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Evox lista os cinco maiores desafios para os gestores SAP em 2023

As recomendações foram baseadas em um recente estudo feito pela Asug, Associação de Usuários SAP no País, com 80 empresas no Brasil

Evox lista os cinco maiores desafios para os gestores SAP em 2023

Em um recente estudo feito com 80 empresas no Brasil, a Asug, Associação de Usuários SAP no País, identificou alguns temas relevantes para os gestores de empresas que utilizam as tecnologias da empresa de software SAP.

A Evox Solutions, consultoria especializada em soluções SAP, destrinchou os temas que estão entre as prioridades das empresas e quais são os desafios relacionados a eles:

1) Adoção e migração para o SAP S/4HANA

Para 81% dos respondentes, esse é o tema que mais tem relevância. Clientes SAP que estão atualmente utilizando diferentes versões do software de gestão (ERP) da SAP, consideram fazer a migração do atual sistema para o SAP S/4HANA.

Atualmente, a Nuvem analítica da SAP combina elementos de Business Intelligence (BI), planejamento inteligente e análise preditiva para fornecer soluções de negócios inteligentes adequadas para empresas

Aqui vale ressaltar a necessidade de se ter um planejamento adequado para essa grande mudança organizacional. Assim, é fundamental avaliar os seguintes itens:

Determine o seu ponto de partida – Audite seus sistemas e ativos existentes. Procure primeiro os processos dentro de sua empresa que sejam de alta prioridade operacional e tenham um caminho menos complicado para a transformação.

Defina suas prioridade – A Transformação Digital não precisa acontecer de uma só vez. Portanto, crie uma lista com ordem de prioridade e planeje as adoções de forma modular, em separado.

Prepare suas equipes – As tecnologias inteligentes podem ajudar a reduzir tarefas repetitivas e tediosas, melhorar o envolvimento dos funcionários e apoiar a colaboração. Mas esses benefícios só podem ser percebidos quando todo o seu pessoal estiver a bordo. Aprenda com suas contribuições e ideias e dê a eles tempo para mudar.

O ERP é o “cérebro” por trás da Transformação Digital dos negócios. Ele reúne todos os processos essenciais e necessários para administrar uma empresa (como finanças, RH, manufatura e cadeia de suprimentos) e os integra em um único sistema. E quando um ERP moderno é alimentado por tecnologias de IA (Inteligência Artificial), ele tem o poder não apenas de gerenciar e processar Big Data, mas também de analisá-lo e aprender com ele.

2) Aceleração da Transformação Digital

Essa é a segunda maior preocupação das empresas. Para 67% dos entrevistados, a Transformação Digital é mencionada como muito importante. Isso porque novas tecnologias inteligentes fornecem às organizações as ferramentas essenciais de que precisam para prosperar.

São diversos os potenciais impactos que uma Transformação Digital dá às empresas, mas vale salientar os seguintes benefícios: fornecer insights para facilitar a tomada de decisões em tempo real; melhorar a eficiência, a produtividade e a experiência do cliente; ajudar a impulsionar a inovação do modelo de negócios; suportar uma estratégia de crescimento robusta e competitiva; e promover agilidade e resistência à disrupção.

3) Nuvem

Existem inúmeras razões pelas quais uma empresa pode querer tirar proveito de uma solução em Nuvem. Para começar, algumas organizações não têm a infraestrutura de suporte de TI para lidar com o back-end técnico de um sistema. Da mesma forma, as responsabilidades de administração, como proteção de dados, podem ser reduzidas para um cliente de Nuvem à medida que o provedor lida com a segurança. Além disso, o software como serviço reduz o tempo de retorno com um prazo de implementação diferente das versões locais (on-premise).

Outro benefício da Nuvem é a conectividade. Uma infraestrutura baseada em Cloud é essencial para o estabelecimento de redes IoT e sistemas de negócios conectados. O acesso centralizado e sob demanda a todos os sistemas, ativos e dados permite que as organizações dimensionem a infraestrutura conforme necessário e alterem ou automatizem rapidamente os fluxos de trabalho. Isso ajuda a dar suporte às prioridades de negócios e modelos operacionais em rápida mudança.

Diante de tudo isso, o tema Nuvem também foi apontado como o terceiro item considerado como muito importante pelos participantes do levantamento feito pela Asug.

Quando o assunto é sobre as tendências em Nuvem, é importante destacar algumas delas, como a melhoria da capacidade analítica em Nuvem e de gerenciamento de recursos ao utilizar IA e ML. Atualmente, a Nuvem analítica da SAP combina elementos de Business Intelligence (BI), planejamento inteligente e análise preditiva para fornecer soluções de negócios inteligentes adequadas para empresas.

Por fim, reduzir o número de servidores locais deve ser considerado como um passo evolutivo. Daí surge a necessidade de se ter mais armazenamento em Nuvem.

4) Migração

A migração é um dos processos mais complexos e, muitas vezes, doloroso para muitas empresas. Isso é fato para 47% dos executivos ouvidos pela Asug.

Por isso, é necessário contar com um ecossistema operacional consistente, que seja capaz de migrar o ambiente SAP sem interrupções. Essa consistência também é importante para harmonizar cargas de trabalho SAP e não SAP, para que as primeiras sejam executadas como uma extensão de todo o ambiente.

Uma tendência na migração é a tecnologia de conteinerização, que permite otimizar o fluxo de trabalho ao construir um espaço de usuário isolado dentro de uma mesma plataforma para executar e gerenciar aplicações. Os contêineres são processos do sistema operacional que fornecem tempos de execução necessários e suficientes para executar uma aplicação. Como não precisam de um sistema operacional completo, eles ocupam pouco espaço, têm inicialização rápida e são eficientes. Esse método permite a portabilidade de aplicações em ambientes heterogêneos.

Outra dica para manter em alta o desempenho das aplicações em uma migração é usar tecnologias de suporte que otimizem as reinicializações de banco de dados após downtimes planejados ou não.

5) Suporte

O suporte é um serviço contínuo que ajuda a empresa a identificar gargalos e propor melhorias para o melhor aproveitamento das soluções utilizadas, como aumentar sua eficiência e manter todo o ambiente de aplicações estável. No entanto, tickets sem resolução e falta de consistência dos canais de comunicação estão entre os desafios enfrentados pelos gestores. Não é à toa que o tema foi apontado como muito importante para 47% das empresas na pesquisa da Asug.

O serviço de suporte também deve contribuir com relatórios de apoio à Gestão do Contrato de forma automatizada e integrada, para minimizar a reincidência de abertura de chamados com transparência e atuação resolutiva.

Serviço
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