book_icon

Dedalus oferece dicas para profissionais de tecnologia em busca de oportunidades

Saiba quais são os pontos a considerar na hora de buscar por uma vaga no mercado de tecnologia

Dedalus oferece dicas para profissionais de tecnologia em busca de oportunidades

O mercado de tecnologia é um dos setores que mais se desenvolveu nos últimos anos por conta das constantes inovações e alta procura por soluções tecnológicas. De acordo com um estudo realizado pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), as empresas brasileiras de tecnologia irão demandar, até 2025, um total de 797 mil talentos. Por este motivo, a Dedalus, empresa que atua em serviços de Cloud Computing e Dados, está sempre atenta às mudanças de mercado e aos novos perfis de profissionais da área para impulsionar cada vez mais o setor.

Nunca foi tão importante os profissionais terem seu plano de desenvolvimento individual atrelado ao interesse contínuo de absorver o conhecimento técnico 

De acordo com Stella Oliveira, gerente de recursos humanos da Dedalus, “A Dedalus é uma empresa formada por um time de especialistas, e nossa maior perspectiva para 2023 é seguir formando e desenvolvendo profissionais com este perfil, investindo em capacitação em Cloud Computing e Dados.”

Abaixo, a especialista compartilha algumas dicas para os profissionais de tecnologia que buscam oportunidades no mercado de trabalho:

 Pesquisar é essencial
É primordial que os candidatos façam um mergulho na história e no negócio da empresa. Existem diversas plataformas em que é possível entender mais sobre a companhia como, por exemplo, o Glassdoor, o LinkedIn, os portais de notícias ou, até mesmo, conectando e conhecendo pessoas que fazem parte da empresa a qual está se candidatando.

“Durante a entrevista, é importante que o candidato tenha perguntas e aproveite cada contato das etapas do processo para conhecer sobre a oportunidade. Desta forma, o entrevistador entende que existe um interesse na cultura da empresa, além do que foi exibido no anúncio da vaga”, explica a gestora.

Soft skills x hard skills
As soft skills são atreladas às habilidades pessoais dos candidatos, como pensamento criativo, escrita, liderança e relacionamento interpessoal. As hard skills são voltadas para aptidões intelectuais como gerenciamento de projetos, olhar analítico e demais competências técnicas.

“Nunca foi tão importante os profissionais terem seu plano de desenvolvimento individual atrelado ao interesse contínuo de absorver o conhecimento técnico. Cursos densos e longos são essenciais para aprofundar e se especializar na carreira, mas também é importante buscar o conhecimento por meio de webinars, comunidades e trilhas pontuais”, ressalta.

Continuar aprendendo
Dentro da tecnologia existem diversas ramificações e especializações que um profissional pode obter e, por isso, é essencial ter essa vontade de aprender constantemente. “Além de cursos, existem projetos de educação como, Microsoft Conecta+ e a Escola da Nuvem, na qual a Dedalus é parceira, que apoiam na especialização daqueles que ainda estão começando, estão em fase de transição de carreira ou já tem alguma experiência no setor e buscam por novas qualificações que possam alavancar os profissionais nesta trajetória”, comenta Stella.

“Além disso, é importante frisar que as certificações são um diferencial, mas independentemente de tempo de carreira, idade e histórico profissional, o mercado de tecnologia está em constante mudança, e é possível encontrar espaço para quem quer crescer pessoal e profissionalmente”, complementa.

Uma dica adicional é para quem está busca de recolocação em 2023 “sugiro que os profissionais foquem em investir tempo nas relações construídas durante sua carreira profissional. Rever as pessoas com quem teve contato nos últimos anos e aproveitar a riqueza do relacionamento já construído para se recolocar. E obviamente, avaliar com calma o próximo passo profissional, entendo seu momento de carreira, as demandas de mercado e buscando por empresas que estejam alinhadas ao seu propósito e cultura.” finaliza Stella.

A Dedalus dispõe de um banco de talentos em sua página de carreiras na Gupy para cadastro de currículos de profissionais em busca de novas oportunidades no mercado de tecnologia.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.