De acordo com uma previsão recente da International Data Corporation (IDC), a receita mundial de software de gerenciamento de campanhas de marketing (MCM) para pequenas e médias empresas (SMB) deve crescer de US$ 8,5 bilhões em 2021 para US$ 14,9 bilhões em 2026 com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de cinco anos de 11,9%.
O espaço de aplicação de marketing é uma arena grande e multifacetada que pode incluir milhares de fornecedores diferentes em dezenas de categorias. Para desenvolver uma previsão adaptada às necessidades das pequenas e médias empresas, a IDC procurou fornecedores que oferecem funcionalidade MCM (planejamento, execução e gerenciamento de campanha; gerenciamento de dados do cliente; marketing social; marketing móvel; e análise de marketing) para clientes com menos de 1 mil funcionários. Enquanto os fortes da indústria Salesforce e Microsoft têm uma forte presença em todos os segmentos, fornecedores focados em SMB como HubSpot, Mailchimp (Intuit) e Constant Contact completam os cinco principais fornecedores.
Um estudo de analista que segmenta o mercado por SMB é o primeiro do setor e se afasta dos modelos B2B/B2C tradicionais que a IDC acredita serem menos relevantes à medida que a tecnologia e as táticas convergem em todo o setor.
Ao longo dos últimos anos, o segmento de martech focado em SMBs viu um amadurecimento de ofertas com fornecedores que agora fornecem funcionalidades historicamente reservadas para clientes corporativos. Automações de tarefas infundidas com IA, recursos de colaboração e gerenciamento de projetos, integrações complexas de dados, ferramentas de gerenciamento de conteúdo ou ativos digitais e muito mais estão se tornando comuns, pois os usuários de SMB exigem plataformas cada vez mais robustas.
“Atualmente, as organizações SMB têm necessidades de marketing complexas e maduras. Para serem bem-sucedidos, os fornecedores devem fornecer plataformas poderosas de nível empresarial em formatos fáceis de implementar, integrar e otimizar”, disse Roger Beharry Lall , diretor de Pesquisa da IDC Marketing Applications para Empresas em Crescimento .
Para permanecerem competitivos no mercado SMB, os fornecedores de MCM precisarão demonstrar uma diferenciação de valor nova e significativa para seus usuários. As principais áreas de preocupação para esses usuários incluem o seguinte:
Demonstração de valor e transparência: os fornecedores devem permitir uma visão comum da realização do valor em relação aos resultados esperados do cliente, de modo que os fatores de custo e benefícios da equação de valor possam ser igualmente bem articulados e disponibilizados aos clientes.
Utilização e simplificação de dados: os fornecedores que oferecem suporte a organizações SMB precisam desenvolver ferramentas que avancem significativamente o uso de dados de clientes por meio de políticas de governança universal, conectores pré-construídos, painéis de baixo código, automações simplificadas e mecanismos de recomendação.
Privacidade como oportunidade versus restrição: os fornecedores que permitem que as marcas estabeleçam padrões mais elevados e excedam as expectativas dos clientes em relação às suas práticas de dados fornecerão uma vantagem competitiva.
Personalização Além de “Caro <Nome>” : os fornecedores de tecnologia precisam habilitar recursos de personalização mais holísticos que representem um valor mais significativo para o cliente final, ao mesmo tempo em que estão atentos à transparência nas práticas de coleta de dados.
Recursos avançados de automação: à medida que os líderes de marketing de SMB experimentam uma pressão crescente para gerar mais valor com menos recursos, os fornecedores precisam utilizar inteligência artificial, aprendizado de máquina e soluções Low-code/No-code para ajudar os clientes de SMB a automatizar tarefas simples e melhorar o desempenho da ferramenta, aproveitando os dados.
Expansão funcional em toda a pilha de tecnologia: fornecedores de MCM focados em pequenas e médias empresas precisam olhar além das funções discretas do marketing tradicional e oferecer uma plataforma multifuncional maior que ajude a reduzir a complexidade e o tamanho da pilha de tecnologia de marketing geral.
Ecossistemas integrados muitos-para-muitos: para atender aos requisitos de nicho dos profissionais de marketing de pequenas e médias empresas, os fornecedores precisam criar integrações em várias ferramentas que ofereçam suporte ao alinhamento da interface do usuário, fluxos de trabalho predefinidos, uniformidade de nomenclatura, controles de governança e assim por diante.
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