A AWS anunciou que celebrou um acordo com Ferrari para se tornar seu provedor oficial de Nuvem, Machine Learning (ML) e Inteligência Artificial (IA). Juntas, as empresas irão acelerar o ritmo de inovação em toda a organização Ferrari, incluindo seu departamento de carros de rua, GT Competitions, Ferrari Challenge e a equipe Scuderia Ferrari Fórmula 1 (F1). A Ferrari usará a amplitude e profundidade de serviços da AWS e a infraestrutura global, incluindo a AWS Europa (Milão), para otimizar o design e os testes de seus carros, oferecendo aos clientes as experiências de direção mais emocionantes possíveis. Além disso, a Scuderia Ferrari aproveitará a AWS para lançar uma plataforma digital de engajamento de fãs, por meio de seu aplicativo móvel, para envolver centenas de milhões de fãs em todo o mundo com conteúdo exclusivo e personalizado.
“Tanto a Ferrari quanto a AWS representam excelência em seus campos. Como nosso provedor oficial de Nuvem, acredito firmemente que a AWS permitirá que nossa empresa se torne uma organização baseada em dados, que usa o poder da tecnologia para melhorar nossos produtos, aumentar o envolvimento com entusiastas da Ferrari em todo o mundo e oferecer experiências de direção cada vez mais emocionantes”, disse Mattia Binotto, diretor da Scuderia Ferrari. “Escolhemos a AWS por causa de seu foco implacável em inovação, portfólio incomparável de recursos e experiência comprovada de suporte a parceiros nas indústrias automotiva e esportiva. Ao longo de nossa história, a Ferrari teve corrida e inovação em nosso core, e agora estamos ansiosos para aplicar o ML da AWS, análises avançadas e computação de alto desempenho em toda a empresa para fornecer insights mais profundos e carros ainda mais poderosos”, completou.
Como fabricante de alguns dos carros de maior desempenho do mundo, a Ferrari contará com os recursos avançados de análise, ML, computação, armazenamento e banco de dados da AWS para obter rapidamente percepções sobre o design e o desempenho do carro na estrada e na pista. A Ferrari vai utilizar o Amazon Elastic Compute Cloud (EC2), com uma variedade de tipos de instâncias especializadas para computação eficiente de alto desempenho (HPC), para executar simulações complexas que testam o desempenho do carro em uma ampla variedade de condições de direção e cenários de corrida.
Como parte desse trabalho, a Ferrari usará instâncias baseadas em AWS Graviton2 – que oferecem desempenho de preço até 40% melhor em comparação com instâncias baseadas em x86 da geração atual. Além disso, aproveitando a escala virtualmente ilimitada de recursos AWS HPC, a Ferrari pode executar milhares de simulações simultaneamente para obter insights muito mais rápido do que antes, executando simulações em um ambiente local. Assim, os engenheiros da empresa podem buscar uma abordagem ágil para a experimentação de novos projetos e estratégias para acelerar seu ritmo de inovação.
Recursos
À medida que a Ferrari passa da simulação à montagem de seus novos protótipos de veículos rodoviários, ela aplicará análises do Amazon SageMaker (serviço da AWS que ajuda desenvolvedores e cientistas de dados a construir, treinar e implementar modelos de ML rapidamente na Nuvem e na borda) para informar os testes e obter insights mais profundos sobre como suas peças e carros funcionam em condições do mundo real.
Para apoiar este trabalho e suas simulações, a Ferrari construirá um Data Lake com o serviço de armazenamento Amazon S3 e usar o AWS Lake Formation para reunir, catalogar e limpar centenas de petabytes de dados de maneira rápida e segura. A Ferrari examinará os fatores que afetam o desempenho do carro e o manuseio do motorista, como temperatura do motor em diferentes velocidades do veículo, padrões de vibração do veículo em diferentes superfícies da estrada e cargas de suspensão que afetam a aderência do veículo na estrada. Usando os serviços da AWS para obter uma visão holística do desempenho do carro, a Ferrari pode oferecer aos clientes experiências de direção mais emocionantes, mas também mais seguras e confiáveis.
A Ferrari também utilizará a AWS para tornar mais fácil para clientes atuais e potenciais construir, comprar e manter seus carros. Usando o Amazon Service Elastic Kubernetes (Amazon EKS) e Amazon DynamoDB (banco de dados de valor-chave totalmente gerenciado da AWS), a Ferrari poderá criar, implantar e escalar rapidamente experiências digitais aprimoradas, como o Ferrari Car Configurator. Os consumidores podem usar o Configurador para personalizar seu carro e depois mergulhar nele usando visualizações 2D e 3D de alta resolução. A AWS também fornecerá energia ao Vehicle Information Hub da Ferrari, que centraliza e gerencia as informações dos carros dos clientes, fornecendo-lhes informações proativas e personalizadas relacionadas a serviços e manutenção.
Serviço
aws.amazon.com
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo