adam Kirk, fundador e CEO da Forma Vision, “a colaboração volumétrica é o futuro do trabalho híbrido. Nossa missão é trazer uma comunicação verdadeiramente natural para a empresa, permitindo que todos possam contribuir de forma significativa, não importa onde estejam. Com o apoio da Accenture seremos capazes de entregar experiências de colaboração inéditas para um grande número de empresas clientes”.

A Forma Vision é o mais novo membro do Projeto Spotlight da Accenture Ventures, um programa de engajamento e investimento focado em empresas que criam ou aplicam tecnologias empresariais revolucionárias. Além de financiar, o Projeto Spotlight conecta startups de tecnologia emergentes com o Forbes Global 2000 a fim de preencher lacunas estratégicas de inovação, além de oferecer amplo acesso à experiência com domínio e clientes corporativos da Accenture. Assim, o projeto ajuda as startups a usar todo o potencial da criatividade humana e botar em prática o potencial de suas tecnologias.

“Para equipes corporativas, por exemplo, a plataforma de reunião holográfica da Forma Vision permite encontros remotos e outras experiências em formato virtual 3D bem envolvente”, explica Tom Lounibos, diretor geral da Accenture Ventures. “Com os vídeos volumétricos as pessoas podem circular no Metaverso como elas mesmas. Na prática, isso significa, que o artista favorito pode se apresentar na sala da sua casa. Acreditamos que os hologramas em vídeo deixam tudo mais dinâmico, desde comércio eletrônico, jogos e outras mídias, esportes e experiências de entretenimento até assistência médica virtual, medicina e design de produtos”, completa Lounibos.

Serviço
www.accenture.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.